De que quadrante estava o vento?Foi um aumento momentâneo ou duradouro?
Rodou de S para W/NW, foi duradouro, mas ficou mais fraco com o passar da tarde.
Cada vez mais nublado, por cumulus e altocumulus a Norte e Noroeste.
De que quadrante estava o vento?Foi um aumento momentâneo ou duradouro?
Vou dar a explicação que acho mais plausível...
Certamente quando tinhas o céu encoberto a temperatura estaria relativamente baixa, na ordem dos 20ºC. Com o inicio da radiação solar, provocou uma rápida variação térmica...o que alterou bruscamente o estado cinético das partículas, provocando vento...
Ah, ok. Eu sempre pensei nisso, com base nos meus básicos conhecimentos da física atómica, que tenho deste 8º ano, mas achei que haveria uma explicação meteorologicamente mais plausível.
Não é preciso física atómica, a explicação é simples.
Durante o Verão nos dias quentes, secos e de céu limpo, forma-se no interior da península uma depressão térmica. O sol aquece o solo e atmosfera junto deste começa a aquecer, o ar torna-se menos denso e começa a subir criando um défice junto da superfície, gerando baixas pressões. E sempre que há um défice na atmosfera alguma coisa tem que o preencher, o ar das redondezas tem que começar a fluir para essa região. Durante a noite o sol deixa de aquecer o solo e restabelece-se o equilíbrio, para no dia seguinte tudo recomeçar novamente. Isto acontece no dia a dia sempre, mas no Verão como o sol é intenso o calor é muito forma-se uma depressão bem marcada.
Obviamente não é todos os dias que tens vento moderado ou forte no interior nas tardes de Verão (no litoral é quase sempre porque a terra aquece muito mais que a água e forma-se a brisa por esta mesma razão), a própria posição da depressão térmica que não é estática, vai variando, porque tudo depende também da restante sinóptica geral, da posição dos diversos centros de altas (anticiclone por ex) e baixas pressões a nível sinóptico e de como todas as forças interagem entre si.
Esta animação ajuda a perceber melhor o que se passou ao longo do dia de hoje e se repete quase ao longo de todos os dias do verão com maiores ou menores diferenças. Observa com atenção a formação da depressão térmica, o comportamento do vento na tua região de Viseu, quer a intensidade, quer a direcção, e também as horas a que tudo se desenrola: