joralentejano
Super Célula
Os incêndios no Alentejo são mais comuns agora devido ao facto de os campos terem acabado de secar e se proceder ao corte das searas. Alguns incêndios são gerados nos fardos de palha provenientes das mesmas e isto deve-se ao facto de, devido ao calor o feno gerar combustão, pois, ainda não estão bem secos, e quando estão todos juntos, ardem. Pelo o que estive a ver, grande parte dos incêndios são de origem agrícola.Contínua a situação anómola dos incêndios com alguma dimensão no Baixo-Alentejo, situação que já vai persistindo há já alguns dias! Neste momento são 5 incêndios no mesmo, 4 deles no distrito de Évora, e outro em Beja, o que envolve mais meios, e que teve início cerca das 11H, não percebo o porquê de ainda não ser ocorrência significativaAo todos estão envolvidos no combate a estes incêndios 188 Op, 55 Veículos , e 5 MA´s.
Hoje por exemplo, a IP2 perto de Portalegre está cortada ao trânsito devido a um camião que transportava palha, ter ardido totalmente:
Camião carregado de palha arde no IP2
No ano passado, houve 2 grandes incêndios em duas herdades nas redondezas onde estavam fardos de palha, exatamente nesta altura em que as searas são cortadas, sendo que a causa foi exatamente essa que referi.
Última edição: