Seguimento - Incêndios 2017

"Vi a minha morte", conta sobrevivente de carro em chamas Mulher diz que GNR desviou condutores para a ‘estrada da morte’.

A CMTV conseguiu falar com uma mulher que sobreviveu ao incêndio em Pedrógão Grande, escapando do carro em que seguia com o marido, depois deste se incendiar. A sobrevivente garantiu que a GNR desviou o veículo em que o casal seguia do IC8 e que os encaminhou para a Estrada Nacional 236-1, a ‘estrada da morte’, onde dezenas de carros foram consumidos pelo fogo com os ocupantes no interior. "Disseram-nos que estava livre de perigo e não estava. Não se via nada, só fumo e lume. Batemos contra os raides e logo depois bateu-nos um carro por trás. O nosso carro começou logo a arder. O calor e as chamas eram enormes, era um inferno autêntico", relata a sobrevivente. Com efeito, nos momentos de pânico durante o devastador incêndio, e uma vez que a visibilidades estava drasticamente reduzida, foram registados acidentes entre condutores que tentavam fugir do horro das chamas.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/portugal/det...vivente-de-carro-em-chamas-em-pedrogao-grande
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Liga apela à doação de água, fruta e barras energéticas para bombeiros
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses pediu hoje água, fruta e barras energéticas para as corporações de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e Alvares, concelho de Góis, distrito de Coimbra.

“Se as pessoas estiverem disponíveis e possam trazer aos corpos de bombeiros de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Alvares frutas, barras energéticas e água ou outro tipo de alimentos que possam ser facilmente transportados, é sempre importante”, afirmou à agência Lusa Jaime Marta Soares.

O presidente da Liga declarou que “há um desgaste muito grande, um consumo muito grande de alimentação” por parte dos bombeiros e agradeceu a “generosidade dos portugueses que são sempre muito solidários com os bombeiros”.

Às pessoas que se desloquem aos quartéis de bombeiros para entregar os bens, Jaime Marta Soares solicita cuidado na circulação rodoviária, pedindo que perguntem às autoridades para evitar situações complicadas.

“Os bombeiros estão cansados, mas há uma rotatividade. Temos refrescado o pessoal e quem está no combate está a 100%”, frisou o dirigente.

Nas redes sociais, vários apelos têm sido feitos para a entrega de bens alimentares não apenas naquelas corporações, como noutras, especialmente da região centro do país.

Outros pedidos incluem a doação de roupa e produtos de higiene para os desalojados.

Lusa
 
  • Gosto
Reactions: Teya
Mas eu já ouvi o Sec Estado alertar para perigo de trovoadas secas e ventos fortes cruzados para esta tarde.

Tem aí alguma fonte onde eu possa ver a forma como se expressou? Não é fazendo referência a 'ventos cruzados' que vai ter muito impacto. A linguagem tem que ser outra.

A TV está a fazer o que se espera dela que é cobrir o evento exaustivamente. Mas certamente muita malta que está sentada no sofá devia ver o estado do seu quintal e redondezas. A TV repetirá o que os líderes disserem. E a falta de avisos de jeito é responsabilidade deste últimos.

Metam o Marcelo na TV com lágrima com canto do olho a dizer que às pessoas que a falta de preparação pode levar a novos Pedrogões e quem iniciar ignições poderá causar incêndios catastróficos. As pessoas só se mexem quando assustadas.
 
Última edição:
Já foram localizados mais de 50 corpos; identificações pelo chassis dos carros
Fonte da direção nacional da Polícia Judiciária avançou ao Observador que já foram localizados mais de 50 corpos das 61 vítimas mortais confirmadas. Uma parte destes corpos — não se sabe ao certo o número — foram identificados, principalmente recorrendo ao número dos chassis das viaturas onde as pessoas morreram. Este é, por agora, o elemento de identificação mais importante a ter em conta pela PJ.

As equipas enviadas para o local do incêndio são multidisciplinares e, apesar de estar totalmente afastada a hipótese de se ter tratado de um crime, a PJ enviou os meios para o terreno como se de um conjunto de homicídios se tratasse. Por isso estão no local especialistas em fogos, especialistas em homicídios (habituados a trabalhar com corpos) e membros do laboratório da polícia científica.
 
Mais de 40 enfermeiros oferecem-se como voluntários para Pedrógão Grande
Mais de 40 enfermeiros ofereceram-se como voluntários para ajudar as vítimas do incêndio da zona de Pedrógão Grande, estando a Ordem e a administração de saúde do centro a preparar a forma de distribuir estes profissionais.

Em declarações à agência Lusa, a bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, explicou que tem estado desde madrugada em contacto com o ministro da Saúde, uma vez que várias unidades receberam feridos do incêndio, que começou no sábado na zona de Pedrogão Grande, onde já morreram pelo menos 61 pessoas.

Vários enfermeiros começaram a contactar a Ordem no sentido de se oferecerem para “doar o seu tempo”, acudindo aos feridos e a familiares de vítimas, nomeadamente através do colégio de Saúde Mental da Ordem.

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem está em contacto permanente com o presidente da administração regional de saúde do Centro no sentido de distribuir da melhor forma os enfermeiros que se ofereceram para ser voluntários.

Segundo Ana Rita Cavaco, mais de 40 enfermeiros ofereceram-se já para ajudar e a Ordem dará o apoio logístico necessário a estes profissionais.

De acordo com a informação divulgada na página na Internet da ANPC, as chamas que deflagraram às 14h43 de sábado, em Pedrógão Grande, mobilizavam às 17:45 de hoje, mais de 830 operacionais, 260 veículos e dez meios aéreos.

O fogo deflagrou ao início da tarde de sábado numa área florestal em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, e alastrou-se aos municípios vizinhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, obrigando a evacuar povoações ou deixando-as isoladas.

Segundo o último balanço feito hoje pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, cerca das 13h00, o incêndio provocou pelo menos 61 mortos.

Lusa
 
[quote uid=7111 name="huguh" post=610537]Aldeia na Pampilhosa da Serra a ser evacuada<br /><br />Enviado do meu F3311 através de Tapatalk[/QUOTE]<br /><br />Qual o nome da aldeia?

Não ouvi o nome da aldeia, estava a dar na tvi24

Enviado do meu F3311 através de Tapatalk
 
Eu recomendava que se deixassem de politiquices neste tópico. Já de manhã se puderam ler coisas absolutamente lamentáveis e que felizmente nenhum político em Portugal se lembrou, mostrando que mesmo os políticos da esquerda à direita são menos politiqueiros que os comentadores de bancada. A tragédia é demasiado grande para isso. Aproveito para salientar a seriedade da maior parte do seguimento aqui feito.
 
Gente criminosa!!! :angry:
Atenção apenas a um detalhe.

Lançamento de fogo de artifício / foguetes de bomba é muito diferente de lançamento de foguetes com cana e o lançamento desde que autorizado e em segurança é legal. A discussão sobre a segurança é que pode ser logicamente alvo de todas as considerações.
 
Atenção apenas a um detalhe.

Lançamento de fogo de artifício / foguetes de bomba é muito diferente de lançamento de foguetes com cana e o lançamento desde que autorizado e em segurança é legal. A discussão sobre a segurança é que pode ser logicamente alvo de todas as considerações.
Pois eu entendo... mas choca.