Seguimento - Incêndios 2018

E começou como? Alguma queimada?

Os dois são em canavial. O site do Prociv tem na indicação mato. Agora, se foi queimada ou fogo posto, isso já não sei.
 
Vendo o site da PROCIV, até fico de boca aberto só de ver o número de ocorrencia durante o dia de hoje, ora foram 87 ocorrencia, combatidas por 700 operacionais, com o auxílio de 8 meios aéreos, basta a temperatura subir um pouco mais, para ser logo um nº bastante elevado de ocorrencias.
Isto se por acaso se prolongasse o período de seca, mas parece que sempre vamos ter chuva para a próxima semana, não seria secalhar má ideia, alertar para o perigo das queimas e queimadas, e mesmo até proibir o uso de fogo, até chegar a chuva.


Prazo de candidaturas ao concurso internacional para alugar 50 aviões e helicópteros ao Estado terminou na quarta-feira. Cinco empresas apresentaram candidaturas mas duas chegaram fora de prazo, ficando excluídas

Das cinco empresas que apresentaram propostas para fornecer os 50 aviões e helicópteros ligeiros que o Estado precisa alugar para combate aos incêndios florestais, só três estão em condições de avançar na corrida. O i apurou que houve duas empresas excluídas por apresentarem as propostas fora de prazo, ou seja, depois das 17 horas de quarta-feira.

https://ionline.sapo.pt/599941
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Os dois são em canavial. O site do Prociv tem na indicação mato. Agora, se foi queimada ou fogo posto, isso já não sei.

Os incendios em canavial, parecem um cenário dantesco, que mais se parece com explosões, o som dos estalos ouve-se a longa distancia.
 
Quando saí do trabalho ás 16 horas, via-se ao longe um pequena coluna de fumo, provavelmente do incendio de Ourém, que mobilizou 28 operacionais, e 9 veiculos.
Começou agora ás 18:26 um pequeno foco de incendio aqui na aldeia vizinha, em mato, contando já com 7 operacionais e 7 veiculos.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Hoje, quase 100 incêndios, foram 99, combatidos por 802 operacionais e 12 meios aéreos. Com a lei de limpar tudo, tem sido só incêndios, esqueceram que existe seca.

Se, no Inverno temos 100 incêndios num dia, no Verão não é escandaloso ter 500 incêndios num dia.
 
"Incêndio deflangrou hoje no Caneiro em Ourém.
Já em fase de resolução. A grande alma que são os bombeiros voluntários sempre em acção."
Nota: as fotos são do dia anterior, quinta feira.

As labaredas com altura, em época de inverno, mostra bem como os matos estão secos.



 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
A maioria foram queimadas sim, houve ocorrências em mato e povoamento mas não se sabe a origem, talvez queimadas também, quem sabe. Os terrenos estão extremamente secos, mas tem havido mais incêndios do que o normal.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Hoje, 161 incêndios apoiados por 1086 operacionais e 10 meios aéreos. :wacko: Ainda bem, que vem chuva para acalmar as coisas, senão, temos 500 incêndios antes do Verão.

No Inverno é queimadas, no Verão é fogo posto, mas é a mesma coisa, só que os meios são sempre accionados.

Têm que limpar o terreno até 15 de Março, ora com a chuva que vem, chega-se a Maio e está o matagal armado, demasiado cedo para limpar. :rolleyes:
 
http://www.radioportalegre.pt/index...mero-de-fogos-ocorridos-esta-sexta-feira.html

Portalegre: Comandante [distrital] da Proteção civil considera “anormal” número de fogos ocorridos esta sexta feira
O Comandante Distrital de Portalegre da Proteção Civil, Rui Conchinha, considerou “anormal” para esta época do ano, os oito incêndios registados, esta sexta feira, no Alto Alentejo, contudo sublinhou que também estamos a atravessar um período atípico em termos meteorológicos.

Em declarações à Rádio Portalegre, Rui Conchinha referiu que as temperaturas médias que se registam, associadas à baixa humidade, propiciam o desenvolvimento de incêndios.



Segundo o mesmo responsável a maioria ou a quase totalidade destas ocorrências tem origem em queimas ou queimadas de sobrantes, que “são abandonadas” por quem as faz, ou em períodos do dia desfavoráveis para a sua realização.

O helicóptero de ataque inicial, que está em Portalegre desde há uma semana, com uma brigada da força especial de bombeiros Canarinhos, tem sido uma ajuda muito importante para debelar os fogos que têm ocorrido na região.

Este sexta feira foram registados seis incêndios em povoamento florestal, dois fogos em zonas agrícolas, e uma queima de sobrantes, que se descontrolou, nos concelhos de Portalegre, Marvão, Crato, Gavião, Ponte de Sor e Campo Maior.
 
Está agora em curso um incendio agrícola aqui na minha localidade, começou ás 18:46, e conta já com 34 operacionais e 11 veiculos.
Não tenho campo de visão sobre o incendio, mas aquilo não deve de estar fácil, pois em cerca de 10 minutos já vieram mais 3 veículos.

Edit: 20:33, já está em conclusão.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Incêndio em Belmonte em curso desde as 18h...

acs0Uem.png