Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
boas

por Gouveia o dia foi de céu nublado por cumulos e nuvens altas. praticamente não houve vento.
atualmente sem alterações, sigo com 21.3ºC

Boa noite. Hoje o poente teve direito a muitas nuvens cirros, cirrostratus, cirrocumulus, a um sundog (sinal de que atmosfera anda bem geladinha:hehe:), a um halo solar (penso eu) e ainda a uma refeição de um pintassilgo:lol::D

Cirros, Cirrostratus, Cirrocumulus (e uma pequena visão para o sundog):
a1l99xl.jpg

fD0ja1w.jpg

aEINjlz.jpg

ClWMcYc.jpg

eYpelOf.jpg

XZ9Nel7.jpg

NfSiNQE.jpg

RF6vZFX.jpg

5qTN80G.jpg

Hceux6e.jpg

Avx6YbH.jpg

Sundog e halo solar:

l3IRujF.jpg

jUF74ct.jpg

zYRG3BH.jpg

lXq1TSH.jpg

GNg75x6.jpg

YEm5aS0.jpg

7kexIRj.jpg

Sundog:

i9nOB4X.jpg

9a22Wjs.jpg

4b3cV1s.jpg

1aVB3Bn.jpg

mFFYVJw.jpg

CjfukS9.jpg

V7Lvv2m.jpg

Pintassilgo no seu jantar de sementes, no restaurante A Horta:lmao::

nDi24QX.jpg

Última edição:
Hoje o poente teve direito a muitas nuvens cirros, cirrostratus, cirrocumulus, a um sundog (sinal de que atmosfera anda bem geladinha:hehe:), a um halo solar (penso eu) e ainda a uma refeição de um pintassilgo:lol::D

:palmas::palmas: excelente trabalho de reportagem do céu, transporta-nos para o local e para o momento! O halo solar ficou muito bem captado e é um fenómeno raro ao poente, necessita com efeito de uma alta atmosfera bem fria e uma camada de cirrostratus muito fina. O sundog está fantástico! Aquela árvore, que tanto deve ter dado em vida, não sabia que depois de morta iria ser uma figurante artística em tantas belas imagens :D (nitidez perfeita!). Recomendo que algumas destas fotos do halo e sundog sejam colocadas no tópico dos fenómenos ópticos atmosféricos, que constitui uma galeria permanente.

O momento e composição do pintassilgo estão perfeitos, merecia, como incontáveis outras fotos, uma câmara digital à altura deste talento, perdoe-me a sinceridade. ;)

Parabéns! :thumbsup:

:palmas::palmas: excelente trabalho de reportagem do céu, transporta-nos para o local e para o momento! O halo solar ficou muito bem captado e é um fenómeno raro ao poente, necessita com efeito de uma alta atmosfera bem fria e uma camada de cirrostratus muito fina. O sundog está fantástico! Aquela árvore, que tanto deve ter dado em vida, não sabia que depois de morta iria ser uma figurante artística em tantas belas imagens :D (nitidez perfeita!). Recomendo que algumas destas fotos do halo e sundog sejam colocadas no tópico dos fenómenos ópticos atmosféricos, que constitui uma galeria permanente.

O momento e composição do pintassilgo estão perfeitos, merecia, como incontáveis outras fotos, uma câmara digital à altura deste talento, perdoe-me a sinceridade. ;)

Parabéns! :thumbsup:

Obrigado pelos comentários e apreciações:thumbsup:! De facto foi a primeira vez que vi um halo solar (metade de um halo) num poente, e quanto ao sundog também nunca tinha fotografado um tão luminoso:D A velha árvore seca que aparece sempre no fundo das fotos foi em tempos um bom castanheiro, mas é naquele cantinho que eu consigo ter uma vista mais ampla para o céu (sem apanhar as casas) e para o horizonte nomeadamente para o Caramulo, e por ironia do destino até que árvore não fica nada mal em dadas fotos:lol:. Relativamente ao pintassilgo é uma pena que a foto tenha ficado um pouco esbatida por eu ter usado o zoom máximo (lá está a câmara não dá para mais:sad:), já para não falar que a luz não era muita, o sol tinha-se posto, mas este menino decidiu vir jantar tarde:lmao:.

Desculpem o off-topic, sabem.me dizer. se a ponte de Aguieira em Santa Comba Dão já está aberta a veículos pesados?
Obrigado.