Concordo plenamente. Uma gestao da paisagem e prevencao com a reeintroducao de servicos florestais é para mim a melhor forma de controlar os efeitos mais graves dos fogos, ja que como foi dito é impossivel eliminar os fogos de vez pois fazem parte do nosso clima. Penso que investimento em biomassa para producao de eletricidade a nivel local por exemplo é uma boa forma de gerir o combustivel vegetal, algo que é muito usado por exemplo nos paises nordicos com grandes areas florestais. Limitar ao maximo o eucalipto vai ser impossivel porque o papel é uma das maiores industrias do pais e nao podemos de repente suprimir esta industria. mas pode-se limitar a progressao do eucalipto para zonas abandonadas e ai reflorestar com especies mais resistentes 'a progressao do fogo.https://www.bps.pt/2018/08/05/opiniao-os-fogos-a-lei-e-a-economia/
Ou este gajo é doido varrido ou metade dos colegas deste forum que aqui postam, estão redondamente enganados...
Quem tera razao?
https://www.bps.pt/2018/08/05/opiniao-os-fogos-a-lei-e-a-economia/
Ou este gajo é doido varrido ou metade dos colegas deste forum que aqui postam, estão redondamente enganados...
Quem tera razao?
Qual a causa ? Não foi mão humana , ou seja criminosa ?Muitos aqui vão ficar surpreendidos com a causa do Incêndio de Monchique...a seu tempo, a seu tempo...
A "calinada" é da PROCIV que não consegue resolver a m**** de um bug no site que deve ser facilimo de resolver. O site é um orgão oficial de comunicação usado quer pelo público em geral quer pelos jornalistas para informar o público. Estar a dizer às pessoas que já está tudo ok, "em conclusão", quando ainda há estradas e sítios cercados pelo fogo não é parvoíce nenhuma. É incompetência e até pode levar a comportamentos perigosos.
.. Ou meteu lhe gasolina, com o motor a escaldar. Eu deixo sempre a motoroçadora arrefecer uns 10min, antes de meter gasolina. Aproveito para descansar, beber água.Aliás, o incendio anterior em Monchique, ha uns dias atrás, foi causado por um agricultor idoso que estava a regar o quintal com um motor eléctrico...aqueceu e provocou o incêndio...
.. Ou meteu lhe gasolina, com o motor a escaldar. Eu deixo sempre a motoroçadora arrefecer uns 10min, antes de meter gasolina. Aproveito para descansar, beber água.