Seguimento Incêndios - 2015

Primeira estimativa da área ardida do incendio de Tomar (ontem) é de 1665ha
 
Ah! Quando coloquei belas imagens foi propositadamente entre " ", ja para não ferir susceptibilidades!
Mas repara: ha quem (mesmo aqui neste forum) delire com trovoadas, tornados, vulcões...o fogo é tão só apenas mais uma das demonstrações de força da Natureza...eu não "vejo" beleza nenhuma numa trovoada por exemplo! ha até pessoas que morrem com raios...mas muitos não deixam de adorar certo?!
Acho que ja me "justifiquei":thumbsup:

:thumbsup:O ano passado houve um no Marão!
Essa zona de Tomar, Chamusca, Constancia foi em 2005 "varrida" por raios que provocaram incendios florestais de dimensões MUITO significativas!

Estes fogos não são "demonstrações de força da Natureza", são sim uma demonstração de estupidez humana, individual, colectiva, social, civilizacional. Se fosse uma força da Natureza então Portugal tinha ficado desflorestado desde sempre, antes mesmo da ocupação humana do território. É ridículo comparar a catástrofe dos fogos provocados pelas actividades e erros humanos com os que são provocados por descargas eléctricas naturais, a proporção anual entre o número de ocorrências fala por si:

c1cWbq4.jpg


Fonte: http://www.prociv.pt/RISCOSVULNERABILIDADES/RISCOSNATURAIS/INCENDIOSFLORESTAIS/Pages/Causas.aspx

E isto quanto a ocorrências, porque depois o resultado em área ardida é consequência do desordenamento do território e da introdução de espécies que potenciam o fogo paralelamente com o abate das mais resistentes ao fogo.
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo e Gerofil
Estas enganado!
Uma coisa te digo e podes guarda la para recordares no futuro: quanto menos fogo houver maiores incendios teremos!
Pensa nisso...

P.s: O fogo florestal, independentemente da causa, é SEMPRE uma manifestação da natureza!
O desordenamento que tão bem falas tambem trouxe MAIS acessos, MAIS meios, MAIS oportunidades de combate...lembra te disto tambem!
 
(...) a maioria dos fogos teem origem humana e intencional, criminosa, ou provocados por pirómanos malucos, que simplesmente gostam de ver arder,ou porque há interesses obscuros para que a floresta arda...para mim isto é crime organizado, tantos fogos ao mesmo tempo, em vários locais, durante a noite,parece algo combinado.....claro que também existe a negligência, distração, uma queimada que foge ao controlo, um cigarro atirado etc...e por último causas naturais...

E acrescento tantos interesses juntos para que haja fogos... Uma indústria montada para distribuir empregos e dinheiro.

(...) o fogo é tão só apenas mais uma das demonstrações de força da Natureza...

Não haja dúvidas. Mas usá-lo para destruir a própria natureza revela a estupidez humana.
 
Última edição:
Ainda hoje de manha vi um cidadão de Tomar que partilhou no facebook umas fotos em cafuz, Tomar, na localidade do incendio de ontem, onde se via mais uma plantação desordenada de eucaliptos, e até mesmo praticamente dentro de um ribeiro e junto a uns acesso, que provavelmente depois com o crescimento torna dificil o acesso aos veículos de combate. Parece que as pessoas nao aprendem, só vem lucro á frente dos olhos, isto depois do ultimo incendio, creio á uns 10 anos atrás.
Já nao me lembro do link, se nao colocava aqui para verem.
 
Ainda hoje de manha vi um cidadão de Tomar que partilhou no facebook umas fotos em cafuz, Tomar, na localidade do incendio de ontem, onde se via mais uma plantação desordenada de eucaliptos, e até mesmo praticamente dentro de um ribeiro e junto a uns acesso, que provavelmente depois com o crescimento torna dificil o acesso aos veículos de combate. (...)

