Seguimento - Incêndios 2016

Arouca prepara novo regulamento para evitar "contradições da lei" na gestão florestal
Com Lusa

• Gosto
Reactions: jonas
Boas,

Uma questão, qual foi a área ardida daquele incêndio brutal de ha uns anos atrás na serra algarvia?
Aproximou-se deste de Arouca?

Obrigado.

Boa tarde, incêndio florestal aqui perto do Gaviao na Concavada, vejo uma coluna de fumo com alguma dimensão mas parece ja estar a ser combatido..espero que não passe para este lado do rio Tejo..

• Gosto
Boas,

Uma questão, qual foi a área ardida daquele incêndio brutal de ha uns anos atrás na serra algarvia?
Aproximou-se deste de Arouca?

Obrigado.

Se não estou em erro, os grandes incêndios de Agosto de 2003 na Serra de Monchique e de Setembro de 2004 na Serra do Caldeirão ultrapassaram os 30 mil hectares cada um deles.

• Gosto
Incêndio em Dadim entre Paradela de Monforte (minha aldeia) e Cimo de Vila da Castanheira (Chaves)... pelo que vejo no Facebook está a ser combatido por um heli ligeiro... uma das poucas manchas de carvalho do concelho a ser ameaçada. :(

Dados dos grandes incêndios em Portugal, com análise de 1996 a 2010
http://www.uc.pt/fluc/depgeo/Cadernos_Geografia/Numeros_publicados/CadGeo30_31/Eixo1_4

Off-Topic: Interessante ver que os grandes incêndios de Nisa e de Gavião em 2003 estão separados, mas do que me recordo, um originou o outro... :intrigante:

Pesquisando um pouco mais, o incêndio da Serra Algarvia tem destaque nesta notícia: https://www.publico.pt/portugal/jor...-segundo-maior-de-sempre-em-portugal-25085467

Seja como for, creio que este incêndio de Arouca - S. Pedro do Sul, de acordo com o post do membro @robinetinidol, ultrapassa em muito qualquer outro incêndio ocorrido em Portugal... :(

Eu penso que, se não me engano, que o maior incêndio de sempre ocorreu em Agosto de 2003 na Sertã e Oleiros e consumiu 40 mil hectares.

@james podes estar certo, pois creio que acontece o mesmo com os incêndios de Nisa e de Gavião que surgem separados no estudo da Universidade de Coimbra. Se somares os valores dos três incêndios que surgem no estudo, dos concelhos de Castelo Branco, todos com a mesma data e em concelhos limítrofes dão 33.741 ha... Creio que o estudo baseia-se em valores por concelho, quando como sabemos, os incêndios não conhecem fronteiras nem limites geográficos...
Pode ser que haja algum membro que esteja melhor informado do que nós e esclareça estas dúvidas.