Seguimento - Incêndios 2022

Fumo de pinheiro costuma ser mais negro que eucalipto, se forem pinhais extensos parece petróleo a arder.
Sobre a intensificação de incêndios a determinadas horas, dependente das regiões mas no centro é muitas vezes quase um relógio suíço, a altura em que começa a aquecer a superfície no interior gerando-se depressão térmica/movimentos ascendentes do ar forçando a nortada a rodar e a intensificar-se rumo ao interior.
À medida que avança para dentro muitas vezes nesta região coincide com a fase do dia mais quente.

Chega a ser fascinante perceber como isso por vezes é incrivelmente previsível.
Falo do comportamento do incendio e não das ignições que lhes deram origem claro.

Por vezes há 2 ou 3 incêndios em determinada região do centro e que até podem estar ainda a alguma distancia uns dos outros mas chegam a ter comportamentos que quase parecem ser a mesma entidade ou uma espécie de gémeos ligados de alguma forma.
Na prática o que os liga é a evolução da temperatura e da progressão e intensificação da nortada para o interior.
 
Visto de onde estou em Tomar está mesmo com muito mau aspecto o incêndio de ourem. Com a direção que está a levar, aquelas horas em que os meios aéreos deixam de actuar e o incêndio ainda está na força toda, vai coincidir com a chegada do incêndio à linha de pequenas aldeias e lugares entre Caxarias e Urqueira/Olival. Não vai ser fácil, e sem querer agoirar, mas é um risco enorme para pessoas e bens.
 
Almeidinha, Mangualde


O combate parece estar a ser relativamente eficaz.


O detalhe não refere os dois Fireboss que se vêem em acção, mas o total de meios aéreos, 4, parece certo.

Área coberta pelo vídeo:
Shayl8m.jpg
 
No entanto, inclino-me mais, nesta altura, para negligências/descuidos a aproveitarem os últimos dias antes do "Alerta" se iniciar no Domingo, com as restrições e proibições conhecidas.
É uma possibilidade, mas não acredito. No espaço de 10 minutos haver duas ocorrências na mesma zona (foto que coloquei aqui) para mim é claro que se trata de fogo criminoso. E em Ourém já parece ser tradição.
 
  • Revirar os Olhos
Reactions: "Charneca" Mundial
Reacende-se Vila Pouca de Aguiar/Zimão.

É impressão minha ou apesar de ser considerado incêndio "importante", não está a ter os meios suficientes?
Começou ontem ao pôr-do-sol, às 9h42 de hoje estava em resolução e às 13h10 em conclusão, reacendimento menos de uma hora depois.
Vento de Oeste 16 Km/h, 33ºC e HR 14% não ajudam.

 
  • Triste
Reactions: "Charneca" Mundial