Nem mais :thumbsup:

Se os bombeiros se limitassem apenas a proteger os bens públicos... Se os privados fossem obrigados a pagar os serviços prestados pelos bombeiros...

Acho que existe um outro tópico que estará algures no Fórum onde se discutia estes assuntos. Não encontro o link...
 
Incêndio em camião na A23 alastra para a área militar da Base Aérea de Tancos
Um camião incendiou-se quando circulava ao início da tarde desta quarta-feira, 8 de Julho, na A23, tendo-se alastrado a uma área de mato, com projecções para a zona da área militar da Base Aérea de Tancos, concelho de Vila Nova da Barquinha.
Os operacionais no terreno deram prioridade à defesa do perímetro militar e não existem casas naquela zona.
A circulação rodoviária na A23 foi condicionada, mas não interrompida.
http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=83332&idSeccao=479&Action=noticia#.VZ1gBF9Vikp
 
Ah! Quando coloquei belas imagens foi propositadamente entre " ", ja para não ferir susceptibilidades!
Mas repara: ha quem (mesmo aqui neste forum) delire com trovoadas, tornados, vulcões...o fogo é tão só apenas mais uma das demonstrações de força da Natureza...eu não "vejo" beleza nenhuma numa trovoada por exemplo! ha até pessoas que morrem com raios...mas muitos não deixam de adorar certo?!
Acho que ja me "justifiquei":thumbsup:

Concordo contigo! Pois muitas vezes, criticam a passividade dos Bombeiros e fazem outro tipo de criticas de "borla", sem nunca terem apanhado chamas pela frente! Pelas fotos se percebe a violência do incêndio, e se percebe que milagrosamente as perdas de bens foram poucas. Porque com esta violência de chamas..... não perdoa! Facilitas.... estás feito!
Por isso a "beleza" das fotos, dá para verificar a violência desta tempestade, que provavelmente, e felizmente, muitos não percebem!
 
Já demonstrei muitas vezes a discordância em certas questões abordada AJB....mas concordo plenamente quando diz que o fogo deve ser visto como um "amigo" dos incêndios.

E não me estou a referir a contrafogos.

Supostamente se nossa floresta não estivesse tão alterada deveria ter características mais mediterrânicas e estaria melhor preparada para enfrentar os incêndios.

Os fogos controlados deviam ser mais aplicados, estudados e tenho a plena convicção que só teríamos benefícios se a utilizássemos mais vezes, por pessoas competentes e com conhecimento do que estão a fazer.

Como não acontece, volta e meia rebenta uma ameixa como a de Tomar em que as condições para um grande incêndio estão todas reunidas.
 
Ocorreu outro pequeno incêndio aqui nas proximidades que rapidamente foi circunscrito(+-1 hora). É de assinalar a rápida acção dos bombeiros ultimamente que têm posto fim a estes focos num ápice. Já é o segundo em menos de uma semana aqui na zona.
 
Sem dúvida uma questão a merecer discussão urgente. Penso que seria interessante e útil termos uma opinião profissional ou talvez acesso a estudos de psicologia sobre pirómanos para perceber se a difusão de imagens sobre incêndios pode incentivar as acções de fogo posto. Por um lado há essa questão, mas por outro há o carácter informativo, instrutivo e fomentador das consciências para o problema dos fogos e da sua prevenção e combate. Para mim as imagens permitem-me conhecer e compreender melhor para prevenir e estudar a relação da evolução dos fogos com o ordenamento da paisagem e com a meteorologia; para todas as mentes bem intencionadas acho que as imagens pelo horror que representam, podem actuar como um forte catalisador da iniciativa pessoal para as acções de prevenção, para uma atitude constante de vigilância, para uma intervenção imediata com alerta das actuações suspeitas ou perigosas que testemunhem, para um espírito crítico sobre o ordenamento do território e defesa da paisagem natural.

