Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
No Correio da Manhã falam em mini-tornado...

O vento forte que se fez sentir hoje de madrugada no concelho de Vouzela, distrito de Viseu, arrancou telhados em várias habitações, derrubou árvores e fios da linha de telecomunicações e eléctrica, e causou muito pânico às populações. Não se registaram feridos.

As aldeias de Santa Comba e Mogueirães foram as mais afectadas com os populares a referirem que se tratou de um mini-tornado com ventos superiores a 120 quilómetros por hora. "Nunca tinha visto nada assim. Parecia o diabo que andava aqui à solta", refere Maria Rodrigues, residente em Santa Comba.
Uma família de quatro elementos, mãe e três filhos, ficou sem casa e foi alojada em casa de familiares.
Elementos da protecção civil municipal e bombeiros estiveram no terreno para retirar as árvores caídas das estrada e dar apoio às populações.

http://www.correiomanha.pt/noticia....ntid=A2F68830-88E2-4481-9A20-D6A0DF903014&h=6

Vou tentar saber mais alguma coisa, vou ao local esta tarde eu não sabia, pois eu estava em ovar em serviço

Atenção: passo a citar:

"As aldeias de Santa Comba e Mogueirães foram as mais afectadas com os populares a referirem que se tratou de um mini-tornado com ventos superiores a 120 quilómetros por hora."

Um mini-tornado com ventos superiores a 120 km/h. Interessante... :intrigante:

Meus amigos, venho por este meio anunciar que, segundo os jornalistas do Correio da Manhã vieram revolucionar a estaca Fujita:

Mini-tornado: Ventos superiores a 120 km/h

Portanto, um F1 só deve de ser considerado a partir dos 200, mais ou menos... :lmao:

E estamos também prestes a chegar à Nova Era, a Era do mini-temporal, mini-trovoada, mini-aguaceiro, etc etc...

Agora falando a sério não sei como é que conseguiram referir tal barbaridade... :disgust:

A escala Fujitsa também tem o F0...
Pode haver tornados fracos com ventos inferiores a 100km/h.

A questão não é essa. O que se passa é que as populações e respectivos relatos hoje em dia falam logo em Tornado, ou a variante do "mini", ou no ciclone e tufão, e pode ser apenas um vendaval de outra origem. Ainda no último evento sucedeu isso na Maia, falaram de Tornado e pelo que consegui ver penso que não se tenha tratado de um tornado.

Esta situação de Vouzela também não sabemos. Até pode ter sido mesmo um Tornado, os relatos são um pouco estranhos para um simples vendaval e julgo que a frente não era muito agressiva no interior pelo que algo de anormal pode ter-se passado.

A única coisa que sei é que muito dificilmente as populações que relatam estas ocorrências à comunicação social sabem identificar o tipo de estragos e a distribuição dos mesmos de modo a atribuir as causas a um Tornado. Muito menos sabem avaliar a velocidade do vento e fico logo desconfiado com tantas certezas nos relatos.

Aguardemos por mais dados pois só alguém com conhecimento mínimo sabe avaliar essas coisas, de preferência localmente, ou que surjam fotografias que sejam esclarecedoras.

Concordo contigo Vince, só quando houver avaliações no local é que temos confirmação de algo.

Mas mesmo assim, este é um evento que anda a repetir-se cada vez mais...

Posso confirmar que foi apenas umas rajadas mais fortes os estragos foram telhas levantadas e arvores partidas. agora posso confirmar que não foi um mini tornado devido aos estragos estarem separados uns bons metros entre eles isto é não tem um seguimento tipo do ponto A ao ponto B. E já agora entre Santa Comba e Mogueirães vão uns bons Kms logo não era mini tornado mais dois, também é perciso ter atenção a altitude da zona que ronda os 700 a 800 metros. Ficam aqui algumas fotos não são da melhor qualidade mas é o que há.
dsc00194z.jpg
[/URL][/IMG]
dsc00196k.jpg
[/URL][/IMG]

Concordo contigo Vince, só quando houver avaliações no local é que temos confirmação de algo.

Mas mesmo assim, este é um evento que anda a repetir-se cada vez mais...
O que está a aumentar são os relatos, não o fenómeno. Actualmente um tornado ou outro fenómeno intenso é facilmente coberto ou pela comunicação social ou por aficionados de meteo que divulgam na net por exemplo.

