Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Esta foto é do lado de Unhais da Serra (S. Estrela):

1708691596519.webp

Ver anexo 9893Ver anexo 9894
Tiradas pela minha irmã hoje de manhã, parece-me que acumulou aproximadamente aos 1100m de altitude ... entradas de noroeste não é o ideal para a vertente leste da serra.
Exacto. Entradas de noroeste e pior ainda com vento forte que leva boa parte da precipitação para os flancos da serra :(

Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk

Ficam aqui umas fotos, pensei que a acumulação seria maior, as fotos foram tiradas entre as 12:30 e as 14:00.

No Alto de Espinho, junto ao parque de descanso do IP 4, não existia neve no solo, temperatura a rondar os 5º graus, apenas quando ocorria um aguaceiro, é que a temperatura descia.

53547615564_9df1b81434_b.jpg

As 2 fotos seguintes são na Serra do Alvão, a 1ª junto a barragem e a 2ª já no caminho de descida, para ser sincero esperava mais acumulação de neve, a temperatura rondava os 3º graus, e só quando ocorria um aguaceiros é que descia.

53547474178_607fd882a3_b.jpg

53547284116_d636a31c4b_b.jpg

6.6°C, finalmente um dia frio, graças ao vento moderado que se fez sentir.
Máxima de 9.7°C, 12.2mm acumulados, resultado de meia dúzia de aguaceiros, bem distribuídos ao longo do dia.

Quase nos 200mm mensais, São João do Monte no Caramulo já acima dos 300mm.

Dia fraco para a neve no distrito, não chegou ao planalto da Nave/Lapa/Terras do Demo, nem à Arada/São Macário/Caramulo, só acumulou acima dos 1100m no Montemuro.

Última edição:
pensei que a acumulação seria maior, as fotos foram tiradas entre as 12:30 e as 14:00.

Dia fraco para a neve no distrito, não chegou ao planalto da Nave/Lapa/Terras do Demo, nem à Arada/São Macário/Caramulo, só acumulou acima dos 1100m no Montemuro.
Ainda agora começou o aviso laranja, vai chegar a mais locais e acumular ainda mais.

p5CFgBY.png

Melhores locais (distância e acumulação), partindo de Braga, para levar as crianças a ver a neve? Alguém tem dicas?
Alerto apenas que a precipitação, parecendo que não, não está a ser muito significativa, pelo que mantos de neve não serão frequentes ou de fácil acesso em altitudes razoáveis.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

Chove bem por aqui, agora sim deve estar a cair alguma coisa nos pontos mais altos do distrito.

Enviado do meu T770H através do Tapatalk