Bom...antes de "iniciar" o meu comentário quero referir ao boneli que nada tenho contra a corporação Bombeiros em geral, absolutamente nada, no entanto não vou deixar de emitir a minha opinião mesmo que seja contra essa RESPEITADA "insttituição"! Bem sei que é mais popular "cascar" em politicos, ou nos malandros da ANPC que não tem os kamov ao dispôr...mas vou ser coerente com aquilo que penso!
No entanto ao boneli, bem como a todos os que se sentem ofendidos com a minha opinião, entendam que ela nada tem de pessoal ou de tentatr denegrir seja quem for!
Agora quanto ao que interessa...os 3 grandes incêndios (GIF's) deste ano (Sever do Vouga, Ponte de Lima e ontem Caminha) vem MAIS UMA VEZ desmontar mitos criados a volta dos incêndios florestais:
- o primeiro (e parece me bastante consensual aqui no forum), é que num país como o nosso (com a posição geográfica entenda-se, e consequentemente com o clima (ou climas) caracteristicos, e com a dispersão e hábitos da população(não só rural)), o dispositivo de combate a incêndios florestais PROFISSIONAL deve estar disponivel todo o ano (sendo o seu estado de prontidão ativado de acorco com o fwi e o numero de ocorrências);
- o segundo (ja não tanto consencual) é que o sistema NÃO colapsa apenas quando ha muitos incêndios, não, de todo! Estes 3 GIF's ocorreram em separado, com pouquissimas ocorrencias nos respetivos dias e mesmo assim o sistema não respondeu!
- o terceiro (ainda menos consensual) é que quem combate incêndios florestais em Portugal tem MUITO a aprender. Não chega tem canadairs, kamovs ou veiculos topo de gama quando não se sabe onde e como aplica-los;
- o quarto (ontem mais uma vez ficou provado), é que 98% dos incendios tem causa humana, mas NÃO NECESSARIAMENTE a causa é o incendiarismo!
- o quinto(ontem mais uma vez ficou provado), é que não é por falta de deteção precoce dos incêndios que eles tomam grandes proporções...drones para quê??? acham mesmo que ontem demorou a detetarem o incêndio??? vejam a fita de tempo no site da ANPC;
Continuando...fico perplexo ao ler as declarações que o Sr. Pres. da Liga dos Bombeiros fez no fim de semana (desculpa 1337, mas estou em
total desacordo contigo quando concordas com elas).
Em 2013 a "desculpa" era haver muitas ocorrencias simultaneas, quando ardeu este ano em Sever do Vouga a desculpa era as constantes mudanças de vento (é pá, voçês sabem muito bem que com vento de Este moderado/forte (velocidade média de 20 km/h) não ha ventos locais, os tais que são erraticos)...agora a desculpa é não haver kamovs...tretas tretas e mais tretas!
O kamov é um helicoptero de dupla helice, que faz movimentações fortes de correntes de ar. Quando se coloca um meio aereo deste genero a descarregar em zonas de relevos encaixados, das duas uma, ou descarrega muito alto e a efetividade no combate é pouca, ou baixa bastante e provoca um incremento da intensidade do fogo!
No incendio da semana passada em Caminha, foram mobilizadas rapidamente 3 GRIFS (cada tem cerca de 30 bombeiros) e 1 GRUATA (tambem com 30 bombeiros, mas esta foi de Castelo Branco)...ondem idem (apesar dete GRUATA e das GRIFS ainda estarem no Alto Minho logo a mobilização foi mais rápida)...o PROBLEMA é que depois de chegarem ao incêndio são tomadas decisões erradas, pois não basta chegarem lá e começarem a deitar agua com as mangueiras! É preciso saber onde e de que forma o combate é eficiente para no seu todo ser eficaz!
Daí achar que estas declarações são de alguem que é populista, não percebe patavina de comportamento do fogo e apenas pretende ter a opiniã publica do seu lado para PERMANENTEMENTE desculpabilizar as
falhas e incompetencias de muitos que lá andam apenas para sntir poder nos galões que carregam ao peito!
Fora isso nada tenho contra ninguem!