Seguimento - Incêndios 2017

Atenção apenas a um detalhe.

Lançamento de fogo de artifício / foguetes de bomba é muito diferente de lançamento de foguetes com cana e o lançamento desde que autorizado e em segurança é legal. A discussão sobre a segurança é que pode ser logicamente alvo de todas as considerações.

Não só sobre segurança ainda que a segurança seja a questão fundamental. Fogo de artifício/foguetes são sinal de festa. Estão a festejar o quê? Morreram dezenas de pessoas e nem sabemos ainda se os números da tragédia ficam por aqui. Não podem guardar os festejos um pouco? Por favor.

Atenção apenas a um detalhe.

Lançamento de fogo de artifício / foguetes de bomba é muito diferente de lançamento de foguetes com cana e o lançamento desde que autorizado e em segurança é legal. A discussão sobre a segurança é que pode ser logicamente alvo de todas as considerações.
Por acaso também ouvi os foguetes que a @ClaudiaRM referiu e posso confirmar que foram foguetes de cana. Aliás desde o feriado de quinta-feira nas celebrações religiosas e dos santos populares que tem sido lançados foguetes de cana todos os dias.

Mais, tendo em conta as previsões preocupa-me seriamente o lançamento dos balões de S. João na noite da próxima sexta-feira em toda a região norte incluindo Viseu.

Por acaso também ouvi os foguetes que a @ClaudiaRM referiu e posso confirmar que foram foguetes de cana. Aliás desde o feriado de quinta-feira nas celebrações religiosas e dos santos populares que tem sido lançados foguetes de cana todos os dias.

Mais, tendo em conta as previsões preocupa-me seriamente o lançamento dos balões de S. João na noite da próxima sexta-feira em toda a região norte incluindo Viseu.

Não percebo absolutamente nada de foguetes e de fogo de artifício por isso não fazia ideia de qual o tipo dos que ouvi (já por 3 ocasiões distintas hoje!) mas de qualquer modo parece-me não só irresponsável como de péssimo gosto. Haja um pouco de respeito e contenção, caramba!

Dois fire boss já recolheram no aeródromo de Viseu.Presumo que tenham recolhido tão cedo devido a neblina criada pelo fumo e nebulosidade que dificulta seriamente a sua acção.

Pirocúmulo del incendio de Pedrógão Grande desde uno de los 4 Apagafuegos Bombardier CL-415 del Grupo 43 del Ejército del Aire Español que están en la zona:

DCnc623XcAItAtU.jpg

Fuente: https://twitter.com/EjercitoAire

Um avião P3-C Orion a Força Aérea Portuguesa (FAP) vai ser mobilizado para o incêndio de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, para ajudar na monitorização do fogo, disse à agência Lusa fonte deste ramo das forças armadas.

A ANPC explica que o P3-C Orion da FAP vai "apoiar os meios de combate, designadamente fazendo a monitorização da área ardida e a identificação de pontos quentes suscetíveis de gerarem reacendimentos". Esta aeronave é habitualmente utilizada no patrulhamento marítimo e está equipada com radares e capacidade de fotografia e vídeo.
Não seria mais barato - e igualmente eficiente - haver drones para isso? Especialmente num país em que todos os anos é a mesma coisa? O P3 custa à volta de 7000 euros/hora.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: jorgeanimal
Número de vítimas mortais mantém-se nos 61. Feridos sobem para 62 - ministra da administração interna
“Neste momento continuamos a registar as 61 vítimas mortais, 62 feridos, 60 leves e dois graves”, comunicou a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, esta tarde.

A governantes acrescentou que continuam ativas quatro frentes e que a “maior preocupação continua a ser Pedrógão Grande e Castanheira de Pêra”. A ministra falou ainda dos operacionais no terreno: 834 homens e 258 viaturas.

• Gosto
Reactions: guisilva5000