Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estou na Serra da Estrela, fiz o caminho Sabugueiro á pouco mais de meia hora atrás, para Seia e está uma ventania medonha, rajadas fortissimas tanto num local como no outro e uma temepratura absolutamente estranha de alta nos dois locais...
Passei perto da Torre as 17.30 e estavam 6 graus, e andei a fazer a Rota das Faias hoje com muito nevoeiro pela manhã e depois o ceu limpou á hora do almoço com 12, 13 graus em Manteigas às 14 horas..

:w00t: isso devia estar lindo! Fotos?...:D :pray:

Muito cuidado amanhã com o vento, aconselho sair da Serra antes das 15h.
Nem por isso, pq até ao meio dia..nao se via nada eheheh.
Lá de cima vê-se cá muito em baixo a vila de Manteigas, e até as 13 horas Manteigas nao existiu...
A entrada para a rota das Faias é um local completamente desabrigado (mais á frente fecha a vegetação) e deve de ser um local muito ventoso sempre, e com nevoeiro a sensação termica era terrível, 10 graus, nevoeiro e muito vento...
Mas sim, vou colocar fotos!! Infelizmente as faias já estao practicamnte despidas e o espectáculo nao foi lá grande coisa, mas ainda assim é bonito...
Agora Seia está com uns incriveis 16 graus, e a ventania é medonha, perfeitamente assustadora...
Fui à rua, e o vento arrancou-me os oculos da cara, e foram parar à estrada e rebolavam, rebolavam e nunca mais paravam...
Está medonho o vento!
P.S. Nao tirei muitas fotos com o nevoeiro, porque estava com o tempo contado e com algum (muito!!!l) desconforto termico...

Anexos

• 20241123_113038.webp
    20241123_113038.webp
    466.4 KB · Visto: 31
  • 20241123_123556.webp
    20241123_123556.webp
    370.7 KB · Visto: 21
  • 20241123_110659.webp
    20241123_110659.webp
    293.8 KB · Visto: 21
  • 20241123_120500.webp
    20241123_120500.webp
    376.2 KB · Visto: 22
  • 20241123_124527.webp
    20241123_124527.webp
    375 KB · Visto: 29
Última edição:
A entrada para a rota das Faias é um local completamente desabrigado (mais á frente fecha a vegetação) e deve de ser um local muito ventoso sempre, e com nevoeiro a sensação termica era terrível, 10 graus, nevoeiro e muito vento...
Bonitas fotos! Gosto especialmente da vista de Manteigas e dos musgos e nevoeiros.
Pois, essa entrada nas Faias é um colo entre a crista do São Lourenço e a crista para as Penhas Douradas, e as encostas foram devastadas no grande incêndio de 2022. Ficou ainda mais desabrigado.
Nessa vista de Manteigas nota-se que ainda há muitas manchas de cores de Outono, mas as Faias foram as primeiras a perder a folhagem.

Nem por isso, pq até ao meio dia..nao se via nada eheheh.
Lá de cima vê-se cá muito em baixo a vila de Manteigas, e até as 13 horas Manteigas nao existiu...
Mas sim, vou colocar fotos!! Infelizmente as faias já estao practicamnte despidas e o espectáculo nao foi lá grande coisa, mas ainda assim é bonito...
Agora Seia está com uns incriveis 16 graus, e a ventania é medonha, perfeitamente assustadora...
Fui à rua, e o vento arrancou-me os oculos da cara, e foram parar à estrada e rebolavam, rebolavam e nunca mais paravam...
Está medonho o vento!
P.S. Nao tirei muitas fotos com o nevoeiro, porque estava com o tempo contado e com algum (muito!!!l) desconforto termico...
As faias já estão despidas, mas os castanheiros ainda estão bem amarelinhos :)

Bonitas fotos! Gosto especialmente da vista de Manteigas e dos musgos e nevoeiros.
Pois, essa entrada nas Faias é um colo entre a crista do São Lourenço e a crista para as Penhas Douradas, e as encostas foram devastadas no grande incêndio de 2022. Ficou ainda mais desabrigado.
Nessa vista de Manteigas nota-se que ainda há muitas manchas de cores de Outono, mas as Faias foram as primeiras a perder a folhagem.
Sim, via-se uma grande mancha, tudo queimado...
Mas ali na entrada, porque depois de se comecar a fazer o caminho , 2 kms dps, " fechava "...
Aqui ve-se o queimado...

