Seguimento Incêndios - 2015

Onde eu vejo muito fumo agora é a vir de NE já em expansão talvez resultado das inúmeras ocorrências hoje no distrito de Santarém particularmente Benavente e Salvaterra de Magos. E bem grande decerto não serei o único a vê-la!

Edit: Vendo melhor através das imagens de satélite do SAT24 dá ideia de ser fumo com origem no incêndio de Alcobertas (Rio Maior).

AndréFrade podes confirmar? é Muito fumo mesmo...

Foi do incêndio de Alcobertas mas nesta altura e vendo a animação de satélite, já não há produção de fumo tão significativa na origem.

http://www.sat24.com/zoomloop.aspx?ir=false&region=eu&lat=40&lon=-7

Tens observação visual do fumo daí? É na serra de Candeeiros?
Não, estou em Coimbra. Mas pela mobilização de meios (terrestres e aéreos, é o que depreendo). E sim, parece ser mesmo na encosta da Serra dos Candeeiros: vi no AFIS. E há 2 ocorrências nessa zona a laranja. Portanto o terreno deve ser de difícil acesso e o combate deve estar a ser difícil.

Actualização:

DzNK2OL.gif

Esta substimada. O satelite não deve ter apanhado bem por ser pinhal. Parece me claramente que a área ardida será superior, mas seguramente inferior a 700ha.
Este incêndio de Alcabideche é...bem, é fumo, muito, ok, mas potencial de área ardida insignificante!
Pois, provavelmente. Não sabia disso. Disse 1000 ha ou mais, pois em termos de duração e intensidade aparente era semelhante ao de Góis (2013) - 1260ha. E por exemplo, o ano passado, em Nisa (maior incêndio de 2014), durou apenas 12 horas e queimou 2200 ha. E este de Verdelhos também foi muito violento.

Bem, como o incêndio era mesmo aqui ao lado, e ainda para mais numa zona que gosto bastante, excelente para passear/andar de bicicleta, tive que ir lá ver o que se estava a passar com os proprios olhos.

RhJMprN.jpg

Bae4MdW.jpg

tD6sw11.jpg

khRntpp.jpg

lVKwWpb.jpg

Esta foto mostra bem como o vale é muito encaixado, os meios aereos foram preciosos....

Ew5bKlN.jpg

OznYl1X.jpg

AkMWnz5.jpg

DvV6bxt.jpg

nN9KXzb.jpg

Última edição: