Seguimento Incêndios - 2015

temos 9 mil bombeiros "urbanos" e uns 150 "florestais".

Não admira que a proteção civil custe 80 milhões por ano, 90% em aviões de aluguer.

• Gosto
Reactions: FJC
Espectaculo,tantas certezas.... queres falar das condições atmosféricas presentes no local? e do relevo da zona?

Não vale a pena de todo perder tempo com comentários como o desse senhor que não percebe nada de bombeiros, gestão de meios ou combate a incêndios!!!! Não conhece a orografia do terreno, nem conhece as condições atmosféricas ontem no local e se calhar também não reparou, que estamos a falar do Parque NATURAL Sintra-Cascais que é zona protegida!!!

• Gosto
Reactions: jonas_87
Para os que criticam que foram muitos homens, eu gostava de ver quando for perto das vossas habitações, quero ver-vos queixar que não tem bombeiros suficientes ou que faltam bombeiros e deixam tudo arder....

já ardeu 2 vezes: 1989 e 1993. E também é numa zona protegida. Aliás, ardeu até ao mar.

Espectaculo,tantas certezas.... queres falar das condições atmosféricas presentes no local? e do relevo da zona?
Vê o facebook do Laboratorio de Fogos Florestais da UTAD e terás a resposta à meteo. Vento sim, mas a tirar potencial ao incêndio (a serra estava na cauda do incêndio, não a frente). Quanto à %hr vale a pena referir?! 60%?
Quanto a meteo acho que não podia estar melhor para ajudar a combater. Tiravas o vento e o fogo não progredia.

Por a serra estar na cauda é que o vento dificultou o combate, pois propagou o incendio e fez o mesmo dividir-se em varias frentes.. Quando se quer dar a entender que se percebe da materia, mas depois não se conhece a zona, é natural que se diga estas bacoradas!

• Gosto
Reactions: jonas_87
Os canadairs descarregaram agua para salvar alguma habitação?
Os canadairs descarregaram agua para salvar algum patrimonio historico ou natural?

Para os mais desatentos, há que relembrar que o incêndio foi no Parque Natural de Sintra Cascais.
Quanto às casas, eu vejo ali umas quantas:
-> Fotografia ontem do jonas_87.

Com a nortada que estava, sem aqueles meios aéreos, o que seriam daquelas (e de outras habitações)?

Bae4MdW.jpg

• Gosto
Reactions: MSantos
Eu até me passo com certos comentários feitos aqui por certos "experts" em combate a incêndios florestais e "supostos" entendidos em gestão de meios!

Só o distrito de Lisboa tem 56 Corpos de Bombeiros e cada Corpo de Bombeiros tem por normal 1 ECIN (Equipa de combate a incêndios) integradas no DECIF 2015 e até há Corpos de Bombeiros que tem mais do que 1 equipa...

Ora bem, essas equipas já estão orçamentadas em decreto lei e os custos são pouco ou nada flutuantes...
As equipas sim, mas os "azares" que acontecem aos veiculos não...quantos não sao os veiculos que são compostos "a custa" do DECIF! E se estas por dentro disto sabes MUITO bem que o DECIF tem um valor orçamentado, mas o real, aquele que nunca se fala no final do ano, ultrapassa o inicial em alguns milhoes em despesas extraordinárias!

Nem todos os bombeiros que estiveram ontem em combate, faziam parte deste ECIN's pelo que nem todos os ECINS do Distrito de Lisboa foram mobilizados, tendo por exemplo ficado muitos meios na zona de Mafra para nao desproteger aquela zona.
Ja que falas e bem de não desproteger zonas, achas que justificou o desvio de 2 canadairs do interior e 2 fireboss quando havia ocorrencias na zona e potencial para mais??? Pensa nisso!

Os meios aéreos foram accionados após os 90 minutos, tal como está contemplado na DON do DECIF 2015, ou seja foram accionados para Ataque Ampliado, que é a fase a que passa o incêndio após os 90 minutos iniciais, ou antes disso caso as operações analisem que o incêndio irá prolongar-se para lá dos 90 minutos.

A zona que é consegue por cerca de 200 homens no combate em pouco mais de 1h30, mas isto é igual em qualquer ponto do Distrito de Lisboa, tudo depende da zona, se tiver mais ou menos habitações pelo meio, mais ou menos acessos e por ai fora..

Para os que criticam que foram muitos homens, eu gostava de ver quando for perto das vossas habitações, quero ver-vos queixar que não tem bombeiros suficientes ou que faltam bombeiros e deixam tudo arder....

