Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2010

Aguaceiros fracos e vento forte, com 14 graus na zona baixa da Covilhã. Tem sido um dia em grande para o arco-íris.

Pelo menos na Torre tem nevado, e tenho notícias que ter nevado um pouco em Penedono, nas primeiras horas de precipitação.

Aqui vento forte, apesar de o anemómetro só ter medido 24.5km/h, devido ao arboredo em volta, mas passou de certeza dos 50km/h.

Actuais 12.4ºC e 92%HR.

Aqui a precipitação fica toda nos sistemas montanhosos em redor, nada vem para aqui. Muitas abertas.
O vento continua a ser o rei, sopra com alguma intensidade!
14.9ºC
998hpa

Pressão nos 998hPa em queda e precipitação modesta e muito aquém das minhas expectativas de 3.5mm.

Alguém me sabe dizer que tem nevado na Serra da Estrela e mais ou menos em que cotas?
Estão 3ºC na Torre, segundo a estação das estradas de Portugal.
Quanto muito cairá água neve por lá.
A cota de neve na serra, a esta hora prevista na run das 6h do GFS, andará em torno dos 2500m. E só deverá descer abaixo dos 2000m durante a próxima madrugada.

Nas Penhas Douradas, 1380m, 6,7ºC, muita chuva (10mm na última hora), vento forte a muito forte e nevoeiro.

Pelo menos na Torre tem nevado, e tenho notícias que ter nevado um pouco em Penedono, nas primeiras horas de precipitação.

Nevou em Penedono?

Pedro... Independentemente da temperatura e da precipitação, a cota de neve ás primeiras horas do dia estava muitíssimo acima da cota de Penedono, pelo que era muito difícil estar a nevar, para não dizer impossível.

No entanto, e como é comum existirem dúvidas recorrentes quando surgem os primeiros episódios de neve em Portugal, aproveito para deixar o link de um tópico que podem sempre consultar neste tipo de situações:

http://www.meteopt.com/forum/aprend...e-sleet-graupel-granizo-saraiva-etc-4092.html

:thumbsup:

Estão 3ºC na Torre, segundo a estação das estradas de Portugal.
Quanto muito cairá água neve por lá.
A cota de neve na serra, a esta hora prevista na run das 6h do GFS, andará em torno dos 2500m. E só deverá descer abaixo dos 2000m durante a próxima madrugada.

Nas Penhas Douradas, 1380m, 6,7ºC, muita chuva (10mm na última hora), vento forte a muito forte e nevoeiro.

Nevou em Penedono?

Foi o que ouvi dizer, mas quem me disse tem a mania de chamar neve ao granizo e agua-neve... Não sei...

Céu nublado, sem chuva e vento na casa dos 20km/H, mudei o anemómetro para um local acho mais favorável. Quando me lembrar de um melhor...

Actuais 11.9ºC e 86%HR.

Muito vento e uma sensação térmica bastante baixa por cá, a temperatura actual é de 8,1ºC em descida e chove de forma fraca-moderada. A precipitação até ao momento foi de 4,2 mm.

Mínima de 4,9ºC e máxima de 11,4ºC

Mais vento do que chuva (4 mm)

De que sítio reportas Mago? É que a Beira-Alta é o meu local de eleição...

Estava a pensar fazer uma visita até à torre no final de esta semana, mas não quero sair frustado já que parece que estamos a ter pouca neve lá para cima...