Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2025

Aqui ao lado, em Santar, segundo publicação do Mete Trás os Montes estiveram -7,1ºC. É um bocado estranho, já que Santar é mesmo ao lado de Casal Sancho e mesmo junto à ribeira o carro só chegou aos -3ºC. Só se for nas Fontanheiras (que também pertence a Santar), mesmo ao lado do Dão, que aí sim costuma ter temperaturas destas.
Claro que o meu sensor e o meu corpo podem estar completamente errados.

Muda-te para uma aldeia do concelho :cool:
A estação do ipma da cidade é a que fica junto à escola agrária/Feira certo?
É porque nessa zona já não é tão prejudicada pelo efeito cidade como a tua estação. Mesmo assim a diferença é brutal.
Estou um pouco desiludido com a temperatura por aqui. Talvez o meu sensor também não esteja na melhor posição...
Ver anexo 17956
Esta é uma janela falsa (do alpendre) por isso não é muito contaminada pelo efeito do aquecimento da casa. E está na vertente Norte. Ainda assim...
Eu meto o meu sensor deitado sobre um dos lados (como está na foto mas virado a 90°), porque da parte de baixo tem orifícios que assim ficam desimpedidos e podem dar uma leitura mais real.

Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk

Boa tarde.

Uma pergunta: esses sensores estão normalmente a que altura do solo?
Para termos uma comparação, ou pelo menos uma acepção mais aproximada da realidade, os sensores deverão ser colocados a uma altura de 1,5 metros.

Obviamente que se colocarmos o sensor próximo da chão teremos mínimas mais baixas.
Penso que várias EMAS, senão todas, tem um sensor para medir a temperatura a 5 cm do chão. Quanto aos dados apenas estão aqui relativo à média, nada nos diz sobre extremos: https://www.ipma.pt/pt/agrometeorologia/mapas/diario/index.jsp?page=dts5_co.xml

Mais um dia desértico, mas bastante agradável. Valores de humidade baixos e uma grande amplitude térmica.

Por agora céu limpo, ausência de vento e ainda 10,6ºC. Começa agora a descida.

Extremos de hoje: -5,9ºC / 12,2ºC

E que dizer desta previsão para domingo no Reino de Bragança?
Bragança.webp

Nos últimos meses tenho ainda mais atenção com o que se passa em Bragança, o meu filho mais velho assentou arraiais junto do pólo universitário onde estuda.
E claro, tem sofrido (ligeiramente) as agruras do frio brigantino, mesmo habituado ao frio "húmido" cá da terra...
Com a pausa académica vai perder esta oportunidade, mas outras haverão para ver bragança de manto branco.

A quantidade de precipitação poderá não ser expressiva, o frio parece por ora garantido.

Boa tarde.

Uma pergunta: esses sensores estão normalmente a que altura do solo?
Eu deixo a 1.5 metros do solo se este não tiver vegetação rasteira, normalmente até o meto a 1.7m, pendurado num ramo da árvore mais despida que encontrar numa boa clareira(e que me pareça inóspita, afastada da estrada), os loggers têm um buraquinho onde se pode passar um pano e dar um nó no tronco e no buraquinho em simultâneo.
Também os tenho em sítios em que a temperatura e condições dos mesmos se prolonga por umas boas centenas de metros, são as 3 várzeas bem abertas, não quero que representem uma área minúscula de terreno.

A noite segue um pouco mais amena que a de ontem, 6°C, 71%hr.
O dia ainda aqueceu bem. Máxima de 14.8°C, mínima de 0.7°C
Couto de Cima já vai a cair bem, nos -1.8°C.

Os meus loggers remotos, agora com mais um e com outra facilidade na visualização.
1000020330.webp

A localização dos mesmos, Cotelo, Bustelo, Alhais de noroeste para sudeste
1000020331.webp

Última edição:
Em Castelo Branco que não é muito suscetível a inversões térmicas, a temperatura desceu 2 graus entre as 07H00 e as 09H00. Como explicar?

Talvez uma mudança da direção do vento, arraste ar ainda mais frio. Mas o vento terá de ser muito fraco mesmo, caso contrário vai misturar as camadas de ar superior mais quentes com a superfície.

A minha hipótese para estes casos é que algures nas redondezas, exista alguma bolsa de ar ainda mais fria, que se tenha deslocado para o local.

PS: Por curiosidade quanto custa um data logger para fazer medições de temperatura e enviar SMS ou email ou publicar numa página os dados coletados? Terá de ter também um cartão, para poder enviar dados.
Eu comprei estes, são caros, comprei em ligeira promoção, agora estão a 93 euros, isto é só para malucos mesmo.
Elitech 4G Reusable Real-time Temperature Humidity Data Logger Light/Shock/Location, Built-in SIM Card, Shadow Data, Airplane Mode, Cloud Storage, SMS/Email/APP/Web Alarm,100000 Points, Loget260-TH https://a.co/d/9tl0gto
Não sei se dá para partilhar publicamente, mas consigo dar os meus dados em directo a pessoas específicas(e a quantas eu queira), pela app da elitech.

Última edição:
4.9ºC, 74%hr, mínima de 1.9ºC por volta das 2h.
-4.2ºC em Couto de Cima, -5.4ºC em Britiande.

No Cotelo, 5° mínima abaixo dos -10ºC(que correspondem a quatro noites pois numa delas foram atingidos os -10°C antes da 0h) e 13º mínima abaixo dos -7ºC, neste Outono/Inverno.
Temperatura às 0h
1000020409.webp

Mínima registada às 04h30
1000020416.webp

Média de -9.2°C entre as 20 e as 9h
1000020427.webp

Bustelo bem menos frio hoje, -8.3ºC, Alhais -7.4ºC.

Última edição:
Bom dia,
A baixa humidade e o vento, que embora fraco, foi constante toda a noite, impediram a descida da temperatura.
Por aqui a mínima foi de -0,2ºC. Mesmo assim, nos Forcalhos ainda desceu aos -5,4ºC.
O ar frio pela nossa região ficou nos vales mais resguardados.