Seguimento - Incêndios 2017

Desculpem a minha frustração....Mas porque raio a fase charlie em que a disponibilidade de meios é total tem de começar numa data fixa (1 de Julho) e não quando as condições o exigem.
Já no inicio desta semana ou no fim de semana passado tanto eu como o @MSantos falamos das condições muito perigosas para incêndios de grandes proporções. Será que as entidades andam a dormir, não consigo perceber.....

Tinha que partilhar:
t5bqiD5.jpg

Fonte

Ainda há pouco, pelas 23h30, estava a tentar refrescar-me na varanda e qual não é o meu espanto quando vejo fogo de artifício numa qualquer povoação próxima. É uma praga nacional.

Estou completamente em choque, só soube disto há pouco

Sobre os foguetes ainda esta manhã li num jornal que no São joão o aeroporto do Porto estará encerrado durante 3 horas para voos porque não há forma de controlar o lançamento dos balões e eu por acaso pensei que se estivesse uma noite quente como estas também ninguém quereria saber ou controlar o lançamento dos mesmos

Mas de qualquer forma suponho que esta tragédia tenha tido a ver com uma mudança drástica na intensidade e direcção do vento provocado pelas trovoadas que acompánhamos esta tarde, e se for mesmo algo do genero não adianta muito falar de meios, tanto podem ser 50, 500 ou 5000, não estando eu a minimizar o que quer que seja e que terá que ser investigado em breve, mas por vezes há golpes de azar em que não há muita coisa que se pudesse fazer para evitar

Alguem me sabe dizer a que horas e o local em que isto ocorreu +- ?

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Na CMTV, parece que o incêndio está cada vez pior.

Só para terem noção da área de floresta:

8wjPReo.jpg

O incêndio é numa das áreas de floresta mais densa de Portugal:

nSkN222.jpg

É trágico o que está a acontecer, parece uma repetição de Arouca :(

• Gosto
Reactions: luismeteo3
"O número de vítimas mortais em Pedrógão Grande acaba de ser atualizado para 24 (e aínda não há balanço final).

Sem dúvida não há memória de uma tragédia desta dimensão causada por um só incêndio florestal em Portugal.

Nós (equipa gestora desta página) não estavamos presentes no teatro de operações desta ocorrência, no entanto e com os dados disponíveis podemos desde já avançar que aparentemente os vários focos de incêndio foram por ignição natural, causados por raios provenientes de trovoadas secas.

Durante a tarde de hoje grande parte do território assistiu a fortes fenómenos de convecção térmica que provocaram trovoada e por sua vez incêndios.

Nenhum país ou autoridade está preparado para dar resposta instantânea a inúmeros focos de incêndio espalhados por territórios de difícil acesso para mais num dia particularmente quente e com outras inúmeras ocorrências.

A sumar às trovoadas, os fenómenos de convecção térmica muitas vezes tem associados aumentos e variações bruscas do vento, tal como da sua velocidade e direção e a tarde de hoje não foi exceção! Isto acontece pelas diferenças de pressão atmosférica e pelo dinamismo das células convectivas que variam a cada instante, pura meteorologia.

Não vamos culpar os nossos soldados da paz, bombeiros, nem os seus comandados ou superiores. Hoje a natureza mostrou absolutamente que nada nem ninguém lhe consegue fazer frente com a altura e rapidez que a mesma se manifestou.

Muitos dos Incêndios do nosso país são originados com recurso a mão criminosa, porém, hoje assistimos plenamente a incêndios naturais, a um risco natural.

Apresentamos as mais pesadas e sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas."

Fonte:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=439421723095843&id=188864458151572

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Estou completamente em choque, só soube disto há pouco

Sobre os foguetes ainda esta manhã li num jornal que no São joão o aeroporto do Porto estará encerrado durante 3 horas para voos porque não há forma de controlar o lançamento dos balões e eu por acaso pensei que se estivesse uma noite quente como estas também ninguém quereria saber ou controlar o lançamento dos mesmos

Mas de qualquer forma suponho que esta tragédia tenha tido a ver com uma mudança drástica na intensidade e direcção do vento provocado pelas trovoadas que acompánhamos esta tarde, e se for mesmo algo do genero não adianta muito falar de meios, tanto podem ser 50, 500 ou 5000, não estando eu a minimizar o que quer que seja e que terá que ser investigado em breve, mas por vezes há golpes de azar em que não há muita coisa que se pudesse fazer para evitar

Alguem me sabe dizer a que horas e o local em que isto ocorreu +- ?
Não estavam avisados para as trovoadas? Se não, porquê? Não há vigias nas florestas? Se não, porquê? Não há prevenção? Patrulhas? Porque não há torres de vigia na floresta? Fiscalização, nada? Este negócio dá de comer a muita gente, é o que é...

