Cheias alagaram Vilariça, a maior zona de hortícolas de Bragança
Chuva intensa dos últimos dias teve como consequência culturas quase totalmente devastadas. Nesta zona do sul do distrito de Bragança localiza-se um dos vales mais férteis do país
A maior zona de produção de hortícolas do distrito de Bragança, no Vale do Vilariça, está alagada pelas cheias provocadas pela chuva intensa dos últimos dias, com perdas totais de culturas, disse à Lusa um representante local.
Fernando Brás, presidente da Associação de Beneficiários do Regadio do Vale da Vilariça, disse que “90% da zona dos hortícolas foi afetada e ainda está alagada”, nomeadamente nas zonas de Vilariça, Sampaio, Junqueira, Horta da Vilariça e Foz do Sabor.
Nesta esta zona do sul do distrito de Bragança localiza-se um dos vales mais férteis do país, o Vale do Vilariça, com diversas culturas, em que têm um peso significativo as hortícolas, que acabaram de ser plantadas para as novas colheitas.
Segundo Fernando Brás, ainda que os agricultores encarem a hipótese de repor as plantações, não sabem se e quando o podem fazer, visto as previsões meteorológicas continuarem a apontar para chuva nos próximos dias.
Ontem no decorrer da segunda etapa da vuelta a castilla e leon que ligou Bragança a Fermoselle pouco depois de Miranda do Douro o pelotão foi apanhado por fortissimas rachadas de vento, que segundo algumas pessoas presentes terá mesmo tratado-se de um tornado, tendo atirado com alguns ciclistas para a valeta e partiu completamente o pelotão em 3 grupos.
Aqui fica uma imagem da ocorrência: http://www.jornalciclismo.com/?p=41946