Anexos

• 20241123_132250.webp
    20241123_132250.webp
    374.7 KB · Visto: 26
Se estiveres para aí virada, podes criar um tópico novo aqui e partilhá-las com toda a comunidade :)
Sim, claro, nao o vou fazer agora, pq ainda aqui estou mas amanha qd regressar a Lisboa trato do assunto...
E se estiverem interssados em fotos do Pirenéus , da natureza em Outubro, das cores magníficas daquele pedaço da nossa Europa , tb posso partilhar, estive lá há 3 semanas atrás...

Sim, claro, nao o vou fazer agora, pq ainda aqui estou mas amanha qd regressar a Lisboa trato do assunto...
E se estiverem interssados em fotos do Pirenéus , da natureza em Outubro, das cores magníficas daquele pedaço da nossa Europa , tb posso partilhar, estive lá há 3 semanas atrás...
Estamos sempre interessados em ver fotografias bonitas :D

Aqui ve-se o queimado...
Estive exactamente aí no final de Abril do ano passado, portanto cerca de oito meses depois do incêndio. Estavam equipas de jovens voluntários a limpar os ramos e troncos ardidos na encosta junto ao estacionamento da encruzilhada. Os fetos e pequenos arbustos eram o verde por entre os tocos e solo negro.
Posso dizer que ainda é para mim angustiante ver algumas das muitas fotos que então tirei.
Pelo que consigo ver na tua foto ainda não foi iniciado o replantio de espécies adequadas, só os arbustos estão maiores. Confirmas?

_MG_4130.JPG

20230428_IMG_5740c.JPG

Em contraste, nas Faias estava assim:
20230428_IMG_5682c.JPG

A minha estação costuma aquecer bem durantes as lestadas, porém até teve uma mínima razoavelmente baixa de 12.3ºC.
Mas aqueceu bem nos últimos minutos com a intensificação do vento, para os 14.2ºC
463994661_17858017422273089_1500008451054765454_n.webp

Grandes diferenças em poucos quilómetros, 8.1ºC na zona baixa da minha freguesia, uma das mais frias da rede wunderground do país, raro!

Temperaturas às 7h10
temps.webp

22ºC em Pinhanços, Seia (mínima de 18.1ºC)
19ºC em Vouzela (17.4ºC)

Última edição:
E assim amanhece o dia a partir aqui do meu hotel em Seia, nota-se que a coisa vai piorar..
18 graus, as 7.24 sa manha, uma coisa incrivel!
O vento continua fortissimo, toda noite foi assim, sao incriveis a as rajadas, estou num 4 andar e parece que a janela, e os estores se vao partir todos...
Acho que nunca tinha sentido em lugar nenhum vento tao forte e tao constante!
Já entendi que tendo em.conta que vou sair daqui à tarde vou apanhar um temporal medonho pelo caminho, mas dps vou dando conta disso...

Anexos

• 20241124_072256.webp
    20241124_072256.webp
    91.5 KB · Visto: 11
  • 20241124_073012.webp
    20241124_073012.webp
    132.9 KB · Visto: 18
E assim amanhece o dia a partir aqui do meu hotel em Seia, nota-se que a coisa vai piorar..
18 graus, as 7.24 sa manha, uma coisa incrivel!
O vento continua fortissimo, toda noite foi assim, sao incriveis a as rajadas, estou num 4 andar e parece que a janela, e os estores se vao partir todos...
Acho que nunca tinha sentido em lugar nenhum vento tao forte e tao constante!
Já entendi que tendo em.conta que vou sair daqui à tarde vou apanhar um temporal medonho pelo caminho, mas dps vou dando conta disso...
A zona baixa da cidade de Seia e arredores imediatamente a Oeste registam a temperatura mais elevada num raio de 100km em redor da mesma.
Só no litoral a norte do Porto começam a haver temperaturas semelhantes
seia.webp

Última edição: