Seguimento - Incêndios 2023

Não há situação de Alerta, não há restrições algumas a queimadas, não há nada, incrível país este.

Jh4jZAB.png
 
Última edição:
Incêndio de Paredes reactivou-se, grande coluna e fumo escuro visível daqui do Porto.

Outras colunas de fumo visíveis.
 

Autoestrada A42 volta a estar cortada devido ao fogo em Lordelo

07/08/23 16:43 ‧ HÁ 51 MINS POR LUSA

A Autoestrada 42 (A42) voltou hoje a estar cortada junto ao nó de Seroa, em Paços de Ferreira, devido ao incêndio que lavra em Lordelo, no concelho de Paredes, informou hoje a Proteção Civil.

41309970.JPG



Fonte do comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto (AMP) confirmou na tarde de hoje à Lusa que a autoestrada ficou cortada desde as 12:56, pouco depois da reativação do incêndio que começou no domingo.


Segundo a mesma fonte, o incêndio continua a ser combatido por 111 operacionais, 39 meios terrestres e dois meios aéreos, após uma "uma reativação com grande intensidade" que ocorreu pelas 12:45.

Ao final da tarde de domingo, fonte do comando sub-regional tinha adiantado, pelas 19:50, que o combate às chamas estava em fase de conclusão, mas hoje deu-se uma reativação.

O alerta para o incêndio tinha sido dado às 14:40 de domingo, e as chamas já tinham obrigado ao corte da autoestrada A42 nos dois sentidos, próximo do nó de Seroa, em Paços de Ferreira, durante cerca de meia hora

 

Fogo no Arrabal obriga ao corte da A1 entre Fátima e Leiria.​


07 agosto, 2023 às 17:04

uvueaqhhywca.jpg


1wzytqk6ziqr.jpg


O incêndio que deflagrou ao início da tarde no Arrabal, freguesia do concelho de Leiria, obrigou ao corte da Estrada Nacional 113 (EN 113), que liga aquela cidade a Ourém, no distrito de Santarém, confirmou à Lusa fonte da GNR. A A1 está cortada entre Fátima e Leiria.

A mesma fonte adiantou que o corte da EN113 ocorre nos dois sentidos

 
Duas novas ignições na zona de Leiria/Ourém, a juntar à existente.
Menos de 10 km entre uma e outra, início em minutos consecutivos (13:47 e 13:48).
Qualquer semelhança com a situação durante a onda de calor de Julho de 2022 não é pura coincidência...
Portugal é mesmo um país de tristes... E foram só 2 dias de calor a seria, imaginem que era 1 mês... Não mudem a constituição para dar 25 anos a estes criminosos não...
 
Portugal é mesmo um país de tristes... E foram só 2 dias de calor a seria, imaginem que era 1 mês... Não mudem a constituição para dar 25 anos a estes criminosos não...
Voltamos a este discurso ao nível de café como se todos os IF fossem criminosos e, que dentro dos últimos, não existissem problemas psíquicos graves por vezes observados.
Comparar isto a penas máximas por homicídio qualificado é um exemplo estranho da crueldade e extremismos do nosso tempo.
 
A salvação de Monchique foi a rotação do vento para sueste que entrou hoje, se tivesse a nortada forte dos últimos dias, já tinha entrado Monchique a dentro.
 
A rotação para Oeste/Noroeste é normal e expectável naquela zona ao fim do dia em dias de vento predominante de Sul/Sueste. Lado positivo: tenderá a aumentar a humidade do ar, lado negativo poderá levar o incêndio para caminhos pouco recomendáveis.

A madrugada de hoje hoje e o dia de amanhã serão fundamentais para controlar o incêndio e evitar que se estenda muito à Serra de Monchique, caso contrário, e com a previsão de vento forte de Noroeste para 4a feira, a coisa pode-se descontrolar e termos novamente a Serra numa situação muito delicada.