Tendo em conta as perguntas que alguns jornalistas estão a fazer ao IPMA pergunto-me se algum deles estudou o mais básico da Geografia.
É triste e lamentável o Jornalismo Português. Como se fosse possível ter previsto o que aconteceu naquela estrada, naquele determinado momento. Enfim.
O IPMA esteve longe de ter feito o papel que o uma entidade meteorológica oficial de um país deve ter. Ora se o incêndio teve causas meteorológicas, temos sempre que questionar uma coisa ou outra, dê por onde der, e não estou a falar de prever isto ou aquilo no exacto local como dizem os jornalistas.
Já ontem disse aqui, tenho a certeza que noutro país qualquer, a partir do momento em que se previa vento forte, temperaturas extremas e possibilidade de trovoada seca (sim seca, pois qualquer meteorologista digno deve saber quais as condições ideais para tal), haveria logo uma tentativa por parte dessa entidade de informar fosse quem fosse, população, bombeiros, protecção civil e etc. Isto através de avisos.
Para que serve o aviso de trovoada?? Está lá e não lhe tocam nem numa situação destas? Hoje até o Estofex fala no risco de trovoadas secas e eles nada, parece que não querem saber. E se formos a ver hoje já houve focos de incêndio causados por trovoada.
Mesmo que ninguém ligasse aos avisos, ao menos estavam lá e jogavam com isso. Enfim, um conjunto geral de incompetência por todo o lado.
Dizer que o IPMA está totalmente isento de culpas, para mim está errado.