Seguimento - Incêndios 2016

Hoje fui dar uma volta por Resende e fiquei impressionado com a quantidade de mato queimado. A serra das Meadas sofreu muito...
Ao final do dia ainda deu para ver um Canadair a abastecer-se no Douro. Fiquei maravilhado...:D

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Incêndios: Manuel Machado alerta para falsas chamadas
Manuel Machado, líder da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e presidente da Câmara de Coimbra, alertou, hoje, para “um volume anormal de chamadas” relacionadas com inexistentes incêndios florestais.

“É anormal a quantidade de falsas mensagens”, lamentou o autarca, fazendo notar que à “anómala situação” está subjacente “inadmissível perversidade”.

Ao relacionar a “indústria do fogo” com motivações pirómanas, Manuel Machado lembrou que as falsas mensagens de alerta constituem crimes e opinou que elas só podem visar enfraquecer a capacidade de resposta em matéria de combate aos sinistros.

fonte
Em Coimbra, na semana passada, todos os dias havia relatos nos grupos de ocorrências de supostos incêndios que depois se vinha a saber que tinha sido falso alarme. As várias chamadas falsas eram sempre para diferentes pontos da cidade e zonas onde já tinham ocorrido incêndios graves noutros anos.

Animação ao longo dos dias dos incêndios, desde o seu início até ao fim:

OPYcHij.gif

CJRdG5p.gif

por falar em Beriev, passou agora aqui há uns 10min, de regresso à base
ia bem alto e mesmo assim, que bicho! :D

Imagens do incêndio retiradas do facebook

13934914_1059905160767455_2504682784577194365_n.jpg

14022091_10208874342509039_1132100621567671094_n.jpg
Acho que esse incendio com a humidade da noite vao ajudar a que seja dominado.
E a chuva lrevista pars amanha vai ajugdar muito no rescaldo!:)

Mais de 200 bombeiros combatem dois fogos em Pinhel e em Moura
  • Mais de 200 operacionais estavam pelas 17:45 de hoje envolvidos no combate a dois incêndios em Pinhel, no distrito da Guarda, e em Moura, Beja, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

De acordo com informação disponibilizada no 'site' da ANPC, 112 operacionais, apoiados por 33 meios terrestres e dois meios aéreos, combatiam, pelas 17:45, um incêndio em mato, com duas frentes ativas, na freguesia de Vale do Côa, concelho de Pinhel.

Este fogo teve início pelas 13:14 de hoje.

Mais cedo, pelas 10:58, iniciou-se um outro incêndio, este na herdade da Coutada, no concelho de Moura.

Pelas 17:45, estavam mobilizados no combate a este fogo, com duas frentes ativas, 121 operacionais, apoiados por 43 meios terrestres e dois meios aéreos.

Estes dois incêndios surgem no 'site' da ANPC como "ocorrências importantes", que são fogos de grandes dimensões, com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos, mas apenas contemplam os incidentes do continente, já que as regiões autónomas têm serviços próprios nesta área.

JRS // PNG

Lusa/Fim
http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo...iros-combatem-dois-fogos-em-pinhel-e-em-moura