Olha, no meu caso, que critiquei e justifiquei a critica, reforço tudo o que disse, tenho a casa dos familiares protegidas! Quanto a precisar dos bombeiros ou não, ora vamos la ver: achas que os quarteis, os veiculos novos, os equipamentos, a alimentação...isso tudo é pago por quem? Por impostos que nos cobram e pelo QREN que verteu para aí MUITO dinheiro...ora então queres que chame por quem se houver um incêndio? pelos sapadores florestais que nem dinheiro tem para gasóleo??? Por favor, antes de acharem que eles são uns coitadinhos pensem nas regalias...enfim!

Em relação a mobilização de meios para o interior nos dias mais críticos, vê-se mesmo que uma vez mais, falam do que não sabem... Nos últimos alertas amarelos aqui ha 2 semanas, foram mobilizados diversos GRUATAS e GRIF's para zonas criticas do Pais..

Pois foram mas sabes como são constituidos os GRUATAS? E sabes as verbas que a associação humanitaria de bombeiros recebe? tenta te informar!

O GRUATA01 (Grupo de Ataque ampliado) de Lisboa, foi pré-posicionado em Silves durante 3 dias no caso de ocorrer algum incêndio naquela zona.

Em Castelo Branco foi pré posicionado o GRUATA da FEB, para actuar na zona centro/norte

O GRUATA da FEB ja esta em Castelo Branco por natureza, é a base dele!

E também houve outros GRIF's e GRUATAS que foram mobilizados para outras Bases de Apoio Logístico, para serem mobilizados em caso de necessidade e o seu tempo de chegada fosse reduzido!

Resumindo, se há coisa que os Bombeiros não fazem é Show-off ao contrario de alguns foristas aqui do forum com os seus comentários, pois os bombeiros arriscam a sua vida para proteger as suas habitações e os seus pertences..

Ai não fazem show off? Então e aquelas imagens ontem em direto do incendio de Alcabideche em que estavam 3 ou 4 bombeiros a frente da camara de filmar a deitar água de uma dorsal (20 litros salvo erro) para meia duzia de paus queimados e ja totalmente consumidos pelo fogo?? Era rescaldo? Se sim deveriam saber que não se faz rescaldo com uma dorsal naquele tipo de combustiveis, se não era show off!
E com o epi limpinho...

Já agora eu pergunto.. Vocês fazem a vossa parte? Limpam o mato à volta das habitações, como é obrigatório por lei? Ou são daqueles que vão chorar pelos bombeiros quando o incêndio está à vossa porta como aconteceu ontem?!

Sim sim, limpo o meu e o de muitos outros, não estou a espera de notigficações da camara ou GNR!
Mas não vale a pena "discussão" por causa disto, tenho a minha opinião e voçês a vossa. Se me convencerem que estou errado admitirei SEM PROBLEMa...mas até lá...

A minha resposta esta na tua mensagem...não sei se vos aparece...tem que expandir a tua mensagem acima.

Última edição:
Por a serra estar na cauda é que o vento dificultou o combate, pois propagou o incendio e fez o mesmo dividir-se em varias frentes.. Quando se quer dar a entender que se percebe da materia, mas depois não se conhece a zona, é natural que se diga estas bacoradas!
Então com a serra, onde esta o potencial florestal, na cauda do incêndio houve MAIOR dificuldade na extinção??? Por favor...

Para os mais desatentos, há que relembrar que o incêndio foi no Parque Natural de Sintra Cascais.
Quanto às casas, eu vejo ali umas quantas:
-> Fotografia ontem do jonas_87.

Com a nortada que estava, sem aqueles meios aéreos, o que seriam daquelas (e de outras habitações)?

Bae4MdW.jpg
Pergunto: ha quantos anos não ardem casas em Portugal?
Acham facil arder uma casa com o tipo de materiais de construção usados em Portugal?

Pergunto: ha quantos anos não ardem casas em Portugal?
Acham facil arder uma casa com o tipo de materiais de construção usados em Portugal?

Anos? Ainda há dias arderam duas casas de habitação no incêndio de Verdelhos (Covilhã).

Anos? Ainda há dias arderam duas casas de habitação no incêndio de Verdelhos (Covilhã).
Habitações não arderam, arderam sim uns barracos de apoio agricola com materiais de construção completamente diferentes (traves de madeira) e com silvas ate ao telhado!
Mas habitações ha quantos anos? desde 2005 não?

Bem, boa noticia, finalmente a ANPC ouviu os apelos!
Decretou Alerta Amarelo apenas em alguns Distritos...finalmente!
Mais vale tarde que nunca:thumbsup: