A estrada nacional 351, no concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco, está encerrada devido à queda de neve na região. Em Viseu, as escolas mandaram os alunos para casa depois do almoço por precaução. Também na Guarda as aulas foram suspensas.
A neve levou ao encerramento da Estrada Nacional 351, no concelho de Oleiros, entre os quilómetros 19 e 29, na zona da localidade de Isna, segundo disse ao JN fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.
Já no distrito de Guarda, segundo a mesma fonte, os acessos ao maciço central da Serra da Estrela permanecem encerrados desde as 9.30 horas de hoje, segunda-feira. A ligação entre a cidade da Covilhã e a Torre está aberta à circulação automóvel.
Citando as indidações das corporações de bombeiros locais, a fonte do CDOS de Castelo Branco adiantou que os "flocos ligeiros" de neve alternam com a queda de chuva, pelo que, "derretem ao tocar o chão" não causando perturbações maiores, nomeadamente nas cidades da Covilhã e Fundão.
No concelho da Guarda, as aulas foram suspensas em várias escolas devido à queda de neve. Segundo uma nota da autarquia, a decisão foi tomada devido ao registo de "condições meteorológicas adversas (gelo e neve)".
Por motivos de segurança, "algumas ruas da cidade e estradas municipais encontram-se encerradas", adianta a autarquia, que solicita aos habitantes da cidade que "andem, preferencialmente, a pé".
A autarquia também recomenda que as pessoas se mantenham atentas "às informações veiculadas via rádio e internet" e "evitem congestionar as linhas telefónicas dos serviços de protecção civil municipal".
Segundo Eduardo Matas, coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda, a neve começou a cair a meio da manhã "com alguma intensidade mas, por enquanto, a circulação rodoviária ainda se faz com segurança".
Alunos de Viseu enviados mais cedo para casa
A queda de neve levou ao encerramento de escolas do Caramulo (Tondela) e do Norte do distrito de Viseu, mas as estradas mantêm-se transitáveis.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro, "a neve não tem sido muito intensa" e não cortou ou condicionou estradas até à hora de almoço, mas algumas escolas optaram por mandar os alunos para casa, por precaução.
"Temos muitas aldeias espalhadas pela serra e tivemos receio de que houvesse problemas no regresso a casa", justificou à Agência Lusa Luís Costa, director do agrupamento de escolas do Caramulo, que integra a escola básica 2/3 e os jardins de infância e as escolas do primeiro ciclo da vila e de S. João do Monte.
Neste âmbito, os 245 alunos do agrupamento "tiveram aulas até às 12 horas, almoçaram mais cedo" e foram transportados para casa, depois de avisados os pais, explicou.
Procedimento idêntico está a ocorrer no concelho de Tarouca onde, depois do almoço, as crianças serão levadas para casa. O mesmo acontece em Lamego, com a escola básica 2/3.
"Meios estão no terreno" em Vila Real
Durante a manhã a neve começou a pintar de branco alguns dos pontos mais altos do distrito de Vila Real, como a Serra do Marão, Alvão ou Padrela, atingindo ainda a capital de distrito, onde neva com alguma intensidade.
Nos concelhos de Vila Real, Boticas, Mesão Frio e Vila Pouca de Aguiar, os alunos das zonas mais altas estão a ser transportados mais cedo para casa.
No centro distrital de Operações de Socorro de Vila Real "chovem" chamadas de pedidos de informação sobre as condições de circulação nas estradas.
O comandante distrital, Carlos Silva, disse à Lusa que a passagem no Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Alto Espinho, na Serra do Marão, se está a fazer de forma condicionada, circulando-se mas com muitas preocupações. No local estão, segundo referiu, dois limpa neves a proceder a operações de limpeza da via.
A protecção civil aconselha ainda cuidados redobrados nas autoestradas A24 e A7.
O governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves, garantiu que "os meios estão no terreno" e "está tudo a postos" para enfrentar a neve "sem grandes preocupações".
Dois limpa-neve estão no Alto de Espinho, Serra do Marão, para desobstruir o IP4 e garantir a fluidez de trânsito, havendo ainda, segundo o responsável mais veículos do género na zona de Murça (IP4), bem como na A24 (zona de Vila Pouca de Aguiar e Bigorne) e A7 (Ribeira de Pena).
A totalidade dos distritos do norte estão sob aviso amarelo, com Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco a apresentarem condições favoráveis para a ocorrência de vento forte e queda de neve, com excepção de Aveiro.
As previsões do Instituto de Meteorologia continuam a prever queda de neve a partir dos 600 metros até quarta-feira.