Seguimento Incêndios - 2019

O de Ponte de Sôr que foi dado o alerta à cerca de 10 minutos, ou querias dizer Nisa?!! :intrigante:

Nisa já é ocorrência significativa!

Posit: 2 frentes e vários grupos de reforço accionados:
GRIF 03 FEPC, EAUF 03 FEPC, GRIF 01 Santarém, GRIF 01 Castelo Branco, GRIF 02 FEPC

Que plano é este que foi atividado, alguém sabe?!!
Planos Ativados - MIOPI Nisa
Não e mesmo Montargil, o site da ANPC não está bom, sei isto porque avisto coluna de sumo de grande dimensão da minha terra , Montemor o novo e sei o que digo

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk

Não e mesmo Montargil, o site da ANPC não está bom, sei isto porque avisto coluna de sumo de grande dimensão da minha terra , Montemor o novo e sei o que digo

Efectivamente a coluna de fumo é visível no SAT24 mas o site da ANPC não reporta qualquer incêndio nessa zona...

• Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Obrigado, não tinha o mínimo conhecimento disto :thumbsup:

Talvez GRIF's ativadas para Nisa que foram reencaminhadas para Montargil devido a falta de meios no distrito por causa do outro incêndio?

Sim, talvez seja isso! Vamos aguardar , por enquanto a ocorrência conta apenas com 10 Op, e 3 veículos no TO.

Não e mesmo Montargil, o site da ANPC não está bom, sei isto porque avisto coluna de sumo de grande dimensão da minha terra , Montemor o novo e sei o que dig

Não estou a duvidar de ti, até porque sei que sabes do que falas!;) Apenas achei estranho devido a ser uma ocorrência em fase nascente, ,mas faz sentido o que o @SpiderVV disse ;)

Parece que passou a estar em resolução. Realmente vê-se uma segunda nuvem de fumo nessa zona no Sat24, mas talvez o tenham circunscrito (e não necessariamente exitinto).

Edit: Vê se no radar do IPMA tbm, e na última imagem dissipa :)

Edit 2: A nuvem de fumo de Nisa também diminuiu um pouco, e de acordo com a RTP3 parece que o fogo começa a ceder aos meios.

• Gosto
Reactions: vagas
Parece que passou a estar em resolução. Realmente vê-se uma segunda nuvem de fumo nessa zona no Sat24, mas talvez o tenham circunscrito (e não necessariamente exitinto).

Edit: Vê se no radar do IPMA tbm, e na última imagem dissipa :)

Edit 2: A nuvem de fumo de Nisa também diminuiu um pouco, e de acordo com a RTP3 parece que o fogo começa a ceder aos meios.
Montargil ainda em curso , mas a ceder aos meios

IF Montargil em Monte dos Irmãos

104 OP e 5 MA. Só agora apareceu no site da ANPC. Não é o mesmo IF de Montargil que foi indicado mais acima...

Verdade. Essa zona é muito perigosa para incêndios, floresta atrás de floresta, e eucaliptal. Não esperava tanta ocorrência do género pelo distrito, nem nos dias mais quentes tem havido.

Ouço e vejo o helicóptero, está a voltar penso que para Nisa.

Está um meio da ANPC a fazer coordenação em Nisa pelo Flightradar, está outro em Montargil mas não tem a insígnia da ANPC.

Nisa já é maioritariamente área de pasto, o que melhora muito a situação, mas está com algumas projeções e ainda vai ardendo bem, pelo menos de acordo com as imagens da RTP3. Foi reforçado para 310 operacionais.

109 operacionais em Montargil.

Aparentemente Montargil também muito perto de o ser também

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Vejo algum fumo acumulado na atmosfera a sul, deve ter sido do de Montargil. 107 operacionais em Montargil, ainda não considerado dominado.
Passou agora a ocorrência significativa com 1 frente ativa, pela redução de meios, pensei que tivesse perto da resolução

Por vezes isso deve-se à rendição de meios e não necessariamente a estar perto da resolução. Ainda assim, penso que não deve estar longe, espero eu - essa zona tem muita floresta e eucaliptal.
Mas numa fase de ataque ampliado não é muito normal, e a redução foi de mais de 50 Op

• Gosto
Reactions: Spider