Seguimento Incêndios - 2015

ANPC em sobrecarga, última actualização continua a ser a das 22:50 de ontem:

q8GEWO7.gif

9yaAR0v.gif

AeFX4pU.gif

RX3n80u.gif

Finalmente o incêndio de Terras de Bouro dominado. Fica para trás 3 dias de fogo e umas grandes centenas de área ardida com alguma floresta de Carvalho pelo meio. Muitos anos para recuperar. Principais problemas.....geografia do terreno, vento muito forte e povoamento muito disperso.

Preocupante é o incêndio de Vila Nova de Cerveira.

Para finalizar deixo aqui um pequeno vídeo da receção do dispositivo português de combate a incêndios que foi apoiar o combate ao grande fogo no Serra da Gata em Espanha. Mudança de mentalidades porque os bombeiros são gente e merecem mais respeito mesmo neste fórum. Somos pessoas não somos máquinas e fazemos o que podemos e o que sabemos.

Um incêndio, sua luta e prevenção não se resume aos bombeiros e ao comportamento do fogo. Os bombeiros têm que ser vistos como parte da solução e não como parte do problema.

• Gosto
Reactions: DaniFR
Estive a pensar: Porque é que nos incêndios de Terras de Bouro e Vila Nova de Cerveira, se foram assim tão grandes, porque não aconteceu como no incêndio de Pedrógão Grande: um reforço massivo de bombeiros e meios aéreos? Foram 200 bombeiros, pouco mais... Pelas imagens que vi, pelo menos o de Terras de Bouro parecia pouco violento e de reduzidas dimensões (mas claro, não quer dizer nada, pois não estou lá)... só se foi por isso... mas também é um bocado estranho durarem dias, enquanto que o de Pedrógão Grande, muitíssimo violento, foi dominado em poucas horas...(se bem que teve mais de 500 bombeiros e 10 meios aéreos)... Não sei...

Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Porque é que nos incêndios de Terras de Bouro e Vila Nova de Cerveira, se foram assim tão grandes, porque não aconteceu como no incêndio de Pedrógão Grande: um reforço massivo de bombeiros e meios aéreos? Foram 200 bombeiros, pouco mais... Pelas imagens que vi, pelo menos o de Terras de Bouro parecia pouco violento e de reduzidas dimensões (mas claro, não quer dizer nada, pois não estou lá)... só se foi por isso... mas também é um bocado estranho durarem dias, enquanto que o de Pedrógão Grande, muitíssimo violento, foi dominado em poucas horas...(se bem que teve mais de 500 bombeiros e 10 meios aéreos)... Não sei...

Os incêndios no Norte , vá la saber - se porque , nunca tem grandes reforços para o combate , mesmo que seja em regiões importantíssimas como o PNPG .

Se calhar e por ficar longe de Lisboa . . .

Outra vez incêndio em Rio de Couros, Ourém...Não se avista nada daqui.
Bem parece que essa zona está amaldiçoada mesmo
OURÉM
RIO DE COUROS E CASAL DOS BERNARDOS
-CASAL DOS SECOS
Incendio AGRÍCOLA EM CURSO
23 Operacionais, 5 veiculos e 1 meio aéreo

Estive a pensar: Porque é que nos incêndios de Terras de Bouro e Vila Nova de Cerveira, se foram assim tão grandes, porque não aconteceu como no incêndio de Pedrógão Grande: um reforço massivo de bombeiros e meios aéreos? Foram 200 bombeiros, pouco mais... Pelas imagens que vi, pelo menos o de Terras de Bouro parecia pouco violento e de reduzidas dimensões (mas claro, não quer dizer nada, pois não estou lá)... só se foi por isso... mas também é um bocado estranho durarem dias, enquanto que o de Pedrógão Grande, muitíssimo violento, foi dominado em poucas horas...(se bem que teve mais de 500 bombeiros e 10 meios aéreos)... Não sei...

Neste caso específico ontem à tarde calhou ver na CMTV um responsável a falar disso e explicar porquê. Zona complicada cheia de vales íngremes e poucos acessos, muito vento, incêndio é combatido só em determinados locais seguros e favoráveis e os meios eram os necessários para essa realidade. Nem sempre despejar centenas de pessoas num incêndio é a melhor solução. Quem está à frente das coisas certamente sabe o que faz. E recomendo a leitura desta mensagem, esse tipo de discussão não é mais permitida aqui, se queres debater esse tipo de coisas terás que procurar outro local que não este fórum. Este tópico é apenas para seguimento de situações.

• Gosto
Reactions: robinetinidol
Neste caso específico ontem à tarde calhou ver na CMTV um responsável a falar disso e explicar porquê. Zona complicada cheia de vales íngremes e poucos acessos, muito vento, incêndio é combatido só em determinados locais seguros e favoráveis e os meios eram os necessários para essa realidade. Nem sempre despejar centenas de pessoas num incêndio é a melhor solução. Quem está à frente das coisas certamente sabe o que faz. E recomendo a leitura desta mensagem, esse tipo de discussão não é mais permitida aqui, se queres debater esse tipo de coisas terás que procurar outro local que não este fórum. Este tópico é apenas para seguimento de situações.
Ok, muito obrigado pela informação. Claro, certamente saberão o que fazem. Não quero, de todo, incentivar a um debate aceso. Era apenas para ficar com uma ideia, já que não sou nenhum profissional desta área. Fico-me por aqui.Continuação de boa tarde

Parece que voltou o fogo à zona da Covilhã. Avista-se bastante fumo a partir daqui do Sabugal.

Aparece na atualização das 14h45 da página das ocorrências da Proteção Civil. Será em Varanda dos Carqueijais, na União de Freguesias da Covilhã e Canhoso. Estão no local 110 operacionais, com 30 meios terrestres e 4 aéreos.

Última edição: