Knyght
Cumulonimbus
É informação RTP porque os bombeiros estão fora do quartel, ou estão arriscando a fazer a operação sem bombeiros.
Como é possível irem buscar àgua à barragem do Roxo quando têem o mar a alguns quilómetros. Lembro-me que em 2004 os canadiers e os helicopteros vinham buscar água ao mar.
É informação RTP porque os bombeiros estão fora do quartel, ou estão arriscando a fazer a operação sem bombeiros.
O que esta a acontecer agora na Madeira, em Tavira, nas Canárias...em Valência, tem em comum que os incêndios designam-se por GIF's (Grandes incêndios Florestais). Isto, grosso modo, significa que ja adquiriram (provavelmente) "vida própria",i.é, não dependem de nenhum vector (vento, topografia, combustivel) para se propagarem. Isto que escrevo não é de certeza absoluta, pois não estou em nenhum destes incêndios.
Mas podemos afirmar que estes incêndios estão fora da capacidade de extinção e quando assim é, não ha nada a fazer...eles param com uma mudança das condições meteorológicas (para melhor claro) ou quando se lhes acaba o "alimento"...por isso também se designam por incendios "esfomeados"...
Como é possível irem buscar àgua à barragem do Roxo quando têem o mar a alguns quilómetros. Lembro-me que em 2004 os canadiers e os helicopteros vinham buscar água ao mar.
A agua do mar não ė utilizada pois contamina o solo e recursos hídricos
Ivo, sabes quais os meios existentes este ano ? Ontem em discussão privada fiquei com a ideia de que dois meios "pesados", presumo que Air Tractor, estavam a ir para a Serra do Caldeirão e foram depois desviados em cima da hora para Tomar, provavelmente devido a perigo de populações. Este ano estamos "curtos" de meios não ?
No caso da Madeira, pelo menos, parece-me que está a verificar-se um outro fenómeno bem menos natural que é o inicio de muitos incêndios em simultâneo ou quase em simultâneo. Com isto ocorre dispersão de meios o que facilita a proliferação do fogo. Por outro lado, quando as coisas melhoram num foco, aparecem mais alguns focos. É o fator criminoso.