Seguimento Incêndios - 2015

Continua o incendio de unhais da serra?

Sim, o que me fez soar o alarme foi o reaparecimento do eco no radar precisamente nessa zona, cerca das 20h20 e às 20h30 já estava enorme novamente. Três incêndios simultâneos na Serra da Estrela, acaso?

nmSZMAA.jpg

KVMR13a.jpg

Última edição:
Incêndio Verdelhos 20.45. Pelo que pude apurar a frente na margem esquerda do rio esta relativamente controlada, a frente da margem direita perto do Serzedo não esta controlada.
11760315_925593604151312_1562146763067270245_n.jpg

A bola vermelha é o símbolo da detecção pelo Meteosat, geoestacionário, logo a grande altitude, a precisão de identificação e localização é menor. Os outros símbolos correspondem aos satélites de baixa altitude que passam nesta zona do globo à volta da hora da culminação do sol, normalmente entre as 12h e as 15h locais. Detectam portanto os incêndios em curso ou recentes durante a passagem.
Obrigado pelo esclarecimento. Eu apenas disse que o Incêndio em Unhais da Serra continua porque no histórico de incêndios aparece ainda "em curso"

Sim, o que me fez soar o alarme foi o reaparecimento do eco no radar precisamente nessa zona, cerca das 20h20 e às 20h30 já estava enorme novamente. Três incêndios simultâneos na Serra da Estrela, acaso?

nmSZMAA.jpg

KVMR13a.jpg

O incendio da Guarda foi camião que se incendiou junto à A25 e causou o incêndio..
11049633_989344327819370_5126881654233993110_n.jpg

No final das noícias da TVI deram destaque ao incendio da Covilha, as imagens do incendio já eram mais visiveis porque já nao havia sol, eram assustadores, era uma grande área a arder. Agora falando do incendio da Guarda, que começou com um camiao na A25, por isso nao se deve negligenciar a limpeza que delimita as auto-estradas por parte das concessionárias, é muito importante para o alastrar do fogo. E já nao é a primeira ignição com origem num camiao, este verão.

Ainda me lembro como se fosse hoje: Incêndio Ourém - 2012 2-4 Setembro
Algumas das minhas imensas fotos tiradas a partir de Fátima.

16h30 min.
YhnKH5F.jpg
2vMsoir.jpg
[/IMG]
19h30 min
2vMsoir.jpg

06:30 h
uHF7cVG.jpg

09:30 h
mc5Ag9A.jpg

10:30 h
lPvDhTY.jpg

11:30 h
9g37XI2.jpg

No dia 3, de tarde e de noite, fui a casa dos meus avós e tia, e comprovei a devastação causada pelo incêndio. Também foi a 1ª vez que combati o fogo, quando andava a fazer uma ronda à volta da casa da minha tia. De repente começou a arder e fui lá a correr, mas não consegui evitar que aumentasse de intensidade. Lembro-me de a minha tia ter ligado para a minha mãe, às 4h da manhã, em pânico e a chorar, a dizer que o fogo estava quase lá (Matas/Espite). O meu pai foi para lá nessa hora ajudar a combater o incêndio. O cenário era o mesmo que tinha acontecido há 25 anos atrás, na mesma altura e no mesmo mês! E conseguiram salvar a casa dos meus avós com recurso a uma máquina de sulfatar carregada de água. Os bombeiros só apareceram passado 2 horas...

O incendio da Guarda foi camião que se incendiou junto à A25 e causou o incêndio florestal.

Informação importante esta, o que eu disse numa mensagem anterior não se aplica portanto a esta situação. Foi realmente um tremendo azar ocorrer acidente simultâneamente com o incêndio de Verdelhos e o reacendimento de Unhais.

A situação era esta às 20:45

b723DFI.jpg

No radar às 20:55 a situação do combate aos três incêndios parecia favorável em relação ao de Unhais, cuja nuvem já estava praticamente dissipada, a julgar pelo eco, bem como o da Guarda. Mas o de verdelhos continua com intensidade inalterada:

HHIzZCM.jpg

Informação importante esta, o que eu disse numa mensagem anterior não se aplica portanto a esta situação. Foi realmente um tremendo azar ocorrer acidente simultâneamente com o incêndio de Verdelhos e o reacendimento de Unhais.

A situação era esta às 20:45

b723DFI.jpg

No radar às 20:55 a situação do combate aos três incêndios parecia favorável em relação ao de Unhais, cuja nuvem já estava praticamente dissipada, a julgar pelo eco, bem como o da Guarda. Mas o de verdelhos continua com intensidade inalterada:

HHIzZCM.jpg

Três horas depois e estão na mesma quanto ao estado, em curso, e praticamente com os mesmos meios, excepto os aéreos, claro.

O radar já não detecta tanto o fumo, devido à subsidência durante a noite. Ainda se vê em Verdelhos e Guarda, no entanto nada em Unhais.

As temperaturas desceram muito, estão à volta dos 20º-22ºC e a humidade ronda os 50%. Na Guarda o vento continua de Nororeste com cerca de 20 Km/h. É possivelmente fraco nos vales de Verdelhos, tendo em conta os valores registados nas estações amadoras da região e Covilhã.

off-topic: é só a minha ligação ou o servidor do Meteopt está tão lento que mal se consegue inserir uma mensagem? Estou há três horas a tentar inserir esta.
Repetiste essa mensagem uma 4 vezes. O servidor do Meteopt está péssimo...não percebo porquê

Na tarde de ontem estive na Costa Nova(Aveiro) e via-se muito bem a coluna de fumo do incêndio de Verdelhos muito ao longe! Ainda olhei algum tempo, pois parecia mesmo nuvens e achei estranho ver apenas aquele amontoado de nuvens muito brancas!

Sent from my GT-I8150 using Tapatalk 2

O estado continua o mesmo, mas na imagem de radar há pouco eco do fumo.

zPJOe8v.jpg

O fumo acumula-se nos níveis baixos, por isso não aparece no radar:

qD07xrK.jpg

Vento de oeste nas Penhas Douradas, 12 Km/h, de NE 5 Km/h na Covilhã e de N 10 Km/h na Guarda, humidade entre 37% e 62%. Isto às 5h. O vento traz o fumo para o lado da Covilhã.

Há células a progredir para norte desde o Alentejo e fronteira, bem podiam deixar alguma precipitação mas aparentemente é só virga.

• Gosto
Reactions: Joaopaulo