no meteotomar
a estação regista -0,3
e só estamos por aqui a +- 100m altitude
Acho que a altitude não está a ter muita influencia nas temperaturas..
Ontem, saí de tomar em direção a casa (Ferreira do zezere) ás 4h da manhã, e no meu carro marcava 0,5ºC em tomar.. Quando cheguei aqui á minha terra o meu carro marcava 4ºC e situa-se a 350m d altitude, Uns 200m a mais que tomar e a apenas 18 km de distancia..
olá mix
na estação do meteotomar a essa hora estavam -1.2º e a estação localiza-se numa zona bem mais baixa do que a cidade
a altitude tem realmente influencia nas temperaturas porem existem sempre mais não sei quantos factores que tb podem influenciar
não costumo ter dados de comparação entre ferreira e tomar(infelizmente) porem devido há altitude de ferreira e não sei se é o caso eu diria que ferreira teria sempre temperaturas mais baixas que tomar devido há diferença de 250m em altitude o que já é algo significativo
ps. quem me dera que tomar estivesse a 350m em altitude
olá mix
na estação do meteotomar a essa hora estavam -1.2º e a estação localiza-se numa zona bem mais baixa do que a cidade
a altitude tem realmente influencia nas temperaturas porem existem sempre mais não sei quantos factores que tb podem influenciar
não costumo ter dados de comparação entre ferreira e tomar(infelizmente) porem devido há altitude de ferreira e não sei se é o caso eu diria que ferreira teria sempre temperaturas mais baixas que tomar devido há diferença de 250m em altitude o que já é algo significativo
ps. quem me dera que tomar estivesse a 350m em altitude
de momento -1,3ºCo meu termometro macta actualmente -1ºC
Em noites de inversão térmica, a altitude é um factor pouco ou nada importante!
As razões prendem-se com a orografia do terreno! Nestes dias, os vales acumulam frio em detrimento das zonas elevadas na proximidade. O ar frio pode ser interpretado como um fluido que vai escoando para as zonas mais baixas. Numa noite propicia à inversão térmica, o ar frio mais denso, mantém-se à superfície e escoa para um vale ou bacia/cova.
Castelo branco é pouco propício a inversoes térmicas, encontra-se numa zona planaltica com falhas a oeste e a este para onde escoa algum ar frio. No caso da covilhã na zona do aerodromo reúne condições propicias para inversão térmica, pois está situado no local mais baixo da covilhã inserido na cova da beira! Permite que no aerodromo a 450m ocorra quase a mesma temperatura do que na parte alta da covilhã a 750m.