Seguimento - Incêndios 2017

Há 21m8:56Edgar Caetano
Edgar2-lowres-200x200.jpg

"O que podia ter sido feito, foi feito", diz presidente da Liga dos Bombeiros
Jaime Marta Soares, presidente da Liga de Bombeiros, faz à RTP “um balanço terrível, uma autêntica catástrofe”.

“O fogo progrediu a uma velocidade diabólica, nunca vista, inimaginável”, afirma o responsável, elogiando a “grande capacidade das forças no terreno, que rapidamente chegaram ao local e se organizaram, sentiram-se no limite das suas capacidades. Tudo fizeram, numa luta desigual contra a natureza zangada”

Faz sentido falar em falta de meios? “A velocidade das chamas, não há velocidade possível de deslocação de meios comparável à velocidade das chamas. Para isso era preciso estarem 1000 ou 1500 homens a postos, no terreno, com 300 ou 400 viaturas, lá instalados. A organização foi rápida e foi a possível. O que podia ter sido feito, foi feito, não tenho a mínima dúvida”.
 
F. DO ZÊZERE | FOGO CONTROLADO DEPOIS DE UMA MADRUGADA DE AFLIÇÃO

Foi uma noite em sobressalto, a que se viveu neste sábado 17 de junho, no concelho de Ferreira do Zêzere, com um incêndio a varrer várias localidades – e a fazer 43 vítimas mortais a poucos quilómetros, em Pedrogão Grande. O fogo em Ferreira do Zêzere teve início às 20 horas e só pelas quatro da madrugada é que a situação foi dada como controlada, ocasião em que o mediotejo.net encontrou no teatro das operações o presidente da Câmara, Jacinto Lopes, juntamente com o vice-presidente Paulo Neves.

http://www.mediotejo.net/f-do-zezere-fogo-controlado-depois-de-uma-madrugada-de-aflicao/

Quanto ao incendio de Pedrógão Grande, é de lamentar as vítimas mortais, e esperar que o numero de vítimas fique por aqui, como disseram já é a maior tragédia dos últimos 50 anos.
Eu daqui avisto em redor uma densa coluna de fumo negro, e paira no ar o cheiro a queimado.
 
Onze distritos do país estão em risco 'máximo' de incêndio
Onze distritos do país estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No norte do país estão em risco ‘máximo’ de incêndio mais de meia centena de concelhos dos distritos de Vila Real, Guarda, Bragança, Coimbra, Viseu, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Santarém, Beja e Faro.

O resto do interior norte e centro do país estão com um risco ‘muito elevado’ de incêndio e a maioria da região do Alentejo encontra-se em risco ‘elevado’.

Agência Lusa
 
PJ afasta origem criminosa de incêndio que deflagrou em Pedrogão Grande
O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ) afirmou à Lusa que o incêndio que deflagrou no sábado no concelho de Pedrógão Grande teve origem numa trovoada seca, afastando qualquer indício de origem criminosa.

Agência Lusa
 
  • Gosto
Reactions: huguh
Criança de quatro anos será uma das vítimas mortais do incêndio
Em Pedrógão Grande o ambiente é de grande dor nesta manhã de domingo. Uma testemunha contou à TVI24 que o genro e o afilhado deste, de apenas quatro anos, foram duas das vítimas mortais da tragédia. Esta é uma informação que não foi confirmada pelas autoridades

http://www.tvi24.iol.pt/videos/soci...-mortais-do-incendio/594635f20cf2104a4a326c0a
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
PJ afasta origem criminosa de incêndio que deflagrou em Pedrogão Grande
O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ) afirmou à Lusa que o incêndio que deflagrou no sábado no concelho de Pedrógão Grande teve origem numa trovoada seca, afastando qualquer indício de origem criminosa.

Agência Lusa
É provável dado o número de ignicoes naquela zona...
Precisamos urgentemente da ajuda do céu.

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Temperaturas altas, humidade baixa, trovoadas secas, e o vento forte originado pelo próprio fogo, isto tudo numa zona densamente povoada de eucaliptos e como muitas aldeias dispersas no meio da floresta.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Polícia Judiciária afasta origem criminosa de incêndio. Um raio atingiu uma árvore

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ) afirmou hoje à Lusa que o incêndio que deflagrou no sábado no concelho de Pedrógão Grande teve origem numa trovoada seca, afastando qualquer indício de origem criminosa

Não houve mão criminosa no incêndio de Pedrógão Grande. É esta a conclusão da Polícia Judiciária. “A PJ, em perfeita articulação com a GNR, conseguiu determinar a origem do incêndio e tudo aponta muito claramente para que sejam causas naturais. Inclusivammente encontrámos a árvore que foi atingida por um raio”, disse Almeida Rodrigues.


http://visao.sapo.pt/actualidade/po...inosa-de-incendio.-Um-raio-atingiu-uma-arvore

Vou falar agora de um autentico rastilho que observo sempre os eucaliptos são cortados e é vendida a sua madeira, tenho visto muitos hectares de eucaliptais em que depois de cortados, toda a sua ragem é deixada no chão, ou seja um verdadeiro rastilho que fica para arder um dia destes.
No meu ver acho que as empresas que cortam os eucaliptps deviam de ser fiscalizadas, e não deviam deixar eles retirarem a madeira sem antes triturarem toda a ramagem, até porque hoje em dia já existe no mercado muitos trituradores que fazem isso e depois podem deixar os resíduos na terra ou então vender para empresas de compostagem.

UE aciona Mecanismo de Proteção Civil para ajudar Portugal
Comissário europeu para a Ajuda Humanitária, Christos Stylianides, anunciou este domingo que a União Europeia (UE) está pronta ajudar Portugal, tendo já sido enviados aviões de combate a incêndios pelo Mecanismo de Proteção Civil europeu

 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3