Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2025

9.6°C, 64%hr.
Máxima de 12.7°C.

Cotelo já nos -1.1°C, que tareia leva aquele vale.
Por acaso nunca fui lá no inverno. Aqueles lagos que se formam na veiga do Balsemão devem estar com uma boa espessura de gelo.
Em Várzea a piscina está congelada.

0,7C de momento
Tmin -4,3C
Tmax 9,6C

Das últimas duas vezes que fui lá, estavam bem congelados, e numa delas até o Balsemão tinha uma fina camada de gelo de uma ponta à outra. Mas agora deve estar mais agressivo, pois têm sido mínimas muito baixas e consecutivamente, e apenas 6.5 a 7 horas de temperaturas positivas por dia em média.
minimas.jpg

Agora segue nos -8.3ºC e já com mais de quatro horas de terreno negativo, Alhais e Bustelo ligeiramente abaixo de -4ºC.

6.1ºC aqui por casa, mas já -1.6ºC em Couto de Cima, mais uma noite a começar bem fria, a chegada da nebulosidade deve amenizar as últimas horas da mesma.

Última edição:
Por Cepões entrámos agora nos 3.°C.
Vai ser uma noite fria mas nada de espectacular.
Já comecei a ficar habituado a estas temperaturas
No outro dia, até a minha mulher disse, quando se levantou, que não estava muito frio (estavam 3.°C). Já percebeu que quando vê 0, 1 quando se levanta está frio, se estiver 3 ou mais já não é nada de especial, quando sair de casa já não vai estar gélido:cold::lmao::lmao:

Mínima de 1.3ºC, boa camada de geada.
Subiu rápido na última hora, céu a ficar nublado por nuvens altas, 3.6ºC e 90%hr por agora.
-4.5ºC em Couto de Cima, hoje foi a mais baixa das estações amadoras do distrito de Viseu, não só do concelho.

Mínima de -10.1ºC às 2h no Cotelo, às 5h já estava em -0.7ºC.
-8.2ºC em Alhais e -7ºC no Bustelo.

Última edição:
A CIM de Oliveira de Frades tem 31,4 mm até às 20:00.
Estará a registar bem?

Ver anexo 18145
Sim, acredito qur sim.
A estação está a oeste da zona industrial da vila, a uma altitude muito significativa, acima dos 550m, e bem aberta às massas de Oeste, está localizada ali no último "o" de porto ferreiro, tem muitos mais paralelismos com Manhouce(a 555m e com 27mm no mapa) do que com Souto de Lafões(280m e 18mm) que está numa zona de vale, com boas encostas que fazem "sombra" a Oeste.

Mensalmente seguia com um acumulado ligeiramente abaixo de Manhouce, antes das chuvas de ontem, ainda não actualizei as tabelas com os valores de ontem.

Última edição: