AndréFrade
Cumulonimbus
Sim, é visível daqui fumo para a direção NE. Aliás já aqui chegou. Nos últimos minutos tem vindo a diminuir.AndréFrade podes confirmar? é Muito fumo mesmo...
Sim, é visível daqui fumo para a direção NE. Aliás já aqui chegou. Nos últimos minutos tem vindo a diminuir.AndréFrade podes confirmar? é Muito fumo mesmo...
Onde eu vejo muito fumo agora é a vir de NE já em expansão talvez resultado das inúmeras ocorrências hoje no distrito de Santarém particularmente Benavente e Salvaterra de Magos. E bem grande decerto não serei o único a vê-la!
Edit: Vendo melhor através das imagens de satélite do SAT24 dá ideia de ser fumo com origem no incêndio de Alcobertas (Rio Maior).
AndréFrade podes confirmar? é Muito fumo mesmo...
Está assim tão forte a nortada?
Em Rio Maior a situação parece bastante complicada.
E em pleno PNSAC pelos vistos.
Não, estou em Coimbra. Mas pela mobilização de meios (terrestres e aéreos, é o que depreendo). E sim, parece ser mesmo na encosta da Serra dos Candeeiros: vi no AFIS. E há 2 ocorrências nessa zona a laranja. Portanto o terreno deve ser de difícil acesso e o combate deve estar a ser difícil.Tens observação visual do fumo daí? É na serra de Candeeiros?
Pois, provavelmente. Não sabia disso. Disse 1000 ha ou mais, pois em termos de duração e intensidade aparente era semelhante ao de Góis (2013) - 1260ha. E por exemplo, o ano passado, em Nisa (maior incêndio de 2014), durou apenas 12 horas e queimou 2200 ha. E este de Verdelhos também foi muito violento.Esta substimada. O satelite não deve ter apanhado bem por ser pinhal. Parece me claramente que a área ardida será superior, mas seguramente inferior a 700ha.
Este incêndio de Alcabideche é...bem, é fumo, muito, ok, mas potencial de área ardida insignificante!