Incêndios? Em fevereiro?? Objetivos
Não é uma questão de aprendizagem, pura e simplesmente é a aplicação do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios. No concelho de Viseu essa limpeza foi feita há dois anos. O problema de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra é que as suas câmaras municipais cometeram a ilegalidade de não terem o seu Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios aprovado. E sem esse plano a limpeza não é feita. Mas não é só essa limpeza, é também uma rede de acessos florestais, etc....Tenho reparado que aqui na zona a EDP/REN andam a cortar árvores junto às linhas de alta e média tensão. Se calhar aprenderam algum coisa com o verão passado.
Hoje à tarde em Bodiosa, Viseu
Começa cedo...
Tendo em conta o vento dos últimos dias é muito provável que sejam queimas que se descontrolam ou mal apagadas. Nada de novo portanto.
A malta sempre foi obrigada a limpar os terrenos, mas nunca cumpriu.Até agora, houve 54 ocorrências relacionadas com incêndios rurais. Se, em Fevereiro, existem mais de 50 num só dia, não vejo espanto em ter mais de 500 ocorrências no Verão.
A malta agora, é "obrigada" a limpar os terrenos até 15 de Março, mas como está tudo seco, existem incêndios um pouco por todo o país.
Estás coberto de razão...se ate aqui se lê o que se lê...Basta ler aqui para ver que se continua a pensar como no passado que tão maus resultados deu.
Estes incêndios nesta altura do ano nem deviam ser combatidos, deviam ser controlados, deixar arder de forma controlada.
Cada área que arde agora é uma potencial faixa de contenção e combate quando as condições forem extremas e incontroláveis.
Não só isso como se deveria queimar intencionalmente zonas baldias e outras especialmente selecionadas em zonas de elevado risco por exemplo, de forma controlada evidentemente.
Enquanto não virmos essa mentalidade instalada pouco vai mudar em Portugal e as catástrofes vão repetir-se ciclicamente. A gestão do combustivel é essencial mas a mentalidade da sociedade se calhar não está preparada para essa mudança.
Observo ao longe um foco de incendio que já arde á cerca de meia hora, isto na freguesia vizinha, a uns 2 a 3 quilómetros de distancia, e até é possível ver as labaredas que devem ter mais de uns 3 metros de altura, e não me parece estar a ceder aos meios de combate.
Calculo assim por alto que já ardeu uma área que deve rondar os 2 hectares ou mais, pois ele começou no cimo de uma encosta e já segue pelo vale, que tem carvalhos centenários.