Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2010

Recarregaste-me as baterias!! :w00t::w00t::rolleyes:

Um regalo mas que regalo, excelente registo, apesar de ser magnifico :D, a chuva e trovoada intensa é preocupação, por causa de inundações, já que a terra está seca mas bem seca..

EDIT: Ainda estou na esperança que cresça aqui algo..

Por aqui ainda nem uma pinga, só encoberto! Bolas, está difícil.. :S

Estava com atenção numa mancha vermelha a SE de castelo branco, na imagem de radar de precipitação das 16h, mas verifico que às 17h já estava em território espanhol. De qualquer modo, deve ter deixado precipitação intensa sobre Malpica do Tejo.

Céu nublado e 27,7ºC.

Extremos de hoje:

17,6ºC / 29,4ºC

Trovoada Intensa que caiu sobre a cidade, pena não estar no melhor local de observação mas deu para fazer um vídeo de onde estava. O melhor esta no fim do vídeo :D

YouTube- Broadcast Yourself.

:sad: :sad: (quem me dera que tivesse sido aqui...)

Parabéns Spiritmind... Assististe ao que eu simplesmente chamo de "trovoada perfeita"... A imagem da webcam está espectacular. :thumbsup:

depois de ima noite quente o dia aqui por estes lados o dia foi de ceu limpo de manha e de trovoada, praticamente
a tarde toda, desde as 12.30 so acalmou por volta das 17h... houve alguns cortes de enegia que souberam bem, ja que estava a trabalhar:D
as temperaturas de hoje sao as segintes:
24.1ºC minima:eek: e a maxima de 31.4ºC

actualmente o ceu esta nublado e ainda se he actividade electrica na serra da estrela... sigo com 24.5ºC

Dia surpreende no que diz respeito às trovoadas.
Nem mesmo na última run se previa um índice de CAPE/LI capazes de gerar a enorme quantidade de trovoadas que se verificaram.

Run das 12z do GFS:

gfspicape003.png

gfspicape006.png

E na prática o que se verificou:

semttulo7g.png

semttulo9t.png

4760 descargas eléctricas entre as 9h e as 19h UTC.
5229 até às 20h UTC.

Quanto a precipitação, e no que diz respeito às estações do WU, temos o seguinte (top 3):
35,8mm - Loriga (Tclor)
24,3mm - Covilhã (Spiritmind)
18,8mm - Lousã (Lousano)

cai um forte aguaceiro neste momento, mas sem trovoada