Eu até me passo com certos comentários feitos aqui por certos "experts" em combate a incêndios florestais e "supostos" entendidos em gestão de meios!
Só o distrito de Lisboa tem 56 Corpos de Bombeiros e cada Corpo de Bombeiros tem por normal 1 ECIN (Equipa de combate a incêndios) integradas no DECIF 2015 e até há Corpos de Bombeiros que tem mais do que 1 equipa...
Ora bem, essas equipas já estão orçamentadas em decreto lei e os custos são pouco ou nada flutuantes...
Nem todos os bombeiros que estiveram ontem em combate, faziam parte deste ECIN's pelo que nem todos os ECINS do Distrito de Lisboa foram mobilizados, tendo por exemplo ficado muitos meios na zona de Mafra para nao desproteger aquela zona.
Os meios aéreos foram accionados após os 90 minutos, tal como está contemplado na DON do DECIF 2015, ou seja foram accionados para Ataque Ampliado, que é a fase a que passa o incêndio após os 90 minutos iniciais, ou antes disso caso as operações analisem que o incêndio irá prolongar-se para lá dos 90 minutos.
A zona que é consegue por cerca de 200 homens no combate em pouco mais de 1h30, mas isto é igual em qualquer ponto do Distrito de Lisboa, tudo depende da zona, se tiver mais ou menos habitações pelo meio, mais ou menos acessos e por ai fora..
Para os que criticam que foram muitos homens, eu gostava de ver quando for perto das vossas habitações, quero ver-vos queixar que não tem bombeiros suficientes ou que faltam bombeiros e deixam tudo arder....
Em relação a mobilização de meios para o interior nos dias mais críticos, vê-se mesmo que uma vez mais, falam do que não sabem... Nos últimos alertas amarelos aqui ha 2 semanas, foram mobilizados diversos GRUATAS e GRIF's para zonas criticas do Pais..
O GRUATA01 (Grupo de Ataque ampliado) de Lisboa, foi pré-posicionado em Silves durante 3 dias no caso de ocorrer algum incêndio naquela zona.
Em Castelo Branco foi pré posicionado o GRUATA da FEB, para actuar na zona centro/norte
E também houve outros GRIF's e GRUATAS que foram mobilizados para outras Bases de Apoio Logístico, para serem mobilizados em caso de necessidade e o seu tempo de chegada fosse reduzido!
Resumindo, se há coisa que os Bombeiros não fazem é Show-off ao contrario de alguns foristas aqui do forum com os seus comentários, pois os bombeiros arriscam a sua vida para proteger as suas habitações e os seus pertences..
Já agora eu pergunto.. Vocês fazem a vossa parte? Limpam o mato à volta das habitações, como é obrigatório por lei? Ou são daqueles que vão chorar pelos bombeiros quando o incêndio está à vossa porta como aconteceu ontem?!