Posso confirmar que foi apenas umas rajadas mais fortes os estragos foram telhas levantadas e arvores partidas. agora posso confirmar que não foi um mini tornado devido aos estragos estarem separados uns bons metros entre eles isto é não tem um seguimento tipo do ponto A ao ponto B. E já agora entre Santa Comba e Mogueirães vão uns bons Kms logo não era mini tornado mais dois, também é perciso ter atenção a altitude da zona que ronda os 700 a 800 metros. Ficam aqui algumas fotos não são da melhor qualidade mas é o que há.

Não há "mini-tornados", há tornados de menor ou maior intensidade.
Pelo relato que indicas é provavel que tenha sido um outro fenómeno, talvez um microburst, rajada de vento intensa muito localizada.

Obrigado pelas fotos Weatherman e precioso testemunho :thumbsup:
Tornado parece estar posto de parte, até pelas notícias mais detalhadas que já apareceram e falam de vento ao longo de várias horas e não de um evento momentâneo.

Vento destrói telhados e desaloja casal

por AMADEU ARAÚJO, Viseu

Na madrugada de sábado, rajadas fortes arrancaram telhados, derrubaram árvores e várias linhas de electricidade e de telefone. Norte e centro estão em alerta amarelo devido ao mau tempo.

Telhados arrancados, árvores derrubadas, várias linhas de electricidade e telefone caídas e muito pânico. Durante mais de três horas, o vento forte deixou um rasto de prejuízos em duas aldeias do concelho de Vouzela e nem uma capela escapou à intempérie. Um casal de idosos ficou desalojado na sequência do mau tempo da madrugada de sábado.

O vento forte "começou a soprar ao fim da noite de sexta-feira, mas com a madrugada aumentou de intensidade", disse ao DN o comandante dos Bombeiros de Vouzela. Joaquim Tavares adiantou que "houve danos em várias dezenas de habitações das aldeias de Santa Comba e Mogarães, na freguesia de Cambra". Em Santa Comba, "um casal de idosos teve de ser retirado de casa, que foi atingida por uma árvore e ficou sem telhado". O casal, com 82 anos, "foi levado para casa de familiares, onde passou a noite", concluiu o comandante.

"Foi uma tempestade brava que deixou as casas todas destelhadas", contou ao DN Luís Almeida, que reside em Santa Comba. "Só se ouvia o vento a soprar e nós tivemos de nos abrigar. Quando amainou e viemos à rua estavam muitas casas sem telhado e árvores arrancadas", precisou o morador. Luísa Esteves contou que a sua casa, em Mogarães, "foi atingida por uma árvore. Só conseguimos sair depois de os bombeiros cortarem os ramos. Foram horas de grande aflição e em que o vento soprou com grande violência", adiantou a mulher. Nas duas aldeias, as populações "viveram momentos de pânico porque o vento soprou com rajadas superiores a 100 km/h", contou o vice-presidente da Câmara de Vouzela. Em Santa Comba "uma árvore de grande porte caiu sobre o telhado da capela e provocou elevados estragos materiais", afirmou Rui Ladeira.

No total houve estragos "em três dezenas de casas, muitas das quais ficaram sem telhado", adiantou o autarca. Durante todo o dia de ontem bombeiros, populares e serviços da autarquia afadigaram-se em pequenos arranjos e consertos para "minorar o agravamento do estado do tempo", lembrou o vice-presidente (ver caixa). Várias estradas tiveram também de ser desobstruídas.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1421267&seccao=Centro

As localidades ficam na encosta do Caramulo ?

Posso confirmar que foi apenas umas rajadas mais fortes os estragos foram telhas levantadas e arvores partidas. agora posso confirmar que não foi um mini tornado devido aos estragos estarem separados uns bons metros entre eles isto é não tem um seguimento tipo do ponto A ao ponto B. E já agora entre Santa Comba e Mogueirães vão uns bons Kms logo não era mini tornado mais dois, também é perciso ter atenção a altitude da zona que ronda os 700 a 800 metros. Ficam aqui algumas fotos não são da melhor qualidade mas é o que há.]

Deixo aqui a minha opinião: pode ter sido um tornado mas com multi-vórtices (penso que é assim que se escreve).

Esse tipo de tornados são constituídos por (agora sim o termo correcto aplicado) mini-tornados que podem arrasar uma casa e deixar "intacta" a casa ao lado (lembro-me bastante bem de ouvir isto em vários documentários).

Mas será precisa a confirmação por parte de entidades que ainda se vão deslocar ao local, é claro.

Vejam a partir do minuto 1:00 (claro que não se compara nada, não é... :p o vídeo é apenas para mero exemplo dos multi-vórtices. ;))

Editado por um moderador: