Seguimento - Incêndios 2016

Mais um a começar aqui a Este
direção Armamar/Tabuaço/São João da Pesqueira

r8hrzw2.jpg
 
Acho que é novamente na Quinta do Anjo onde ontrm provocou o encerramento da linha da fertagus. Desde finais de julho ocorrem 2/3 incendios diariamente nessa zona não percebo como não apanharam ninguém ainda.
 
Bombeiros podem abastecer-se gratuitamente em cadeia de hipermercados
com Lusa

  • A cadeia de hipermercados do Grupo Sonae decidiu hoje que os bombeiros das zonas afectadas pelos incêndios podem abastecer-se gratuitamente de bens essenciais nas suas lojas.


Os bombeiros das zonas fustigadas pelos incêndios podem abastecer-se gratuitamente de bens essenciais nos hipermercados Continente, disse à Lusa fonte do grupo.

Para isso, basta que um responsável da corporação se dirija à loja mais próxima e peça os bens de primeira necessidade que mais fazem falta aos bombeiros, que se encontram no terreno a combater os incêndios que lavram no centro e no norte do país.

Caso seja necessário, a empresa também disponibiliza o transporte da mercadoria até aos locais.

Água, barras energéticas e outros bens não perecíveis são os mais necessários para quem está no terreno sujeito a muito trabalho e a altas temperaturas.

Entretanto, a Direção-geral da Saúde avisou que o leite não é um antídoto do monóxido de carbono, principal componente tóxico dos incêndios, lembrando que a inalação de fumos pode provocar danos nas vias respiratórias.
http://24.sapo.pt/article/sapo24-bl...r-se-gratuitamente-em-cadeia-de-hipermercados
 
Daqui de Entrecampos já se vê uma coluna de fumo de alguma dimensão na margem sul, isto não há meio de parar.. OFF TOPIC: Os bombeiros de Cacilhas estão a aceitar águas, barras de cereais e enlatados, se alguém quiser contribuir toda a ajuda é bem-vinda.
 
Apenas por curiosidade, podem consultar o site infra, para verificar a qualidade do ar em Portugal, no continente e ilhas.

Relacionado em parte com os incendios, temos alguns indicadores (monóxido de carbono - CO) e partículas (P10 e P2.5),
Nas áreas urbanas é normal existir maior poluição.

Verifica-se que o dia de ontem, foi pior que hoje, em especial na Madeira:

http://qualar.apambiente.pt/index.php?page=2&day=9&month=8&year=2016&x=5&y=5
 
Ponte de Sor: Bêbado ao volante de um automóvel com o pneu furado provocou mais de 30 focos de incêndio

Um homem, de 60 anos de idade, foi detido pela GNR, em Ponte de Sor, por se encontrar a provocar focos de incêndio, junto da Estrada Nacional 119, ao conduzir uma viatura com um pneu furado e com a jante a roçar no asfalto.

Em comunicado a GNR refere que o individuo foi submetido ao teste de alcoolémia e acusou um valor superior a 1,20 gramas de álcool por litro de sangue.

A GNR indica que a detenção ocorreu na Estrada Nacional 119, no sentido Ponte de Sor-Alter do Chão, perto do cruzamento para a localidade de Chança,

O condutor foi intercetado pelos militares da GNR depois de ter percorrido cerca de 20 quilómetros com a viatura com o pneu dianteiro direito rebentado e a jante já bastante danificada pela fricção, provocando aproximadamente 30 focos de incêndio na berma da estrada.


http://www.radioportalegre.pt/index...do-provocou-mais-de-30-focos-de-incendio.html

A25, A28 e A43 com trânsito condicionado

As autoestradas da Beira Litoral e Alta (A25), do Litoral Norte (A28) e Radial de Gondomar (A43), bem como as estradas nacionais (EN) 16, 230 e 336 estão condicionadas devido à ocorrência de incêndios.

http://www.jn.pt/nacional/interior/incendios-cortam-a43-em-gondomar-e-a28-em-cerveira-5331044.html

Alguem que me esclareça aqui uma duvida que ontem ouvi um relato de um popular dizendo que dantes mal soava a sirene no quartéis do bombeiros e a saída deles para o TO era imediata, e agora parece que precisam de autorização vinda dos seus superiores que estão em Lisboa, e a senhora disse que até vir essa mesma ordem é que atrasa logo muito tempo para o combate inicial do incendio.

Diretor de Florestas alerta para risco de "deslizamento de aluviões"

O diretor regional de Florestas da Madeira, Miguel Sequeira, afirmou hoje que a área ardida é de "vários milhares de hectares", alertando para o perigo de ocorrerem "deslizamentos de aluviões" devido à eliminação do coberto de vegetação das florestas.

Em declarações à agência Lusa, Miguel Sequeira disse que ainda "é muito cedo para avançar com um valor" da área florestal ardida, adiantando que são, garantidamente, "centenas de milhares" de hectares afetados.


http://www.rtp.pt/madeira/sociedade...-para-risco-de-deslizamento-de-aluvioes-_4030

Isto é mais um assunto muito delicado que eu por acaso já me tinha lembrado por estes dias, e ainda para mais tendo em conta os niveis de precipitação, e num curto espaço de tempo.
 
Última edição: