huguh
Cumulonimbus
o presidente da CM de Pedrógão Grande diz que está convencido que as vitimas mortais vão ser mais do dobro de 19...
meu Deus
meu Deus
Fonte: http://observador.pt/2017/06/17/19-pessoas-morrem-em-incendio-em-pedrogao-grande/António Costa está em reunião, por videoconferência, com responsáveis do IPMA, Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O objetivo é o de avaliar as condições meteorológicas previstas para os próximos dias e, eventulamente, ajustar os meios de prevenção e combate aos incêndios.
Não estavam avisados para as trovoadas? Se não, porquê? Não há vigias nas florestas? Se não, porquê? Não há prevenção? Patrulhas? Porque não há torres de vigia na floresta? Fiscalização, nada? Este negócio dá de comer a muita gente, é o que é...Estou completamente em choque, só soube disto há pouco
Sobre os foguetes ainda esta manhã li num jornal que no São joão o aeroporto do Porto estará encerrado durante 3 horas para voos porque não há forma de controlar o lançamento dos balões e eu por acaso pensei que se estivesse uma noite quente como estas também ninguém quereria saber ou controlar o lançamento dos mesmos
Mas de qualquer forma suponho que esta tragédia tenha tido a ver com uma mudança drástica na intensidade e direcção do vento provocado pelas trovoadas que acompánhamos esta tarde, e se for mesmo algo do genero não adianta muito falar de meios, tanto podem ser 50, 500 ou 5000, não estando eu a minimizar o que quer que seja e que terá que ser investigado em breve, mas por vezes há golpes de azar em que não há muita coisa que se pudesse fazer para evitar
Alguem me sabe dizer a que horas e o local em que isto ocorreu +- ?
Não me parece que o AC tenha explicado bem a situação na TV (coisa que não deve ser da sua culpa). Ele basicamente atribuiu as culpas da situação às trovoadas secas. Mas ao que parece o incêndio começou pela hora de almoço, altura em que não haviam trovoadas. Acredito sim que a convectividade do final da tarde/início da noite tenha piorado a situação (mas não foi a fonte).
Todos os anos é a mesma coisa, sim. Mas sempre houveram (e sempre haverão) incendiários, terrenos com falta de cuidado (a biomassa é fundamental para o equilíbrio ecológico) e incapacidade/incompetência dos bombeiros. A mudança do clima e a pressão urbanística não perdoam.