Se houvessem patrulhas a patrulhar as florestas, muito certamente seria contido. Outra coisa, porque não se chamam logo os meu aéreos? Ao mínimo fogo, passar logo um avião por cima, reduz logo a possibilidade de alastrar.

São coisas que nunca entenderei.

Não me parece que o AC tenha explicado bem a situação na TV (coisa que não deve ser da sua culpa). Ele basicamente atribuiu as culpas da situação às trovoadas secas. Mas ao que parece o incêndio começou pela hora de almoço, altura em que não haviam trovoadas. Acredito sim que a convectividade do final da tarde/início da noite tenha piorado a situação (mas não foi a fonte).

Todos os anos é a mesma coisa, sim. Mas sempre houveram (e sempre haverão) incendiários, terrenos com falta de cuidado (a biomassa é fundamental para o equilíbrio ecológico) e incapacidade/incompetência dos bombeiros. A mudança do clima e a pressão urbanística não perdoam.

É certo que não terá sido a fonte, mas a culpa morre sempre solteira na maioria dos casos. E não querendo desculpabilizar o palerma do incendiário, ou estar aqui a fazer grandes juízos de valor, e a culpabilizar pessoas inocentes, pergunto que papel teve a ANPC e o próprio IPMA na tentativa de evitar esta tragédia e evacuar atempadamente as pessoas dos locais críticos, obviamente que agora falar é muito fácil para quem não tem a responsabilidade nas mãos (como diriam alguns, treinadores de bancada há muitos), não quero ser um treinador de bancada, mas carambas, repare-se que o IPMA, por exemplo, voltou novamente a nem sequer emitir avisos relativos à situação convectiva da tarde de ontem, sabemos que este tipo de condições é muito imprevisível, mas por vezes parece que as autoridades competentes "ficam literalmente a ver o barco afundar". Questiono assim, se o IPMA não podia ter tido um papel mais pro-activo junto da ANPC acerca da aproximação das células convectivas...:intrigante: Ou tendo fornecido informações, porque carga de água, a ANPC pouco ou nada fez perante a situação.

A verdade é que eu também não sei a que horas os óbitos ocorreram, se tiverem ocorrido antes da tal aproximação das células convectivas, nada do que falei fará muito sentido, mas julgo que haverá muita coisa a avaliar e a tentar esclarecer assim que aquele inferno termine.

Amanhã voltará a ser um dia complicado em termos de incêndios, é certo que os canadair chegam amanhã, como diz o @Scan_Ferr, por que motivo não há logo de início um combate mais intensivo aos incêndios, mas afinal há necessidade de sacrificar tantas pessoas em prole de algumas passagens de um avião? É por causa do dinheiro envolvido? Parece que se está sempre à espera do pior para agir. E não nos esqueçamos que o dia de amanhã poderá também ser complicado relativamente à atuação dos meios aéros, porque as aeronaves não poderão circular muito bem se começarem a explodir trovoadas intensas.

Enfim, triste sina a da nossa floresta e das populações envolventes:sad:

Última edição:
Isto está mau , hoje ainda poderão rebentar trovoadas no interior pela tarde , eu já sabia que ia acontecer estes incêndios todos , porque a humidade esteve sempre alta o que já é mau , temperatura acima dos 40 graus e para piorar o vento , agora estou para ver como é que os bombeiros vão dominar os incêndio em Leiria .

@Mr. Neves os Canádairs presentes no decif 2017 estavam em Vila Real.
Os meios não esticam e a sua deslocação ocupa muito tempo.
Além disso foram vários focos seguidos e perto uns dos outros. Os meios aéreos pesados atribuídos a zona ficaram logo ocupados.
Enviar os 2 fireboss de Vila Real quando actuam até as 20 horas não faria mais que show off.
Convencam se que os meios aéreos não resolvem incendios.
Se assim fosse não havia incêndios florestais nos EUA tal e a frota

Una auténtica tragedia. Como antiguo bombero (trabajé en ello durante 4 años) sólo puedo expresar mi mayor apoyo y fuerza para los equipos de extinción y todos los ciudadanos inocentes afectados. Independientemente de que en este caso pueda atribuirse el origen a rayos de tormentas secas (aún por confirmar oficialmente. Inicialmente se habló de un incendio intencionado), lo que ocurre en el oeste y noroeste ibéricos no puede tener otro calificativo sino el de terrorismo. Parece una plaga bíblica, pero puede y debe acabarse con ello!!