Seguimento Incêndios - 2015

Este incendio desde ontem que criou o chamado "piroambiente"...o seu ambiente de fogo! Dessa forma a meteo envolvente é insignificante! Pelas boas fotos que aqui vi, aparentemente durante a noite pode ter havido aumento da velocidade do fogo, mas parece me que a dificuldade seja aparentemente, a extensão da(s) linha(s) de fogo...de resto isto é mais do mesmo!

Este ano tem sido calmo no que a incêndios diz respeito por esta zona, e exceptuando o ano de 2012?, em que houve um enorme incêndio na zona norte do concelho), tenho a sensação que o período 2009-2015 tem sido bem mais calmo que o período 2003-2009.

Haverá algum documento com a área ardida por distrito ao longo dos anos?

Na webcam da covilha e visível que a covilha se envolve num fumo branco ,à pouca visivilidade

Só tem esse aspecto desde o momento em que começou a bater o sol na webcam, as nuvens médias e altas estão muito iluminadas.
Mesmo antes estava assim, há meia hora atrás:
NN2XIe6.jpg

Neste momento:
hBhB7Jp.jpg

Parece-me menos fumo, pode estar a regredir.

Qual iluminação pública? É o fogo e as luzes das viaturas.

ainda que esteja apagado, há um poste com um candeeiro no lado esquerdo da estrada... isso pode querer* dizer que estamos perto de uma povoação.

O Trepkos escreveu que está a chover em Évora... portanto bons sinais.

Última edição:
ainda que esteja apagado, há um poste com um candeeiro no lado esquerdo da estrada... isso pode crer dizer que estamos perto de uma povoação.

O Trepkos escreveu que está a chover em Évora... portanto bons sinais.

Sim, é uma estrada com iluminação, mas para lá da estrada é só mesmo o incêndio, não há casas pelo meio. Estava a tentar localizar no Google e pareceu-me que era mesmo em Verdelhos, mas o vale parece-me muito fechado.

Esperemos que caia algo de jeito mais para norte e chegue lá, mas duvido, pelas últimas cartas dos modelos é tudo mais perto da fronteira ou muito disperso.

O vale de Cabaninhas é mesmo perto da albufeira de Vilarinho das Furnas, menos de 4 Km. O florestamento é bastante cerrado, se não metem os meios aéreos em força pode ser outra tragédia. E há habitações na área.

Se o que se vê no radar estiver a chegar ao solo, e duvido, pelo que já vi aqui em Carcavelos quando passou, e continuar para norte, será uma ajuda, mas tem de ser uma carga d'água ou evapora-se pelo próprio calor do incêndio.

2InLAoa.jpg

não é possível operar com máquinas pesadas e construir aceiros?
Poderá ser...mas julgo que o fogo teve saltos que ultrapassariam qualquer aceiro...depois ha o declive da zona...