Seguimento Incêndios - 2015

Qual é a direcção do vento? Esse fumo é local ou provém do incêndio de Tomar? Há uma foco iniciado há uma hora em Veiros, a nordeste.

Não sei qual a origem inicial do fumo. Neste momento muito fumo na atmosfera, nomeadamente na área envolvente à cidade pelo lado norte. Parece que o fumo se tende a adensar, tornando o ar pouco respirável...

P7070253.JPG


P7070255.JPG


P7070263.JPG


P7070266.JPG


P7070268.JPG
 
Última edição:
Neste momento muito fumo na atmosfera, nomeadamente na área envolvente à cidade pelo lado norte. Parece que o fumo se tende a adensar, tornando o ar pouco respirável...

Penso que é mesmo do incêndio de Tomar/Constância, as imagens de satélite mostraram a nuvem a alastrar precisamente na direcção do Alto Alentejo, e Estremoz em particular.
 
Desde as 20:20 que não aparecem ecos de radar do fumo na zona de Constância.

Apesar disso e comparando com a imagem de satélite às 20:30, a emissão de fumo continua muito activa, penso que as nuvens de fumo estão muito baixas, como já se viu nas fotos.
O radar detecta melhor o fumo quando este se eleva o suficiente, não quando é espalhado junto à superfície pelo vento intenso.

fl4yelV.jpg


Ponto da situação meia hora atrás:

9vwvI5s.gif
 
Consegues mais ou menos dizer onde foram captadas e a que horas?

É notória a força do vento a levar o fumo. Ainda não há informações sobre qual terá sido a origem?
A primeira foto aparenta ser da saída de Montalvo na A23, quanto às outras não reconheço:huh:
Esta zona realmente é propicia a incêndios. Já no passado, quando era mais novo, me recordo de haverem ali alguns de grandes proporções.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Fica-se sem saber se o incêndio de Tomar/Constância já está dominado, em princípio sim, pois já não consta nas ocorrências significativas.

O último relatório de ontem mantinha a mesma situação dos anteriores:

mNpVHVQ.gif
 
No incêndio de Tomar ainda estão helicópteros a proceder a descargas, penso que para efeitos de rescaldo.
Este incêndio começou num dos piores lugares para se propagar, no vale do rio Nabão e perto da localidade de Portela. Com o vento intenso começou um percurso de destruição não só da floresta como ainda de muitos bens das pessoas das localidades atingidas. Tem havido um incêndio com estas características a cada 10 anos que segue quase sempre o mesmo percurso e só para mesmo quando não tem mais nada para arder, junto ao rio Tejo. Foi também o que aconteceu ontem.
Deixo abaixo algumas imagens da violência das chamas e de como estiveram casas em perigo.
7BFaBUx.jpg

xI9YoaG.jpg

RaNi0oE.jpg

DEPbOp0.jpg

VGEORMP.jpg

HEgsTUW.jpg

TeDfQai.jpg

VqW9sjG.jpg

boWj60c.jpg

BduZir6.jpg

8rICpdA.jpg

gZHz9P7.jpg

frlWiT2.jpg

CxK2ED3.jpg

gLJDh0J.jpg

7afu80r.jpg

dYbedws.jpg

QrYMUI8.jpg

zV7Nq0D.jpg

Para quem não sabe o que é ter o fogo à porta deixo também um video de ontem:

7BFaBUx.jpg
 
O Incêndio de Tomar é provavel que va voltar a dar problemas hoje ... Ainda existem muitos pontos quentes, HESA01 anda a fazer descargas nos pontos quentes, mas já se está a tornar insuficiente ... O dia hoje promete mais um dia de calor na zona..
 
Videos do incêndio de Tomar