Sim, mas os canadair tem um raio de cobertura nacional por isso é natural que assim seja!Só uma questão: os Canadair estavam com base em Seia e vieram exclusivamente para Cascais para combater o incêndio?
Sim, mas os canadair tem um raio de cobertura nacional por isso é natural que assim seja!Só uma questão: os Canadair estavam com base em Seia e vieram exclusivamente para Cascais para combater o incêndio?
Ha o SGIF, mas é reservado...depois tens os relatorios quinzenais do ICNF!Peço desculpa por interromper este debate/conversa que aqui se desenrola, mas alguém sabe de outro site sem ser este http://forest.jrc.ec.europa.eu/effis/applications/current-situation/ onde se possa ver a estimativa da área ardida de incêndios florestais em Portugal? Ainda sou muito novo nestas andanças...
Ok, então naquele momento o incêndio do PNSC seria o mais grave a nivel Nacional que justificasse a entrada dos Canadair?Sim, mas os canadair tem um raio de cobertura nacional por isso é natural que assim seja!
Depende do que considerares mais grave...Ok, então naquele momento o incêndio do PNSC seria o mais grave a nivel Nacional que justificasse a entrada dos Canadair?
Vejo bastante fumo a N/NE de Oeiras, mas a minha localização não permite grande observação nem ter noção de distância. Alguém sabe de algo?
Parece mais para NE, zona que Queluz/Belas? Cheira bastante a incêndio de facto.
No sat24 não consigo detetar...Várias ondas regulares de fumo vêem-se sobre a península de Setúbal, vindas de norte/noroeste. Mostram que o vento está muito intenso nos níveis logo acima da superfície e também à superfície.
No sat24 não consigo detetar...
Pois, deve vir do de Sintra (59 bombeiros- vê-se no sat24) e de Abrantes (96)O fumo fica bastante baixo, junto à superfície.
As últimas ocorrências:
Uma parte do fumo que se vê daqui também deve vir de Abrantes. Agora menos denso.
Edição: observando melhor a direcção do vento, o fumo de Abrantes não deve ser visível, Norte ou NNW levam-no para longe do litoral.
por aqui tenho o horizonte a N/NE todo castanho
Depende do que considerares mais grave...
O Canadair é um avião de grande capacidade (5500L) que normalmente é acionado em ataque ampliado nos grandes incêndios florestais! São meios extremamente caros e de elevada capacidade de ataque, logo guardados para situações mais complicadas! Não pode descarregar junto a uma casa sob pena de ferir alguem, por exemplo!
Na altura havia mais incêndios em curso com um potencial de destruição florestal muito superior (em Cinfães, Castelo Branco, Vila Pouca de Aguiar por ex), mas sem duvida que o de cascais era o mais mediático!
Esta discussão (saudavel sublinhe se, quase na totalidade) deve se ao facto de ter criticado o elevado numero de meios humanos/materiais aplicados aquele incendio, derivado a ser um incendio com pouquissimo potencial de destruição florestal!
Havia sim, nunca o neguei, risco para algumas edificações! Mas com o numero astronomico de operacionais e meios terrestres envolvido, os canadair e os fire boss não seriam, como não foram, decisivos!
Daí que referi, e mantenho, que foi pura e simplesmente show off!