Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2010

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Vou dar a explicação que acho mais plausível...

Certamente quando tinhas o céu encoberto a temperatura estaria relativamente baixa, na ordem dos 20ºC. Com o inicio da radiação solar, provocou uma rápida variação térmica...o que alterou bruscamente o estado cinético das partículas, provocando vento...

Vou dar a explicação que acho mais plausível...

Certamente quando tinhas o céu encoberto a temperatura estaria relativamente baixa, na ordem dos 20ºC. Com o inicio da radiação solar, provocou uma rápida variação térmica...o que alterou bruscamente o estado cinético das partículas, provocando vento...

Ah, ok. Eu sempre pensei nisso, com base nos meus básicos conhecimentos da física atómica, que tenho deste 8º ano, mas achei que haveria uma explicação meteorologicamente mais plausível.

-------------------------------------------
Céu na sua grande maioria muito nublado por stratocumulus e altocumulus, vento fraco de SW.

Actuais 20.7ºC e 66%HR.

Por aqui também aumentou a intensidade do vento desde o início da tarde... os extremos de temperatura foram: 15,0ºC -> 30,5ºC

Neste momento já está bem agradável lá fora! (21,5ºC)

Ah, ok. Eu sempre pensei nisso, com base nos meus básicos conhecimentos da física atómica, que tenho deste 8º ano, mas achei que haveria uma explicação meteorologicamente mais plausível.

Não é preciso física atómica, a explicação é simples.

Durante o Verão nos dias quentes, secos e de céu limpo, forma-se no interior da península uma depressão térmica. O sol aquece o solo e atmosfera junto deste começa a aquecer, o ar torna-se menos denso e começa a subir criando um défice junto da superfície, gerando baixas pressões. E sempre que há um défice na atmosfera alguma coisa tem que o preencher, o ar das redondezas tem que começar a fluir para essa região. Durante a noite o sol deixa de aquecer o solo e restabelece-se o equilíbrio, para no dia seguinte tudo recomeçar novamente. Isto acontece no dia a dia sempre, mas no Verão como o sol é intenso o calor é muito forma-se uma depressão bem marcada.

Obviamente não é todos os dias que tens vento moderado ou forte no interior nas tardes de Verão (no litoral é quase sempre porque a terra aquece muito mais que a água e forma-se a brisa por esta mesma razão), a própria posição da depressão térmica que não é estática, vai variando, porque tudo depende também da restante sinóptica geral, da posição dos diversos centros de altas (anticiclone por ex) e baixas pressões a nível sinóptico e de como todas as forças interagem entre si.

Esta animação ajuda a perceber melhor o que se passou ao longo do dia de hoje e se repete quase ao longo de todos os dias do verão com maiores ou menores diferenças. Observa com atenção a formação da depressão térmica, o comportamento do vento na tua região de Viseu, quer a intensidade, quer a direcção, e também as horas a que tudo se desenrola:

31331026.gif

entao e por isso que ha quase todos os dias o ventinho chato que habitualmente apareçe nestas redondezas... nunca pensei nisso... mais um conhecimento intressante aqui trasmitido:thumbsup:

ja morei no caçem e la nas tardes de verao pouco se notava o calor, pois la vinha a ventania chata e fresca da serra de sintra, que ate se formava uma barra de nuvens, depois por volta das 19h la vinha a neblina...
credo como era fatela:lol:

actualmente o ceu esta com algumas nuvens, sem vento e com 19.8ºC

Não é preciso física atómica, a explicação é simples.

Durante o Verão nos dias quentes, secos e de céu limpo, forma-se no interior da península uma depressão térmica. O sol aquece o solo e atmosfera junto deste começa a aquecer, o ar torna-se menos denso e começa a subir criando um défice junto da superfície, gerando baixas pressões. E sempre que há um défice na atmosfera alguma coisa tem que o preencher, o ar das redondezas tem que começar a fluir para essa região. Durante a noite o sol deixa de aquecer o solo e restabelece-se o equilíbrio, para no dia seguinte tudo recomeçar novamente. Isto acontece no dia a dia sempre, mas no Verão como o sol é intenso o calor é muito forma-se uma depressão bem marcada.

Obviamente não é todos os dias que tens vento moderado ou forte no interior nas tardes de Verão (no litoral é quase sempre porque a terra aquece muito mais que a água e forma-se a brisa por esta mesma razão), a própria posição da depressão térmica que não é estática, vai variando, porque tudo depende também da restante sinóptica geral, da posição dos diversos centros de altas (anticiclone por ex) e baixas pressões a nível sinóptico e de como todas as forças interagem entre si.

Esta animação ajuda a perceber melhor o que se passou ao longo do dia de hoje e se repete quase ao longo de todos os dias do verão com maiores ou menores diferenças. Observa com atenção a formação da depressão térmica, o comportamento do vento na tua região de Viseu, quer a intensidade, quer a direcção, e também as horas a que tudo se desenrola:

31331026.gif

Ok, obrigado Vince, aí estava a explicação meteorologicamente mais correcta.;)

------------------------------
Depois de uma manhã fresca e de alguns chuviscos sem acumulação, o início de tarde mostra-se marcado por muitas nuvens(cumulus e stratocumulus, assim como algumas nuvens altas mais a Norte) e vento fraco a moderado.

boa noite

por aqui o dia foi de muito nublado, tornando-se pouco nublado ao longo do dia.
o vento sopra fraco com rajadas moderdas desde o inicio da tarde...
a minima foi de 19.2ºC e a maxima de 25.7ºC

actualmente o ceu esta nublado, o vento fraco a moderado continua e está imenso fumo, nao sei onde é o icendio mas anda perto, pois parece nevoeiro... actualmente estou com 20.5ºc

Tarde com muitas nuvens altas, em especial a Sul e Este.

Actuais 17.4ºC e 61%HR.

Mínima de 16.6ºC.

noite calma, alguma brisa fresca e ceu muito nublado
por nuvens altas e com uma actual de 18.4ºC