Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Obrigado pelas fotos Weatherman. Sabes mais ou menos a que horas isso aconteceu ? As localidades ficam na encosta do Caramulo ?

Sim fica na encosta noroeste da Serra do Caramulo. As horas não sei vou tentar saber junto dos bombeiros

Não vi nada de especial nas fotos e pelo testemunho do Weatherman não parece ter havido algo como um corredor ou assim. Porque dizes isso ?

Porque, pelo que tenho visto nos documentários, este tipo de tornados que eu disse não deixam bem um corredor, mas sim um rasto de destruição "estranho". Por exemplo se um tornado destes atingisse uma aldeia não quer dizer que todas as casas ficassem destruídas, ou seja, os multi-vórtices ou tornados-satélite (mini-tornados que giram em volta do principal) podiam destruir "a minha casa" e deixar inteira "a tua, mesmo ao lado da minha".

Não significa que tivesse que deixar um rasto de destruição, estou a apenas a dizer que este tipo de tornados que referi podem fintar as casas e não atingi-las por completo, atingindo depois em cheio outras casas mais à frente.

Isto é o que eu conclui baseado na descrição do weatherman, que referiu isto:

"...devido aos estragos estarem separados uns bons metros entre eles isto é não tem um seguimento tipo do ponto A ao ponto B. E já agora entre Santa Comba e Mogueirães vão uns bons Kms logo não era mini tornado mais dois"

Neste caso poderia ser um tornado normal com vários tornados-satélite. :)

boas
por estes lados ontem 14-11-2009 (S. C. Dao)
o dia veio com ceu limpo depois de uma noite onde choveu torrencialmente durante um bom bocado, ecompanhado com vento. o ceu manteve-se limpo ate por volta do meio dia...
de tarde o ceu foi tornando-se gradualmente encoberto.
só começou a chover por volta das 21h...

a MIN 10.4ºC
MAX: 18.4ºC
total precipitação de ontem: 10.5 mm

(S. C. Dao)
hoge o dia veio com ceu encoberto, mas sem chuva, e vento fraco a moderado...
desde de manha so tem caido algumas pingas, ainda nao choveu, intensamente hoge...
vamos ver o que nos reserva a tarde...

actual: 15.9ºC
vento : moderado de S
HR: 84%
press: 1009 hPa