Ah! Quando coloquei belas imagens foi propositadamente entre " ", ja para não ferir susceptibilidades!
Mas repara: ha quem (mesmo aqui neste forum) delire com trovoadas, tornados, vulcões...o fogo é tão só apenas mais uma das demonstrações de força da Natureza...eu não "vejo" beleza nenhuma numa trovoada por exemplo! ha até pessoas que morrem com raios...mas muitos não deixam de adorar certo?!
Acho que ja me "justifiquei"
O ano passado houve um no Marão!
Essa zona de Tomar, Chamusca, Constancia foi em 2005 "varrida" por raios que provocaram incendios florestais de dimensões MUITO significativas!
(...) a maioria dos fogos teem origem humana e intencional, criminosa, ou provocados por pirómanos malucos, que simplesmente gostam de ver arder,ou porque há interesses obscuros para que a floresta arda...para mim isto é crime organizado, tantos fogos ao mesmo tempo, em vários locais, durante a noite,parece algo combinado.....claro que também existe a negligência, distração, uma queimada que foge ao controlo, um cigarro atirado etc...e por último causas naturais...
(...) o fogo é tão só apenas mais uma das demonstrações de força da Natureza...
Ainda hoje de manha vi um cidadão de Tomar que partilhou no facebook umas fotos em cafuz, Tomar, na localidade do incendio de ontem, onde se via mais uma plantação desordenada de eucaliptos, e até mesmo praticamente dentro de um ribeiro e junto a uns acesso, que provavelmente depois com o crescimento torna dificil o acesso aos veículos de combate. (...)
Ah! Quando coloquei belas imagens foi propositadamente entre " ", ja para não ferir susceptibilidades!
Mas repara: ha quem (mesmo aqui neste forum) delire com trovoadas, tornados, vulcões...o fogo é tão só apenas mais uma das demonstrações de força da Natureza...eu não "vejo" beleza nenhuma numa trovoada por exemplo! ha até pessoas que morrem com raios...mas muitos não deixam de adorar certo?!
Acho que ja me "justifiquei"
Sem dúvida uma questão a merecer discussão urgente. Penso que seria interessante e útil termos uma opinião profissional ou talvez acesso a estudos de psicologia sobre pirómanos para perceber se a difusão de imagens sobre incêndios pode incentivar as acções de fogo posto. Por um lado há essa questão, mas por outro há o carácter informativo, instrutivo e fomentador das consciências para o problema dos fogos e da sua prevenção e combate. Para mim as imagens permitem-me conhecer e compreender melhor para prevenir e estudar a relação da evolução dos fogos com o ordenamento da paisagem e com a meteorologia; para todas as mentes bem intencionadas acho que as imagens pelo horror que representam, podem actuar como um forte catalisador da iniciativa pessoal para as acções de prevenção, para uma atitude constante de vigilância, para uma intervenção imediata com alerta das actuações suspeitas ou perigosas que testemunhem, para um espírito crítico sobre o ordenamento do território e defesa da paisagem natural.
A ausência de imagens pode alhear as boas consciências, que acreditamos serem a esmagadora maioria, especialmente das populações urbanas que sentem o problema dos fogos com algo lá longe que não lhes diz respeito. Ao verem as terríveis imagens de qualquer incêndio, mais do que um simples texto ou notícia escrita vulgarizada, ao compreenderem a destruição de vida que significam, a perda de riqueza, a desgraça de populações, isso mobiliza-as a tornarem-se activas para a prevenção e a contribuirem pelo menos com a sua opinião e força cívica para políticas que minimizem esta catástrofe.
São fotos circunstanciais, são relatos, não vejo problema nelas.
Às vezes quando vejo grandes fotos de incêndios já meio artísticas, também torço o olho, mas é um bocado irrelevante, quando há incêndios as próprias TV's abrem os telejornais com directos que acho muito piores, e os próprios jornais enchem-se de fotografias tipo espectáculo. A coisa dá para os dois lados, uma fotografia impactante ajuda as pessoas a perceber a gravidade de uma situação.
Pelas fotos se percebe a violência do incêndio, e se percebe que milagrosamente as perdas de bens foram poucas. Porque com esta violência de chamas..... não perdoa! Facilitas.... estás feito!
Por isso a "beleza" das fotos, dá para verificar a violência desta tempestade, que provavelmente, e felizmente, muitos não percebem!
(...) Pois muitas vezes, criticam a passividade dos Bombeiros e fazem outro tipo de criticas de "borla", sem nunca terem apanhado chamas pela frente! Pelas fotos se percebe a violência do incêndio, e se percebe que milagrosamente as perdas de bens foram poucas. Porque com esta violência de chamas..... não perdoa! Facilitas.... estás feito! (...)
este video é impressionante em Espanha