Seguimento Incêndios - 2015

Mais nove mil fogos florestais que no ano passado

Até ontem, e comparativamente ao período homólogo de 2014, o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) e o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR detiveram mais 20 incendiários; identificaram mais 308 pessoas; detectaram mais 9.005 fogos florestais e passaram menos 148 multas por infracção ao decreto-lei 124/2006 – que regula o Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios –, avançou a GNR em comunicado.
A mesma nota dá conta de que os 1.522 operacionais do GIPS e do SEPNA destacados para patrulhar as áreas florestais e investigar as causas dos incêndios (no caso do SEPNA), detiveram já este ano 51 incendiários, identificaram 690 pessoas, detectaram 16.296 fogos florestais e passaram 1.100 multas.


http://sol.pt/noticia/407535
 
Comparação entre Abril de 2013 (Google) e hoje. Especialmente visíveis e mensuráveis as áreas ardidas em V.N.Cerveira e Monção.

mlkMYsb.jpg


099vvca.jpg
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
incendio activo em LEIRIA, PORTO DE MÓS
SÃO BENTO no PNSAC - CABEÇA DAS POMBAS
POVOAMENTO FLORESTAL
EM CURSO 53operacionais, 15 veiculos
 
  • Gosto
Reactions: robinetinidol
O incendio de Chamusca em Vale de Cavalo, já conta com 122 operacionais, 33 veículos, e 3 meios aéreos.
O de Abrantes, em Alvega, conta com 82 operacionais, 20 veículos e 1 meio aéreo
Ambos estão a arder em mato, com informação actualizada as 16:45
 
O incendio da chamusca, bem como outro que surgiu no meu concelho, embora este de dimensao mais reduzida já se encontra "em conclusão"
ESTUDANTE PORTUGUÊS CRIA SITE QUE MOSTRA ESTADO DOS INCÊNDIOS EM TEMPO REAL

Num só clique já é possível obter todas as informações sobre os incêndios que lavram nas florestas portuguesas. Se estão activos ou já extintos, os meios mobilizados para cada um dos focos e a respectiva localização geográfica são apenas alguns dos dados disponibilizados directamente sobre o mapa do país pelo site de João Pina, estudante da Universidade de Aveiro (UA). Actualizado de dez em dez minutos com recurso aos dados da própria Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o fogos.tomahock.com pretende dar uma rápida, permanente e preciosa ajuda aos bombeiros, INEM e populações afectadas.
A ideia do estudante da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação em desenvolver o site, que está já activo há duas semanas, surgiu depois de perceber, em conversas com amigos bombeiros, que a visualização da informação disponibilizada pelo site da ANPC, no que diz respeito aos fogos que diariamente têm lavrado em Portugal, “é muito complicada”.
“Os vários passos necessários para chegar aos dados no site da ANPC, apresentados em tabelas de leitura pouco óbvia e em formato PDF que, necessariamente, têm de ser constantemente descarregadas para aceder à actualização das informações que a instituição disponibiliza ao longo do dia”, deram o clique a João Pina, apaixonado pela programação informática e sempre ávido por novos desafios tecnológicos.

http://greensavers.sapo.pt/2015/08/...ue-mostra-estado-dos-incendios-em-tempo-real/