Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2012

boas

por gouveia a manha foi de aguaceiros fracos... nao ha vento e sigo com 6.1ºC muito quente para a neve, mesmo se neva-se nao pegava...
nao da para ver se neva neste lado da serra, o nevoeiro tapa-a desde o alto de gouveia...

eu queria ir a serra do marão hoje á tarde mas não sei haverá neve :(

Bom dia!

Eu para já não te aconselhava a vir para o Marão não acredito que tenha neve, pois aqui em Vila real estão 7ºc que é um temperatura muito elevada!

A serra do Alvão nem uma pinta de neve tem, a serra do Marão não consigo ver porque esta cheia de nevoeiro.
E estes últimos anos tenho reparado que para nevar nas serras aqui a volta de vila real a temperatura tem de estar por volta dos 3ºc ou 4ºc no máximo, e hoje esta longe disso:angry:

Custa-me acreditar que venha a nevar hoje a tarde pois esta tão alta a temperatura!:sad:

A temperatura mínima de hoje foi de 3,8ºc

A temperatura máxima ate ao momento foi de 7,8ºc

Tenho a pressão atmosférica 1020 com tendência a descer!

O vento muito fraquinho 5kmh vindo do sul!

Vamos aguardar!

Nevou em Bragança?

Bom dia!

Eu para já não te aconselhava a vir para o Marão não acredito que tenha neve, pois aqui em Vila real estão 7ºc que é um temperatura muito elevada!

A serra do Alvão nem uma pinta de neve tem, a serra do Marão não consigo ver porque esta cheia de nevoeiro.
E estes últimos anos tenho reparado que para nevar nas serras aqui a volta de vila real a temperatura tem de estar por volta dos 3ºc ou 4ºc no máximo, e hoje esta longe disso:angry:

Custa-me acreditar que venha a nevar hoje a tarde pois esta tão alta a temperatura!:sad:

A temperatura mínima de hoje foi de 3,8ºc

A temperatura máxima ate ao momento foi de 7,8ºc

Tenho a pressão atmosférica 1020 com tendência a descer!

O vento muito fraquinho 5kmh vindo do sul!

Vamos aguardar!

Nevou em Bragança?

Não.
Vou tentar esta tarde ir à Serra da Nogueira tentar fazer umas fotos...isto se nevar lá!

E eis que o nevoeiro se levanta na Gralheira (1100m), sendo já visível alguma neve. :D

semttulo4xo.jpg

para já a previsão do gfs de precipitação não parece estar correcta o pós frontal ainda vai demorar algumas horas até chegar ao interior o coamps neste momento é o único modelo que prêve uma boa quantidade de precipitação até à meia noite já com o ar frio bem por cima de todo o norte e centro
coamps-1-24.png

coamps-2-24.png

para já a previsão do gfs de precipitação não parece estar correcta o pós frontal ainda vai demorar algumas horas até chegar ao interior o coamps neste momento é o único modelo que prêve uma boa quantidade de precipitação até à meia noite já com o ar frio bem por cima de todo o norte e centro
coamps-1-24.png

coamps-2-24.png

Estava precisamente a ver isso e o Hirlam também coloca precipitação e penso que o ECMWF também deve colocar dai o IM colocar neve para Viseu até as 24h de hoje e não retirar as cotas na sua descritiva. Vamos acreditar que sim ;)

Não consigo ter acesso à webpage da gralheira há meses.. como consegues?
A página tem estado operacional. E ultimamente até com duas webcams. Ontem é que houve um problema com o servidor e a página ficou em baixo. Nos próximos dias espera-se que o problema seja resolvido.

Entretanto, sempre que se justificar, vou tentar publicar algumas imagens a partir da ligação directa a uma webcam de lá.

É o que lá diz :unsure:

O que lá diz é isto:

seix.png

O painel fica a uma cota superior ao Sabugueiro, portanto a rondar os 1100m de altitude e não os 500-600m de Seia.

Na Torre, pela webcam, vê-se tudo branco, mas pessoas com pessoas a fazer ski, pelo que as condições de momento não devem estar muito agrestes.

28267703.png