Azor
Nimbostratus
Desculpe Azor, mas discordo! Espanha tem graves problemas de incendios florestais...esta agora a ter nas Canárias com ilhares de ha queimados, ontem na Catalunha arderam cerca de 250 ha num so incendio...ha uma semana mais ou menos arderam so na Comunidade Valenciana 50 000 ha em 3 incendios...se quiser recuar ate Outubro, na Galiza/Asturias, esse mês ficou conhecido como o Outubro Negro...ja em Março deste ano morreu um bombeiro florestal lá...o próprio nome Pirinéus provém (Piri) da elevada recorrência de fogo na zona...se quiser "dar um salto" à Sicilia e Centro /Sul de Itália, tem ardido centenas de ha...o fogo é um elemento bem presente (e indispensavel) no ecossistema mediterranico...
Desculpe mas só tinha conhecimento até agora de fogos florestais nas Canárias, mas não na Espanha Continental. Seja como for o problema dos fogos em Portugal e Espanha passa sempre por uma questão de mentalidades aliada a altas temperaturas e baixa humidade no Verão nestes mesmos países, condições perfeitas para os pirómanos levarem a cabo as suas loucas intenções.
Mas o que me choca mesmo é ver hectares e hectares de mato ardidos sem piedade, e com ele a fauna e a flora. Sem falar na poluição que cada incêndio emana para a atmosfera. Nem quero imaginar se isto um dia acontecesse aqui nos Açores, coisa que seria quase impossível de acontecer diga-se de passagem, visto a nossa humidade, a temperatura amena, a existência de clareiras e os muros de pedra que dividem os cerrados nos Açores serem as razões que tornam raros ou mesmo nulos os fogos florestais no arquipélago açoriano, em contraponto com o restante território português.
Enquanto Portugal continental e a Madeira continuam a arder, os criminosos ainda andam à solta. Faça-se justiça!