Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Isto não pode falhar, quase sempre aguaceiros em todas as horas mantendo-se a temperatura entre -1ºC e 0ºC.
Penhas Douradas já tem de estar com cerca de um palmo de neve em zona plana, com grandes acumulações nos obstáculos.
O anemómetro está com certas dificuldades em funcionar...

xEWdwQE.png

Não me recordo de ver tanta estrada fechada.
Especialmente Manteigas-Sabugueiro-Gouveia ! Não pode ser só pela neve, deve-se também certamente ao gelo que se poderá formar na estrada.
A estrada de Manteigas para a bifurcação Sabugueiro/Gouveia sobe até aos 1420m.
71 Km para ir de Manteigas a Gouveia agora, é difícil, e é preciso que a estrada de Videmonte se mantenha aberta (sobe aos 1100m).
Penhas Douradas isolada, portanto, a não ser que haja ainda alternativa por S.Sebastião ou Carvalheira mas ambas só chegam ao parque das merendas.

Última edição:
Não me recordo de ver tanta estrada fechada.
Nos últimos anos tem sido raro, mas antes disso costumava acontecer algumas vezes por ano :)

Está a ser um belo nevão no maciço central, mas parece-me que as cotas de neve saíram furadas qb aqui na região.
Só desde as 18:00 caíram 10 mm aqui em Loriga, mas foi sempre água-neve, com a temperatura estabilizada nos 3 °C. Há pouco a 1000 metros de altitude, na Portela do Arão, igual cenário com 2 °C.

Última edição:
Aqui curiosamente a temperatura tem subido com a chegada dos aguaceiros, tem andado entre os 4.4ºC e os 5ºC nas últimas duas horas, 16.8mm.

Estradas fechadas acima dos +/-1100m, no Montemuro

Última edição:
Nos últimos anos tem sido raro, mas antes disso costumava acontecer algumas vezes por ano :)

Está a ser um belo nevão no maciço central, mas parece-me que as cotas de neve saíram furadas qb aqui na região.
Só desde as 18:00 caíram 10 mm aqui em Loriga, mas foi sempre água-neve, com a temperatura estabilizada nos 3 °C. Há pouco a 1000 metros de altitude, na Portela de Arão, igual cenário com 2 °C.

Como dizia o outro, é raro mas acontece muito :D

O IPMA dava cotas de 800/1000m, pelos teus relatos confirma-se. Queda de neve e acumulação de neve vai sempre alguma diferença.