Longer, More Frequent Fire Seasons
http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=86268&eocn=home&eoci=iotd_readmore
http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=86268&eocn=home&eoci=iotd_readmore
apresentam custos desde os 50 euros por hectare, com a técnica de fogo controlado, até aos mil euros, com meios mecânicos, “dependendo muito das características e condições do terreno, se é floresta ou mato, plano ou inclinado”, adverte Paulo Fernandes.
Outras técnicas passam pelo pastoreio ou pela alteração da composição florestal
Mesmo ao lado da Sertã Entre os concelhos há uma grande área florestal que já tinha ardido...Boa tarde. Há um incêndio muito grave em Álvaro (Oleiros) a mobilizar um grande dispositivo neste momento. muitas Grifs e Gruatas de vários distritos em mobilização para a zona. Pelo radar do ipma parece bem grande! alguém de perto sabe dar mais informações?
Pelo radar parece que continua bem violentoPassaram agora por aqui os dois Fire BOSS em direcção ao aeródromo de Viseu, por isso os meios aéreos já desmobilizaram.
Mesmo ao lado da Sertã Entre os concelhos há uma grande área florestal que já tinha ardido...
Passaram agora por aqui os dois Fire BOSS em direcção ao aeródromo de Viseu, por isso os meios aéreos já desmobilizaram.
Pelo radar parece que continua bem violento
Isso já era... O IF já passou a EN 350 e já subiu a encosta para as eólicas e neste momento vai a descer em direção a Monte Fundeiro... Isto uma das frentes... A outra anda na zona se Corujeira...Ligeira diminuição do vento às 21h, alguma rotação para oeste.
A foto deve ter sido obtida cerca das 20h, observa-se que progride para a crista da serra, cotas superiores a 800m, onde estão as eólicas. Do outro lado da crista já é a vertente para Oleiros. Mas se o vento rodar mesmo para oeste poderá poupar essa crista.
Os meios e operacionais no terreno foram substancialmente reforçados.
Todo o perímetro do incêndio parece estar limitado pelas estradas N350 e N351:
Essa das fotos é o cabeço Rainho ainda não chegou e espero bem que não...Sabes se essa vertente que dizes corresponde às ventoinhas eólicas são aquelas que estão nas minhas imagens na Sertã? Acho que é provável visto que tinha vista para Noroeste. Não queria nada que aquela região ardesse, sim o triângulo Sertã, Oleiros e Mação está sempre em risco de incêndio extremo, mas a cobertura vegetal ainda estava a recuperar bem como havia muitos locais replantados. É muito má a situação.
Essa das fotos é o cabeço Rainho ainda não chegou e espero bem que não...