Seguimento - Incêndios 2023

Incêndio em Castelo Branco já consumiu seis mil hectares.

Atualizado em 05 agosto, 2023 às 15:24.

42limppkhwoq.jpg

xbtpi3uwkpcq.jpg

O incêndio que deflagrou sexta-feira à tarde em Carrascal, na freguesia de Sarzedas, no concelho de Castelo Branco, já consumiu uma área de floresta estimada em seis mil hectares.

A informação foi avançada pelo segundo comandante operacional de Emergência e Proteção Civil do Centro, Jody Rato, numa conferência de imprensa em que fez o balanço do combate a este incêndio que já ganhou uma dimensão considerável e se dividiu em duas frentes, uma no concelho de Castelo Branco e a outra, mais preocupante, no concelho de Proença-a-Nova.

Quanto aos locais que inspiram maior preocupação aos operacionais são, neste momento, Sobral Fernando e Moitas, no concelho de Proença-a-Nova.

Última edição:
Pelas imagens de satélite e radar, é bem notório o agravamento do IR Castelo Branco , e o de Leiria/Ourém que começou já esta tarde :unsure:

Pelas imagens de satélite e radar, é bem notório o agravamento do IR Castelo Branco , e o de Leiria/Ourém que começou já esta tarde :unsure:
Leiria já está em resolução tendo sido retirados quase todos os operacionais, restam apenas 19 com 8 viaturas, informação das 16h38.
Informação errada. Refere-se a outro foco lá perto.
A situação, como se vê na imagem de satélite, é de intensificação do fogo, e dos meios de combate:
7yV6aV4.png

Venda Nova e Torres Vedras foram concluídos, também nesta última hora.

Mantém-se Cadaval (novamente Cadaval!) e Odemira, além de Ponte de Lima.

Castelo Branco:

"
POSIT 16H00M -
GRIR 01 Centro, GRIR 01 Alentejo , GRIR 01 Alto Alentejo , GRIR 01 Região Leiria . GRIR 01 Beiras e Serra da Estrela, BRIR 01 FEPC Trancoso, BRIR 02 FEPC Sobreira Formosa, GRIR 01 Viseu Dão Lafões, GRIR 01 LVT, CATE UEPS Viseu, GRIR 01 Coimbra Morcego, GRRA 01 Região de Aveiro , GRIR 01 Alentejo Central, GRIR 01 Península de Setúbal , CATE UEPS Aveiro, EPCO 01 Região Coimbra, EPCO 01 Baixo Alentejo, GRPI 01 Área M. Porto, GRIU 01 Região de Leiria , GRIR 01 Baixo Alentejo, GRIU 01 Beiras e Serra da Estrela, GRIR 01 - DOURO, GRIR 01 - Algarve, CRIR 01 LVT, GRIR 01 Lisboa, GRIR 02 Lisboa, GRIR 02 LVT, GRIR 01 Lezíria Tejo, EPCO 01 Lezíria do Tejo, EPCO 01 Leiria.
PCO Diretor: Coordenadas 39° 46'18.4"N 7°51’11.8"O- Campo de Futebol Sobreira Formosa
COS: ANEPC 2° COREPC Jody Rato "

BrIadQv.png

Imagem satélite há 5 minutos:

1esJs13.png

Última edição:
Porque é que os meios aéreos não atuaram de manhã no fogo de Castelo Branco, alguém confirma ou desmente esta informação ?

Porque é que os meios aéreos não atuaram de manhã no fogo de Castelo Branco, alguém confirma ou desmente esta informação ?
Vários Fireboss (talvez 6) chegaram ao teatro de operações ás 09:30h e os 2 Canadair também estiveram a manhã toda no incêndio, dada a dimensão do incêndio não dá para estar em todo o lado e ao fim de quase 3h de voo têm de retirar para reabastecer e é possível acompanhar no FlightRadar24 alguns Fireboss e Kamov 32 em voo ...eu sei que é desesperante ter um incêndio á porta de casa e não ver meios mas não é possível estar em todo o lado dada a enorme dimensão...
Ourém
Odemira

Última edição:

Pelo que ouvi na televisão (penso ter sido na CMTV) teve ver com o facto de o Papa estar a visitar Fátima e o espaço aéreo estar condicionado ou com restrições ( acho um pouco estranho mas OK).:unsure:

A meu ver, e para situações destas, não deveria estar condicionado aos aviões de combate a incêndios, até porque o incêndio ainda era longe de Fátima.

Ou seja eles atuaram, mas menos do que poderiam em condições normais, e também havia muito fumo.

Última edição:

Não existia condições de segurança para o fazerem, ja que o tecto de fumo era muito denso e baixo!

Pelo que ouvi na televisão (penso ter sido na CMTV) teve ver com o facto de o Papa estar a visitar Fátima e o espaço aéreo estar condicionado ou com restrições. :unsure:

A meu ver, e para situações destas, não deveria estar condicionado aos aviões de combate a incêndios, até porque o incêndio ainda era longe de Fátima.

Ou seja eles atuaram, mas menos do que poderiam em condições normais.
Não é verdade, nos avisos á navegação aérea em Fátima e Lisboa está isto: "
ALL FLIGHTS ARE PROHIBITED, EXCEPT
STATE, MEDEVAC, SEARCH AND RESCUE AND FIRE FIGHTING FLIGHTS, DULY
AUTHORIZED BY THE AIR POLICING SERVICE."

Não é verdade, nos avisos á navegação aérea em Fátima e Lisboa está isto: "
ALL FLIGHTS ARE PROHIBITED, EXCEPT
STATE, MEDEVAC, SEARCH AND RESCUE AND FIRE FIGHTING FLIGHTS, DULY
AUTHORIZED BY THE AIR POLICING SERVICE."

Sim eu sei, daí ter achado essa informação da CMTV muito estranha, enfim, nada que já não nos tenham habituado. :rolleyes:

Muito mau seria se por causa da visita de um Papa os meios aéreos não pudessem atuar normalmente, só faltava mais essa... :unsure: