Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Primeira mínima de Julho abaixo dos dez graus, 9.4ºC agora, vai sendo a mínima, 97%hr, céu limpo.

Top3 mínimas mais baixas no distrito de Viseu:
Várzea da Serra, Tarouca: 4.9ºC
Paredes Velhas, Vouzela: 5.2ºC
Couto de Cima, Viseu: 5.6ºC

Última edição:
Mínima de 3.3ºC em Várzea de Calde, tendo a mais alta da primeira semana de Julho sido de 10.6ºC, média de 8.5ºC.
Não calibrei bem os parâmetros afinal, continuavam de meia em meia hora, talvez tenha descido mais uma a três décimas.
E ainda menos um grau se calhar perto da ponte a caminho de Bertelhe. Agora com os datalogger hei-de chegar ao pormenor de saber o ponto mais frio do vale, cada vez mais penso que os negativos não são algo assim tão invulgar por ali mesmo em Julho/Agosto.
vcalde.jpg

Procurei temperaturas mais baixas também na Galiza e Castilla y Leon, para além de Portugal e penso que apenas Puerto de San Isidro, Léon, teve uma mínima mais baixa(2.7ºC) a 1510m de altitude, isto na rede aemet. No wunderground Calvos de Randin muito próximo de Tourém, Montalegre desceu aos 3.6ºC. Claro que haverá zonas em que um datalogger revelaria temperaturas ainda mais baixas... No distrito de Viseu, não me espanta que tenha ido ao 1 a 2ºC no vale de Cotelo, na Serra de Montemuro.

Mínima de 5.8ºC em Rio de Mel, na zona da foto abaixo, estava à espera de algo mais baixo, mas não me surpreende totalmente, há uma série de factores que têm de estar muito bem afinados para a inversão ser perfeita.
1000014004.jpg

Última edição:
Noite ligeiramente menos fria, na rede wunderground do distrito apenas Couto de Cima e Paredes Velhas caíram abaixo dos 7°C.
Mínima de 10.3°C na minha estação, sigo com 17°C.

Meti dois datalogger quase colados a 2 ribeiros da minha freguesia, Rio de Loba, a amarelo na imagem. A roxo as mínimas de estações wunderground.
wunder.jpg

Um deles desceu muito, até aos 6.7ºC.

rio-loba.jpg

Última edição:
Ainda previam 5 a 10mm para cá, mas não se se cá chega algo.
Nem ao Caramulo/Lafões/Arada chegou.
Entretanto é mais um dia sem grande calor pelo menos, sempre positivo, 19.7°C por agora.
Um campo ainda bem verdinho aqui nas redondezas
1000014078.jpg

16.6°C, 82%hr, céu limpo.
Mínima de 13.4°C.

Vê-se o nevoeiro para Sudoeste, não muito distante, Tondela por exemplo está sob o efeito do mesmo.
13.1°C, 100%hr por lá.

Apesar de o Verão parecer estar a ser ameno, apenas com a máxima de hoje, Viseu c.c. passou finalmente a estar abaixo do valor médio mensal de 81-10, em termos de Tmax.

27.3ºC(-0.3ºC)/20.2ºC(-0.9ºC)/13.7ºC(-0.8ºC)/ 0.9mm(4.6%)

Máxima de 25.7ºC em Viseu c.c. hoje, 26ºC na minha estação.