Informação importante esta, o que eu disse numa mensagem anterior não se aplica portanto a esta situação. Foi realmente um tremendo azar ocorrer acidente simultâneamente com o incêndio de Verdelhos e o reacendimento de Unhais.
A situação era esta às 20:45
No radar às 20:55 a situação do combate aos três incêndios parecia favorável em relação ao de Unhais, cuja nuvem já estava praticamente dissipada, a julgar pelo eco, bem como o da Guarda. Mas o de verdelhos continua com intensidade inalterada:
Três horas depois e estão na mesma quanto ao estado, em curso, e praticamente com os mesmos meios, excepto os aéreos, claro.
O radar já não detecta tanto o fumo, devido à subsidência durante a noite. Ainda se vê em Verdelhos e Guarda, no entanto nada em Unhais.
As temperaturas desceram muito, estão à volta dos 20º-22ºC e a humidade ronda os 50%. Na Guarda o vento continua de Nororeste com cerca de 20 Km/h. É possivelmente fraco nos vales de Verdelhos, tendo em conta os valores registados nas estações amadoras da região e Covilhã.
off-topic: é só a minha ligação ou o servidor do Meteopt está tão lento que mal se consegue inserir uma mensagem? Estou há três horas a tentar inserir esta.