Pois isso nunca se resolveu porque mexe com muita coisa!se queremos manchas descontínuas de floresta e isso é consensual... também temos de pagar aos proprietários para não produzirem ou ocuparem os seus terrenos com floresta.
É algo que não entendo.Os bombeiros não atacaram directamente devido ao acesso muito difícil.
É uma expressão apenas, não quis, naturalmente, dizer que os bombeiros estão de braços cruzados a ver as chamas entrar em MonchiqueMas deixa arder o quê? Quem é que deixou arder. Eu entendo a tua raiva mas a culpa não é da operação no terreno. Foi bem planeada mas a natureza é brutal e imprevisível.
Pois isso nunca se resolveu porque mexe com muita coisa!se queremos manchas descontínuas de floresta e isso é consensual... também temos de pagar aos proprietários para não produzirem ou ocuparem os seus terrenos com floresta.
Pois mas isso leva muito tempo a implementar...Concordo.
O problema é que a unica preparaçao que podia dar resultados, nunca é aplicada.
Nao há meios de combate eficaz para plantacoes continuas e desordonadas de eucaliptos e pinheiros. Nem os paises mais ricos (America, Australia...) conseguem apagar fogos de grandes proporcoes quando tem muito vento e tempo seco.
A unica solucao : fazer o que funciona no monte alentejano... ter plantacoes de sobreiros. Seria isso uma verdadeira preparacao. E de certeza que custava menos que canaderes e elicopteros
Tens razão em tanta coisa amigo! Olha para veres que não penso assim tão diferente de ti , deixo.te aqui um post meu feito à umas semanas por discordância de ideias com o Luís! Eu na altura escrevi.lhe istoAté pode ser Ricardo, e naturalmente e infelizmente também eu sei que não iria haver milagres este ano e não haver incêndios desta dimensão, mas era o que estava a dizer ao @luismeteo3 , como é que se deixa o incêndio chegar às portas da vila? Isso é que para mim é imperdoável. Não deviam ter já pedido ajuda há mais tempo? Enfim... deixa arder... amanhã cá estaremos para chorar com e ajudar os pobres desgraçados deste ano...
Mas deixa arder o quê? Quem é que deixou arder. Eu entendo a tua raiva mas a culpa não é da operação no terreno. Foi bem planeada mas a natureza é brutal e imprevisível.
Eu não estou a fazer política, não estou mesmo! Já referi que não sou técnico. Ainda agora ouvi o Pof Xavier Viegas a dizer que as coisas estão a correr melhor este ano. O que está a correr mal é o número de reacendimentos que continua alto. Ele acha que se deve usar retardante e não água.Duas coisas revoltantes: Pessoas que afirmam claramente que os meios no terreno estão a falhar a sua missao sem lá estar... E aqueles que dizem que os meios estão a fazer tudo e a culpa é das circunstâncias sem estar no terreno...
Habituais politiquices no meio de coisas sérias.
Não são certezas, alguma vez disse isso? Não sou técnico. Vejo os dados que são disponibilizados e que qualquer um pode ver.Por acaso tenho alguma curiosidade em saber de onde saem estas certezas todas que tu tens em relação às operações. Tens algum contacto especial ou ééatravés das imagens da cmtv e números apresentados no site da proteção civil que chegas a essas conclusões?
Bem, ponto da situação em Marvão/Portagem, quando lá estive. O incêndio ainda tinha uma frente extensa na encosta de Marvão, mais perto da Portagem do que de Marvão. O vento estava na sua maioria fraco, no entanto de vez em quando havia algumas rajadas e a sua direção era muito errática. A zona onde está a arder poucos acessos tem, e não estava a arder lentamente, deu para ver o fogo a progredir nos 15-20 minutos que lá estive ao pé.
Na minha opinião as mudanças no vento não me agradam nada, havia muitos pirilampos e muitas tentativas de apaziguar o incêndio, mas não sei não... Esperemos que o vento estabilize. Mas isto é só a perspectiva de um transeunte, não de quem percebe da coisa. A frente é um pouco mais extensa para a esquerda, na primeira foto. Havia uma projeção diferente mais dentro da encosta de Marvão para Leste, visível na 2ª foto.
Aqui vão umas fotos, vista de Portagem e na entrada Leste desta (direção de Espanha) (expandir o "spoiler"):