Seguimento - Incêndios 2016

A região de Arouca é simplesmente bela em toda a sua área, imaginar o cenário desolador actual de toda aquela mancha verde rica em fauna e flora deixa-me completamente deprimido. Como é possível alguém fazer estas atrocidades, e não me venham dizer que é apenas fruto do intenso calor..

É obvio que são fogos postos com intenção criminosa, as florestas não começam a arder sozinhas por mais calor que esteja, a não ser em raras situações em que um relâmpago ou vidro ao sol podem desencadear incêndios.. ou até queimadas ( sem intenção criminosa) que fogem ao controlo...

Era amarrar esses pirómanos criminosos a uma árvore e deixá-los no meio do incêndio.. essa gente mete-me nojo, não tenho pena nenhuma... que ardam lá no meio do fogo , já que gostam tanto de ver arder....:angry:

Segundo a ANPC, há neste momento em todo o país 421 (!!!!!) incêndios, combatidos por 2700 homens.
O maior, neste momento, continua a ser o de Arouca , combatido por 250 homens.
A Serra da Freita, um dos mais importantes pulmões verdes do distrito de Aveiro, praticamente já ardeu na sua totalidade.

451 são as ocorrencias TODAS a nivel nacional e não só os incêndios rurais!

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Infelizmente as condições atmosféricas apontam para a continuação do tempo quente até, pelo menos, à sexta-feira... Para controlar esses incêndios, serão necessárias noites mais frescas, com humidade elevada e dias mais frescos. Até lá é ter confiança e fé nos bombeiros, esses sim merecem todo o apoio e colaboração, porque mesmo não conseguindo evitar situações de habitações atingidas, têm colocado a sua própria vida em prol dos outros e evitado perdas humanas.
Pena que no nosso país não haja nenhuma política activa de prevenção, pois após uma primavera tão húmida, a floresta iria ter demasiado material combustível quando as temperaturas subissem como subiram nestes dias. Quanta gente de boa vida a viver à custa do estado e com bom cabedal para trabalhar na limpeza das matas, mas infelizmente vejo-as nos cafés a tomar o pequeno-almoço, que todos nós pagamos; após umas horas de alegre tertúlia vão aviar o almoço às IPSS e caso não seja o manjar dos Deuses, deitam-o fora e vão comer algum hambúrguer, que todos nós pagamos... E podia continuar, mas tenho de trabalhar para os governar...
Quanto às palavras do @Snifa, queiramos ou não, a realidade é que há tantos pirómanos por ai (quer por loucura, quer por interesses dúbios) que sinceramente podiam lá ficar que não se perdia rigorosamente nada...

Estou a ver em directo na TVI24 em Águeda o fogo já está a escassos metros das habitações..espero que os soldados da Paz juntamente com as populações consigam evitar o pior cenário. O inferno subiu ao Norte e Centro do País :mad: .

terça e quarta feira são uma boa janela para mandar abaixo todos estes incêndios. As condições serão favoráveis.

O incêndio de Barcelos cresceu durante a noite. Está muito maior, a coluna de fumo que se avista de toda a região é gigantesca.
Mas há incêndios por todo o Minho, há cortinas de fumo por todo o lado, eu diria com muitos km de extensão.

Confirmo. Há pouco ao vir de Braga vi bem o incêndio, e como continua enorme. Nem quero imaginar os hectares já ardidos.

Incendio em são pedro
mF1E8Y4.jpg

Sent from mTalk

um corte ligeiro nas temperaturas máximas...
noroeste a entrar timidamente...
mas ainda há muita gente com vento de leste ou vento nulo.

Se não agravar a situação, já não será mau de todo.

Aqui no Algarve arde e parece enorme estou em Cabanas de Tavira e vejo um pirocumulo do incendio de Silves. Há muito fumo aqui espalhado pela atmosfera mas penso que seja do incendio grande perto de Sevilha tb. A corrente de leste tras o fumo para aqui.

• Gosto
Reactions: luismeteo3
possivelmente consegues ver o topo da coluna de fumo da zona de tavira mas esta dirige-se para sudoeste, empurrada pelo vento de leste.