Todos os anos é sempre a mesma coisa em Portugal. Basta sempre um calor a mais e pum!
Espanha é tão grande e maior e eu no mapa eu não vejo nenhum foco de incêndio como se vê do de Tavira.
A ignição de todos estes incêndios criminosos em Portugal vejo que infelizmente passa pela mentalidade das pessoas.
Também aqui chega a memória selectiva.......
Ainda há nem um mês atrás houve incêndios catastróficos na região de Valência, dos piores em décadas, e é só em Portugal....
(e nem saí da Península Ibérica...)
Sim, há muitos criminosos, grande parte dos incêndios são criminosos, não só propositadamente, mas provavelmente a maior parte criminosos por negligência. E mesmo só focando nos pirómanos, não é certamente um hábito português, pirómanos há em todo o mundo, e neglicência há em todo o mundo, e não vale muito a pena acreditar que isso vai mudar, que vai sair da natureza humana. Isso é um erro.
Tal como independentemente de aquecimento global ou não, o clima não vai deixar de ter picos, e alterações inter-anuais, e portanto anos e eventos meteorológicos propícios ou não a grandes fogos. Isso sim está mais que visto que é o principal factor de haver anos piores ou não, pois o factor pirómano/negligente vai sempre estar presente, tanto nos anos bons como nos maus....
O que se pode melhorar é o ordenamento do território, da floresta, dos meios de prevenção, preparação e intervenção, e isso sim, apesar de não ser especialista, penso que poderíamos estar melhor.
Mas... Os espanhóis (pelo menos na vertente mediterrânica) tiveram muitos anos desastrosos até meados de 90, especialmente o ano de 1994 que foi tipo 2003 por cá, e depois disso realmente resolveram pôr mãos ao trabalho e prevenção, e desde aí a área ardida reduziu drasticamente nessa região. Ainda assim, com todas essas melhorias, aconteceu isto este ano em Valência, portanto, porquê esta mentalidade auto-destrutiva do que é nosso não presta e só cá é que acontece isto?