A ausência de imagens pode alhear as boas consciências, que acreditamos serem a esmagadora maioria, especialmente das populações urbanas que sentem o problema dos fogos com algo lá longe que não lhes diz respeito. Ao verem as terríveis imagens de qualquer incêndio, mais do que um simples texto ou notícia escrita vulgarizada, ao compreenderem a destruição de vida que significam, a perda de riqueza, a desgraça de populações, isso mobiliza-as a tornarem-se activas para a prevenção e a contribuirem pelo menos com a sua opinião e força cívica para políticas que minimizem esta catástrofe.

São fotos circunstanciais, são relatos, não vejo problema nelas.

Às vezes quando vejo grandes fotos de incêndios já meio artísticas, também torço o olho, mas é um bocado irrelevante, quando há incêndios as próprias TV's abrem os telejornais com directos que acho muito piores, e os próprios jornais enchem-se de fotografias tipo espectáculo. A coisa dá para os dois lados, uma fotografia impactante ajuda as pessoas a perceber a gravidade de uma situação.

Pelas fotos se percebe a violência do incêndio, e se percebe que milagrosamente as perdas de bens foram poucas. Porque com esta violência de chamas..... não perdoa! Facilitas.... estás feito!
Por isso a "beleza" das fotos, dá para verificar a violência desta tempestade, que provavelmente, e felizmente, muitos não percebem!

Cito acima uma mensagem minha inserida há dias no tópico Problemas no Fórum, a respeito da inserção de imagens de incêndios no fórum. E um excerto de outra mensagem do Vince com a sua opinião sobre a mesma questão, com a qual concordo inteiramente.

E ainda a última mensagem de FJC com a qual concordo no que respeita à função que as fotos devem desempenhar. Continuo a discordar da utilização do termo "beleza" e "belas" a respeito das imagens, mesmo com aspas o sentido é dúbio. As imagens são pertinentes, devem ser informativas e esclarecedoras (nem sempre o são), devem ser explicadas e localizadas (nem sempre o são), são impressionantes, são dramáticas, são trágicas, são momentos de horror fixados em imagem. Mas não são belas. Não se destinam a captar a admiração estética e é uma perversão vê-las desse modo. E é a fronteira da apreciação das imagens que está mal delineada em certas mensagens e não pode estar. Há o carácter técnico e circunstancial da obtenção da imagem mas que não pode ser desligado do evento concreto, a imagem destas tragédias só existe para veicular informação ou mobilizar as consciências, não para granjear admiração. Os incêndios não podem ser usados para criar "belas" fotos.

Quando se inserir fotos de incêndios estas devem vir acompanhadas de uma descrição mínima, informativa, e não se focarem estritamente nas chamas desligadas de um contexto, sem o que se pode cair no exibicionismo das imagens pelas imagens, e nesse caso o efeito é perverso e o objectivo suspeito.
 
  • Gosto
Reactions: james
(...) Pois muitas vezes, criticam a passividade dos Bombeiros e fazem outro tipo de criticas de "borla", sem nunca terem apanhado chamas pela frente! Pelas fotos se percebe a violência do incêndio, e se percebe que milagrosamente as perdas de bens foram poucas. Porque com esta violência de chamas..... não perdoa! Facilitas.... estás feito! (...)

Evidentemente que eu presto aqui a minha solidariedade a todos os bombeiros portugueses. O problema associado às minhas criticas destinam-se a outras pessoas: aquelas que criam as leis e aos políticos que se servem dos bombeiros como carne para canhão.
 
este video é impressionante em Espanha

Mas que loucura, então com aquela violência das chamas ainda estavam a olhar de perto e a captar imagens? E deixaram lá as viaturas? Via-se claramente que as chamas se aproximavam rapidamente, bem fizeram todos os outros que trouxeram os veículos para o terreno limpo a tempo e se afastaram convenientemente de modo a não terem sequer que ficar quase envolvidos pelo fumo. Aquilo parece que quase formou um remoinho de fogo. Não consigo entender esta cena, parece tudo desorganizado, cada um foge por si, há aqui alguma acção concertada e dirigida?