Seguimento - Incêndios 2018

E logo na zona da aldeia onde fica a minha pequena quinta de família com cerca de 1ha... E eu em Leiria sem poder fazer nada e sem saber como estão as coisas por lá... :(

Já está em resolução! Tive há pouco a informação que felizmente não fomos afectados!
 
Um incêndio rural de grandes dimensões que lavra hoje na zona de Badajoz (Espanha) está a mobilizar meios portugueses, no combate, e no sentido de evitar que as chamas cheguem a território português, disse fonte da Proteção Civil.


Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre indicou, cerca das 13:45, que quatro veículos e 18 operacionais dos bombeiros voluntários de Elvas e Arronches, tinham seguido para Espanha para combater o fogo e evitar a sua propagação para Portugal, na zona de Elvas, no distrito de Portalegre.

Segundo a mesma fonte, para a zona do Caia, no concelho de Elvas, foram mobilizados para reforço, 10 operacionais, apoiados por duas viaturas das corporações de Borba e Monforte.


http://sicnoticias.sapo.pt/pais/201...na-zona-de-Badajoz-mobiliza-meios-portugueses

Já está dominado, pelo menos no lado (ou perto) português.
 
Última edição:
Incêndio em zona crítica na Serra do Caldeirão, começou às 19h43, conta já com 23 operacionais e 1 meio aéreo.

Edit (20:12): dominado
 
Última edição:
Incêndio em Montargil também com 34 operacionais, em despacho de primeiro alerta. Tanto operacional no primeiro instante, não deve ser coisa pouca.

Edit: Aumenta para 38 operacionais.
 
  • Gosto
Reactions: rokleon
Quanto às causas das chamas, a WWF começa por "desmistificar" algumas ideias feitas, entre elas a de que a maioria se deve a mão criminosa ou de que o eucalipto é uma árvore maldita.

"Conspiração incendiária, terrorismo ambiental ou máfias organizadas são expressões que se repetem recorrentemente quando há uma onda de incêndios como o que atingiu o noroeste ibérico em outubro de 2017, ou na Galiza em 2006", lembram os peritos, que deixam uma mensagem para o poder: "Os responsáveis políticos devem ser muito cautelosos ao fazer esses tipos de declarações que confundem a opinião pública e não se adequam à realidade".

"Pelo contrário, eles deveriam falar sobre o uso desregulado de fogo no Noroeste, o abandono rural, a falta de gestão florestal, o nulo planeamento territorial, que cercou as aldeias com quantidades crescentes de biomassa florestal, ou o investimento muito reduzido na prevenção real", aponta-se.

Organização internacional diz que não existem máfias dos fogos em Portugal
 
Será que a Ana Leal da TVI vai fazer alguma reportagem "especial" sobre isto??:)
 
  • Gosto
Reactions: dahon e MSantos
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho